Blog

Lifelong learning: por que e como investir nessa metodologia?

content

Para o time de Recursos Humanos (RH), ter funcionários bem preparados e motivados é essencial. Afinal, quanto mais interessados e engajados nas causas da empresa, melhor será o rendimento e colaboração com os projetos internos.

Para que isso seja uma realidade, aplicar o conceito de lifelong learning - que pode ser traduzido como “educação continuada” - é uma opção cada vez mais utilizada. Essa é uma estratégia simples, mas que coloca colaboradores em um local especial, despertando habilidades e a vontade pelo seu desenvolvimento constante. Dessa forma, o crescimento se dá não apenas no ambiente de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

Se você quer entender melhor sobre o funcionamento do lifelong learning, motivos para colocá-la em prática dentro da sua empresa e como fazer isso, leia este artigo e descubra tudo sobre essa estratégia!

O que é lifelong learning?

Lifelong learning é uma estratégia de aprendizagem constante, que pode ser aplicada de maneira individual, mas que também oferece ótimos resultados se aplicado de uma maneira mais ampla, como em uma empresa ou em um time de funcionários, por exemplo. 

Com essa estratégia nunca é tarde para aprender mais, por isso qualquer colaborador pode progredir mais em sua vida pessoal e profissional. O lifelong learning é uma iniciativa cada vez mais utilizada por empresas de diversos tamanhos ou segmentos como forma de ter funcionários sempre atualizados e alinhados com o pensamento da empresa. Isso eleva a qualidade do serviço prestado e a satisfação interna e externa dos colaboradores.

Qual é a importância do lifelong learning?

Conhecimento nunca é demais. Com o mercado cada vez mais competitivo, ter as skills certas pode abrir um mundo de possibilidades. Mas é necessário estar preparado para esse cenário e adotar estratégias como o lifelong learning.

Por ser uma estratégia de educação continuada, entendemos que os funcionários de uma empresa estarão em constante movimento, aprimorando cada vez mais o que já sabem e adicionando novas informações à sua vida. A importância dessa estratégia está ligada à constante atualização de informações que surgem no mercado de trabalho, além da possibilidade de desenvolver novas habilidades e tornar-se um profissional cada vez mais qualificado.

Por que o lifelong learning é relevante para a sua empresa?

Implementar o lifelong learning pode trazer resultados positivos em grandes escalas. Se um grupo de funcionários tem sua educação continuada, é possível usufruir de um time engajado, bem instruído e atualizado em sua área, oferecendo resultados cada vez melhores.

É importante frisar que a técnica é importante porque faz com que os colaboradores se sintam valorizados, pois ter uma empresa que acredite em seu potencial e invista seu aprendizado gera um sentimento de reconhecimento.

Com isso, a equipe se torna ainda mais motivada e compreende que a empresa está em busca de ajudá-lo com um objetivo comum. 

Como implementar o lifelong learning na rotina da sua empresa?

Para ter melhores resultados e motivar seus colaboradores em sua vida profissional, pessoal e educacional, é possível criar estratégias para implementar o lifelong learning na sua empresa.

Se você faz parte do time de RH ou T&D e está a fim de aplicar essa estratégia, veja como funciona a sua implementação:

Crie metas para cada funcionário

Para que a estratégia seja efetiva é necessário observar as particularidades e habilidades de cada funcionário, a fim de criar metas de desenvolvimento específicas para cada um. Dessa forma, é possível definir um caminho já sabendo onde se pretende chegar a partir de pontos de desenvolvimento individual (PDIs). Para facilitar esse processo, contar com uma plataforma que auxilie e permita a possibilidade de personalização de planos de estudos é essencial.

Encoraje relações profissionais entre mentores e novatos

Uma das formas de aplicar a estratégia de lifelong learning é incentivando o relacionamento entre os profissionais da empresa. Isso pode ser feito como uma mentoria dos antigos colaboradores para os novatos, em que eles mostram “o caminho das pedras” para os novos colaboradores, dando dicas sobre como desempenhar o cargo que vão ocupar e quais são as missões e valores da empresa.

Encorajar esse relacionamento permite que todos criem vínculos mais rapidamente e que os novos funcionários se adaptem mais rápido ao ambiente de trabalho.

Ofereça novos tipos de treinamentos

Muitas pessoas querem fugir do conceito convencional de sala de aula e aprender por meio de metodologias e recursos mais atuais. Oferecer essa oportunidade, com treinamentos mais atuais, pode fazer com que alguns colaboradores se sintam mais motivados a aprender.

O uso de podcasts, vídeos, conteúdos interativos e outros recursos são opções viáveis para fugir do convencional. Dessa forma, é possível aprender de forma efetiva e descomplicada, que não necessariamente precisa ser tradicional.

Dê feedbacks construtivos

Para que haja um crescimento contínuo é necessário apontar erros e acertos, tendo o crescimento como o maior objetivo. Por isso, não esqueça dos feedbacks construtivos.

Eles são importantes para que o profissional entenda como está seu andamento e se este está, de fato, alinhado com a empresa. Além disso, escolher bem as palavras é essencial! Os feedbacks não devem ser motivo para medo ou apreensão por parte dos colaboradores, mas devem ser encarados como um momento de crescimento pessoal e profissional.

Facilite a transmissão de conhecimento

Atualmente, nós temos uma infinidade de recursos que ajudam na aprendizagem durante os treinamentos. Para aplicar a educação continuada é possível usar junto as estratégias de microlearning, adaptive learning ou até mesmo os recursos da plataforma de ensino da Skore.

Embora o lifelong learning já seja uma forma de incentivar a aprendizagem, é importante intercalar com outras estratégias. Isso facilita a transmissão de conhecimento, pois está dando mais de uma oportunidade de ensino e ampliando as formas do funcionário estudar.

Conclusão

A adoção de recursos e metodologias de ensino podem ajudar a formar profissionais mais qualificados e trazer reconhecimento para dentro do espaço de trabalho. Como vimos, a estratégia de lifelong learning é uma opção bastante interessante para que os times de RH e T&D apliquem em treinamentos ou em outras ocasiões.

Por isso, se você busca investir em uma plataforma que auxilie na aprendizagem constante de seus colaboradores, conte com o UOL EdTech! Com a nossas soluções você tem ferramentas que ajudam nesse ensino e ainda monitoram o desenvolvimento de cada colaborador.