Blog

5 estratégias de como engajar colaboradores em treinamento

content

A palavra “engajamento” ganhou espaço nas redes sociais devido aos influenciadores do Instagram. Essa é uma ação de participar ativamente de determinadas situações e mostrar-se interessado no assunto. Contudo, esse termo não se limita apenas às redes! Ela abrange todo tipo de participação dinâmica, seja em eventos, reuniões e o principal: treinamentos! 

Por isso, podemos afirmar que “sim”, é possível criar um método para engajar os colaboradores em treinamentos de sua empresa. Capacitações monótonas, em que os funcionários não demonstram interesse e muito menos disposição para participar, vão acabar daqui em diante.

Para você, que trabalha com o desenvolvimento de capacitações e demais eventos corporativos para uma empresa, entenda tudo sobre a importância do engajamento! Além  disso, descubra como engajar colaboradores em treinamento no seu negócio!

Para saber mais, continue aqui e acompanhe o artigo! Boa leitura.

A importância do engajamento

O ato de engajar é comum na sociedade. Quem nunca se manifestou sobre determinada situação e participou daquele momento ativamente? A diferença entre o engajamento e a participação é que, na primeira opção, você está disposto a aprender com aquilo e realmente levar todo o conhecimento para a vida.

Por isso, quando falamos sobre a importância de engajar, não estamos tratando de um sinônimo de “participar”. Em um treinamento, por exemplo, um colaborador pode iniciar uma trilha de aprendizado e assisti-la sem o mínimo de interesse. Ou seja, essa pessoa não estava engajada com o momento. 

No entanto, se quando há engajamento as vantagens são inúmeras, tanto para a organização quanto para o colaborador. Assim, é fundamental aprender a como engajar colaboradores em treinamentos, visto que esse tipo de participação ativa é um benefício para a empresa. 

Nenhum setor de RH elabora um programa de capacitação sem  intenções. Logo, ele deseja que esse funcionário realmente esteja presente e aprenda com o que foi apresentado.

Mas, para que ele se sinta envolvido com o momento, é extremamente importante que algumas técnicas sejam aplicadas e que os colaboradores recebam incentivos, que verdadeiramente os interessem, para participar desse evento. 

Afinal, como engajar colaboradores em treinamento?

Se você faz parte de uma equipe de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) ou é de outro time, mas que ficou responsável por elaborar os treinamentos  dentro de uma empresa, vamos apresentar 5 formas de como engajar colaboradores com o aprendizado.

Por isso, pegue uma caneta e um papel para anotar todas as informações a seguir, pois elas são muito importantes nesse processo!

Faça uso de diferentes formatos

Para que o colaborador não se sinta entediado e realmente esteja engajado com o treinamento é fundamental o uso de formatos diferentes durante a apresentação. 

Gamificação, vídeos, webinars e até mesmo podcasts auxiliam nesse interesse por parte dos colaboradores, principalmente se for a reconstrução de um conteúdo que ele já conhece.

Ainda, é importante colocar em questão o contexto que esse funcionário se encontra. Caso ele esteja em um treinamento virtual, por exemplo, ferramentas de e-learning podem personalizar a entrega de conteúdo para o cenário específico do usuário  e incentivar ainda mais o colaborador. 

Além disso, se ele já tiver conhecimento no que é aplicado, é possível compreender e agregar esses conhecimentos, entregando apenas os conteúdos que os colaboradores realmente precisam.

Invista em design instrucional

Um design instrucional também é essencial durante a elaboração de treinamentos que realmente engajem os colaboradores. Cores contrastantes, navegação otimizada, além de outros requisitos que a UX (User Experience) indica aproximam o funcionário daquele momento e faz com que ele se sinta mais interessado pelo assunto.

Outra opção de design instrucional é oferecer o conteúdo como uma verdadeira solução para quem está no treinamento. Dessa forma, os colaboradores observam mais facilmente o que adquiriram com aquela capacitação e qual vai ser o uso daquele conhecimento no futuro.

Aplique os princípios do storytelling

Quem nunca se interessou por uma história? Criar um roteiro por meio do storytelling é uma ferramenta muito interessante de como engajar colaboradores em treinamento. 

Além de captar a atenção desse profissional, faz com que ele interaja mais com a história e realmente queira aprender com aquilo.

Porém, entenda que para fazer o storytelling é fundamental ter técnicas dessa estratégia em mente. Contar algo sem a metodologia correta pode afastar ainda mais a pessoa que está no treinamento! Por isso, construa narrativas, descreva personagens, dê vida à história. 

Alimente a cultura de feedbacks

Uma excelente atitude que a empresa pode adotar na hora de oferecer treinamento é de dar feedback em tempo real sobre o que está sendo aplicado naquela situação. 

Imagine que você está participando de uma capacitação e que o time de T&D fale, naquele instante, o que você está aplicando corretamente ou não.

Esse retorno no mesmo instante faz com que o colaborador se engaje ainda mais e busque melhorar a sua aprendizagem à medida que o evento ocorre. Esse é um incentivo bastante atrativo para as empresas. 

Ofereça recompensas aos colaboradores

Por último, mas não menos importante, na hora de pensar em como engajar colaboradores em treinamento, entenda que o time de T&D deve incentivar, também, por meio de recompensas a esses funcionários.

O reconhecimento é uma excelente ferramenta, que faz o participante se inteirar mais sobre o assunto e buscar evolução naquela capacitação. Por isso, nunca deixe de lado essa atitude. 

Dica bônus

Para os treinamentos que acontecem virtualmente, temos uma dica bônus: oferecer uma plataforma intuitiva. Assim, ferramentas que atraiam a atenção do colaborador e fazem com que ele continue assistindo e participando ativamente também é uma maneira de engajar esse funcionário. 


Entendemos que as formas de como engajar colaboradores em treinamentos são essenciais para uma empresa. Apostar nessa mudança pode trazer inúmeras vantagens, inclusive criando personalidades líderes dentro do negócio, que vistam a camisa do time e realmente representem o crescimento que esses eventos levaram para as pessoas. 

Aproveite para conhecer as soluções do UOL EdTech e como ela pode ajudar no desenvolvimento de treinamento na sua empresa!