Blog

Quando treinar colaboradores sobre Normas Regulamentadoras (NR)? - UOL EdTech

content

Tudo mundo que está no mercado de trabalho há algum tempo já ouviu falar de Normas Regulamentadoras. Elas são orientações que devem ser seguidas por uma empresa a fim de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Embora muitas delas falem sobre proteção e segurança em funções que têm risco físico – como dirigir, trabalhar em obras ou em hospitais, existem também normas regulamentadoras para trabalhos de escritório, ou segmentadas a indústrias específicas, como bancos, por exemplo.

 

Quantas normas regulamentadoras existem e quais são seus objetivos?


Atualmente, temos 37 NRs vigentes. Seus objetivos, além de garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores de uma empresa, são: melhorar a imagem do negócio, garantir um bom clima organizacional, reduzir custos com afastamento, contratações de substituição e turnover e reduzir a ocorrência de processos trabalhistas.


Quem precisa conhecer as NRs?


É imprescindível que todos os trabalhadores – operacionais, táticos e gestores – conheçam as normas regulamentadoras que falam diretamente para a indústria que a empresa atua. E é responsabilidade da organização treinar, reciclar e instruir o conhecimento dos seus colaboradores.


Existe treinamento online para NRs?


Cada NR têm uma sazonalidade necessária de reciclagem. Por exemplo, a NR-1 (riscos do ambiente de trabalho) precisa ser apresentada aos novos colaboradores. Já a NR-5 (CIPA) precisa ser ministrado a todos os colaboradores que fazem parte da CIPA a cada troca de gestão e NR-7 (primeiros-socorros) tem de ser ministrado anualmente para todos o quadro da organização.


O UOL EdTech está atualizando a trilha de cursos de capacitação das Normas Regulamentadoras, com conteúdo dinâmico, de fácil assimilação e rápidos de serem aplicados. Caso queira saber mais sobre a trilha de cursos de NRs, entre em contato.


Fonte imagem: Ministério do Trabalho e Emprego