tecnologia para educação

Next

Abordagem Pedagógica
NEXT


Publicado em 01 de Janeiro de 2019 por UOL EdTech

NEXT é a abordagem pedagógica do UOL EdTech, criada para ajudar aluno e instituição de ensino a darem seu próximo passo na educação digital. Para o aluno, este passo significa aprender e pode ocasionar transformações na sua vida pessoal e sucesso crescente na vida profissional. Para a instituição de ensino (IE), ingressar no mundo da educação digital com a abordagem NEXT é um passo fundamental para ampliar sua oferta de EAD com segurança, garantindo o sucesso do aluno e expandindo a reputação da IE.

Todo aluno do Ensino Superior está dando um passo importante na sua carreira. No entanto, cada um tem uma experiência educacional prévia diversa, o que significa que cada um dá o seu próximo passo a partir de pontos de partida diferentes. Suas expectativas a respeito da própria formação e carreira também variam bastante. Há alunos que se satisfazem com um diploma de Ensino Superior. Há outros que desejam aprender alguns tópicos em mais profundidade e desejam desenvolver algumas habilidades específicas. Alguns alunos têm mais disponibilidade e tempo para os estudos formais e outros têm menos.

É essencial validar os objetivos e expectativas dos alunos para que eles possam dar o seu próximo passo – e quantos outros desejarem.

NEXT está baseada no conhecimento da UOL EdTech sobre as expectativas e o comportamento dos alunos do Ensino Superior e sobre o sistema educacional brasileiro. Também está fundamentada em teorias comprovadas de como ocorre a aprendizagem, especialmente em ambientes digitais.

Pode parecer difícil atender as expectativas de cada aluno, principalmente quando se formam grandes grupos de alunos a distância. No entanto, é exatamente a educação digital, em larga escala ou em ofertas para grupos menores, que viabiliza que os alunos aprendam o que lhes interessa, no seu ritmo, respeitando o nível de profundidade e proficiência que pretendem atingir e interagindo com conteúdos, colegas e professores conforme a sua preferência

Aprender o que lhe interessa, no seu ritmo

Os alunos que optam por cursos EAD valorizam flexibilidade e conveniência acima de tudo. A abordagem NEXT permite ao aluno identificar a relevância dos cursos, disciplinas e atividades e visualiza com clareza os prazos que tem para realizar cada atividade proposta. Isso o ajuda a imprimir o seu próprio ritmo ao seu desenvolvimento pessoal, com autonomia.

Aprofundar-se conforme o grau de proficiência que se pretende atingir

Na abordagem NEXT, o conteúdo é apresentado em diferentes níveis de profundidade e em diferentes formatos. Com algumas orientações sobre o que esperar de cada tipo de conteúdo apresentado ou simplesmente levando em conta as suas preferências, o aluno pode escolher o material que mais lhe interessa, e aprofundar-se buscando cada vez mais conteúdos até ficar satisfeito com a aprendizagem que conquistou.

Interagir com conteúdos,
colegas e professores
conforme a sua preferência.

Com a abordagem NEXT, o aluno sempre pode decidir o tipo de desafio de aprendizagem com o qual pretende se envolver. Ele tem acesso a conteúdos semelhantes em diferentes formatos, e escolhe como prefere estudar. Ele se envolve com propostas de simples obtenção de conhecimento, e com outras que demandam uma postura de aprendizagem mais ativa, criativa e interativa, podendo estudar com colegas, tutores e professores conforme a disponibilidade de todos e preferência de cada um.

Com a abordagem NEXT, todos os alunos avançam, e alguns alunos avançam muito. E a sua instituição cresce com eles.

Fundamentação



A abordagem NEXT está fundamentada em vertentes educacionais que valorizam o fato de que há diferentes níveis de aprendizagem que um aluno pode desenvolver, e que ele tem autonomia e capacidade de escolha ao longo da sua formação:

Taxonomia de Bloom
A taxonomia de Bloom categoriza objetivos de aprendizagem conforme o nível de complexidade cognitiva, socioemocional e psicomotora (Bloom et alii, 1956). É fundamental para a compreensão de que alunos desenvolvem níveis diferentes de habilidades para lidar com a construção do conhecimento – e que elas podem ser promovidas por meio de atividades alinhadas aos objetivos que se pretende atingir.

Diferenciação e personalização da aprendizagem
A diferenciação e a personalização da aprendizagem, muito associadas à educação digital, valorizam o aluno como participante ativo do seu processo de aprendizagem, que pode envolver objetivos, metodologias, atividades cognitivas, de criação e interação variadas, mesmo quando se trabalha com grupos grandes ou pequenos de alunos (Bray e McClaskey, 2013; Silva, 2017 e Pinto, 2007).

Modelo ICAP
O modelo que melhor representa os fundamentos da abordagem NEXT é o de Chi e Wylie (2014), que hierarquizam as formas de aprender: a forma ativa é mais eficaz do que a passiva, em termos de retenção; a construção de novos conhecimentos é mais complexa e ainda mais eficaz do que a aprendizagem ativa, pois envolve a reestruturação de modelos conceituais por parte do aluno; a interação social que envolve a construção de conhecimento de forma colaborativa é a forma de aprendizagem mais eficaz de todas, pois é a única que chega à inovação.

Com a abordagem NEXT, o aluno parte de onde está e chega a onde quiser, não só em termos de aquisição de conhecimento mas também em termos desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Humanizada


Na abordagem NEXT, adotamos tecnologias que aproximam as pessoas, que colocam o propósito dos alunos em destaque, que promovem a conexão entre ideias, que envolvem a construção de conceitos, o diálogo e a aprendizagem efetiva.

“Para tornar realidade a promessa da tecnologia educacional, precisamos enfocar a ´tecnologia com propósito’, aquela que amplia as habilidades dos professores – e não os substitui.”

Jack Lynch, CEO da editora Houghton Miflin Harcourt

BLOOM, B. S.; ENGELHART, M. D.; FURST, E. J.; HILL, W. H.; KRATHWOOL, D. R. Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook I: Cognitive domain. New York: David McKay Company, 1956.

BRAY, Barbara e McCLASKEY, Kathleen. Personalize Learning. Learning and leading with technology, ISTE, 2013. Disponível em: Acessado em: 11/1/2019.

CHI, M.T.H.; WYLIE, R. The ICAP Framework: Linking Cognitive Engagement to Active Learning Outcomes. Educational Psychologist, 49(4), 219–243, 2014.

Da SILVA, Cristina Vieira. A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português. Trabalho apresentado na conferência Pelos Mares da Língua Portuguesa 3, em Aveiro: Universidade de Aveiro, Portugal, 2017. Disponível em: Acessado em: 11/1/2019.

PINTO, J. (2007). Individualização e diferenciação: duas gestualidades para lidar com a diferença. In J. Pinto; J. Lopes; l. Santos & J. Brilha. Diferenciação pedagógica na formação (pp. 53-63). Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional. Disponível em: . Acessado em 11/1/2019.