Blog

4 princípios para melhorar a aprendizagem on-line da equipe

content

O EaD já era uma realidade entre as pessoas que buscavam uma alternativa ao ensino presencial. No meio corporativo, essa modalidade também estava presente, porém caminhava com passos lentos para uma aderência mais efetiva. Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, as empresas tiveram que adotar a aprendizagem on-line de uma forma mais acelerada.

O reflexo disso foi a implementação de inúmeros cursos, treinamentos e outros meios de ensino totalmente virtuais. A modalidade permitiu também que novos métodos de ensino fossem inseridos que ajudassem no desenvolvimento dos colaboradores.

Para você que é responsável pelo desenvolvimento de treinamentos ou outros eventos educativos dentro de uma empresa, vamos apresentar algumas estratégias que vão ajudar a aumentar a atuação de uma equipe na aprendizagem on-line e quais são os princípios básicos desse modelo de ensino.

Quais são os princípios da aprendizagem on-line?

Mesmo que o EaD já existisse no mercado, a atual conjuntura pandêmica não possui precedentes. Esse fator corrobora para uma falta de apoio de práticas pedagógicas. Diante desse cenário, novos recursos foram adotados, como plataformas de vídeo no modelo Zoom e Meet, além de métodos como microlearning e  adaptive learning, entre outros.

Por isso, o hábito de se espelhar em práticas que davam certo na modalidade EaD caiu por terra. Foi necessário desenvolver princípios básicos, que ajudavam na prática eficiente da educação digital. Alguns desses princípios são:

Conhecimento como “obra aberta”

O primeiro princípio em relação à aprendizagem digital é enxergar o conhecimento como uma obra aberta. Mesmo que a internet disponibilize informações sobre quase tudo do mundo, como o site Wikipédia faz, todos nós vivemos imersos na nossa cultura e adquirimos um novo conhecimento a cada instante.

É preciso entender que não somos uma tábula rasa, pois já temos nossos conhecimentos internalizados. Mas é fundamental também estarmos abertos para receber novos conteúdos e assimilar as informações para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Curadoria de conteúdos + sínteses e roteiros de estudo

O segundo princípio da aprendizagem on-line diz respeito à curadoria de conteúdo e roteiro de estudo. Com a facilidade de encontrar informações na internet é possível juntar os pontos mais importantes de um material e fazer uma síntese do que você aprendeu. 

Porém, é importante realizar uma curadoria do conteúdo, pois o mundo digital é composto de micronarrativas e nem sempre todos os materiais estão de acordo com o que você precisa aprender ou com o que é verdadeiro.

Os famosos sites que divulgam fake news simplesmente disseminam um conteúdo falso para que as pessoas compartilhem a ideia. Por isso, é importante fazer uma análise sobre o material disponível na internet e buscar saber se ele realmente é de confiança. 

Ambientes computacionais variados

O terceiro princípio faz menção aos ambientes computacionais variados. A tecnologia oferece muitos recursos para aplicação de aulas virtuais, distribuição de materiais didáticos e outras ferramentas de estudo. Quando uma empresa foca somente em um desses ambientes, automaticamente está perdendo a oportunidade de usufruir os benefícios de outras redes em prol de sua empresa.

Por isso, é importante sempre investir em ambientes computacionais distintos na aprendizagem on-line. A variedade de recursos permite que os alunos aprendam com diferentes métodos e que saiam dos modelos convencionais, que foram repetidos por muitos anos.

Aprendizagem em rede colaborativa

O quarto e último princípio da aprendizagem on-line é sobre a rede colaborativa. Uma das características da modalidade presencial é o contato com outras pessoas e a troca de informações. Para não se perder esse grande benefício, é preciso investir em ferramentas que mantenham essa comunicação e estimulem a troca em equipes.

Por isso, se você oferece uma plataforma digital de ensino, deixe o chat aberto para que os alunos conversem entre si e mantenham o relacionamento em dia. Estimule também trabalhos em grupo fora do ambiente de sala de aula para que as pessoas busquem se comunicar e manter esse vínculo com outros estudantes.

Como implementar os princípios na sua empresa?

Agora que você já entendeu alguns dos princípios básicos da aprendizagem on-line, precisamos aprender como implementar essa nova compliance no meio corporativo. As empresas também precisam tecer o seu conhecimento no mercado e investir no crescimento profissional dos colaboradores para se tornarem uma frente competitiva.

Por isso, separamos aqui alguns métodos e recursos que podem ajudar nessa implementação por parte dos times de RH e T&D:

  • Aprendizagem ativa: essa estratégia busca criar um protagonismo no colaborador com a aplicação de treinamentos voltados para o seu interesse pessoal, de maneira que ele se sinta incentivado e busque um autodesenvolvimento; 
  • Gamificação: é uma ferramenta tecnológica que aplica jogos lúdicos e interessantes em prol da aprendizagem on-line dentro de uma empresa. Um formato comum é o escape game, em que o colaborador simula a resolução de situações complexas dentro de uma empresa por meio de um jogo;
  • Microlearning: é uma estratégia de aprendizagem em que fragmentos de um conteúdos são ensinados pouco a pouco para que a curva de esquecimento seja menor, o que ajuda também para os públicos que possuem pouco tempo para estudar e precisam aprender de forma pausada;
  • Adaptive Learning: é uma estratégia que busca criar ciclos de aprendizagem entre os alunos para que eles diminuam a curva de esquecimento e que estejam sempre atualizados com um ou mais conteúdos.

Conclusão

A aprendizagem on-line é então uma modalidade que já existia no mercado, mas que passou por um grande aceleramento durante a pandemia do Covid-19. Existem princípios básicos para uma aplicação de qualidade, além de ferramentas e estratégias que ajudam nessa educação.

Para oferecer essa experiência única com na educação digital, o UOL EdTech trabalha com experiências de aprendizagem e que está aqui para ajudar na aplicação da modalidade virtual eficiente. Para saber mais, acesse o nosso site e veja as nossas soluções!