Blog

Como a cultura da empresa influencia na produtividade da equipe?

content

Em um mercado cada vez mais diverso, competitivo e marcado por transformações, manter a cultura da empresa sólida é um requisito fundamental para guiar qualquer organização.

O que compõe a cultura de uma empresa influencia diretamente o ambiente de trabalho e a qualidade da gestão de pessoas. Logo, impacta diretamente no alinhamento dos times e no desempenho do negócio.

Mas, o que a cultura organizacional é exatamente? E quais as vantagens de sua manutenção?

Neste artigo  vamos mostrar o conceito de cultura organizacional, seus impactos sobre a produtividade dos colaboradores e como ela pode beneficiar o desenvolvimento dos profissionais.

O que é cultura da empresa e quais os seus benefícios?

A cultura da empresa é o que guia as suas políticas, tanto internas quanto externas, por meio de um conjunto de valores, hábitos e ideais bem definidos.

Por meio dela, são estabelecidas as diretrizes e os princípios que os colaboradores devem seguir enquanto desempenham suas atividades em nome da organização. Ou seja, é a cultura de um negócio que define a sua identidade, guia as suas ações e, acima de tudo, garante que os profissionais tenham o sentimento de pertencimento em suas funções.

Ao sentir-se parte integrante e relevante do todo, os funcionários aumentam seu engajamento e melhoram sua convivência com os colegas, clientes e superiores.

Uma das características da cultura organizacional de uma empresa é a definição da postura e dos comportamentos esperados entre os profissionais. Dessa forma, não só padroniza a qualidade dos atendimentos, mas também das atividades internas, bem como dos produtos ou serviços oferecidos.

Contudo, o ponto mais importante é que ela cria um ambiente mais positivo nas organizações, o que aumenta a satisfação e a motivação dos funcionários. O resultado direto é um time muito mais produtivo, integrado por meio de valores que incentivam sua dedicação e favorecem o desenvolvimento de suas aptidões. 

Como uma cultura organizacional influencia a produtividade?

A importância da cultura organizacional para as empresas está ligada ao conjunto de valores que guiam suas ações e às condutas que garantem o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Com isso,  são criadas as condições ideais para que os profissionais orientem seu trabalho da forma mais positiva possível, e em alinhamento com o posicionamento da organização no mercado.

Quando os colaboradores compreendem que são diretamente responsáveis pela aplicação e manutenção da cultura da empresa, eles se sentem mais entusiasmados, engajados e inclusive têm orgulho de representar o negócio, tornando todo o clima organizacional favorável ao desempenho dos talentos presentes nas equipes.

A cultura de uma organização pode abranger diversas diretrizes, como os focos em:

  •  - Inovação;
  •  - Responsabilidade social;
  •  - Sustentabilidade;
  •  - Construção de um bom ambiente de trabalho;
  •  - Colaboração;
  •  - No bem-estar das pessoas, e assim por diante.

Se a cultura da empresa pode ser mutável, ligada a diferentes princípios e tem influência direta sobre a produtividade dos colaboradores, não poderíamos deixar de mencionar o conceito da cultura organizacional baseada na aprendizagem contínua. 

Cultura de aprendizagem contínua 

Em termos de produtividade, a influência da cultura organizacional nas empresas pode estar ligada a uma boa experiência de aprendizado, crescimento e desenvolvimento profissional.

Ao planejar ou atualizar os princípios que o guiam, um negócio pode definir que a aprendizagem contínua é um dos valores centrais para a sua atuação, onde a educação corporativa e o aprimoramento das aptidões de seus colaboradores passam a ser peças-chave nas atividades da organização. Mas lembre-se que isso deve ir além de treinamentos pontuais e capacitações específicas. 

Afinal, quando se torna parte da cultura da empresa, o conhecimento passa a ser percebido como um valor central dentro dela. Isso significa que sua busca precisa ser frequente e diária, assim como sua aplicação deve ser direta nas atividades cotidianas e na tomada de decisões.

A educação contínua corporativa cria uma cultura que, ao mesmo tempo, torna os colaboradores mais qualificados e seguros em suas funções, e também aptos a inovar, a propor novas ferramentas e a desenvolver novas metodologias. 

Como aplicá-la na prática 

O grande desafio de aplicar a aprendizagem contínua na cultura organizacional de uma empresa é o fato de que cada colaborador possui comportamentos e características específicas.

Promover novos saberes, habilidades e práticas dentro de uma lógica conjunta pode ser difícil frente a diferentes níveis de conhecimentos e capacidades de absorver novas competências.

Por isso, é fundamental alinhar a metodologia que a organização precisa à capacidade de atender às necessidades individuais de cada profissional. O ideal é apostar em diferentes canais de aprendizado, que proporcionem liberdade e engajamento aos funcionários para que alcancem os resultados pretendidos pelo negócio.

Para sanar essa complexidade, a Skore oferece uma solução completa na área! Empregando tecnologia de ponta para viabilizar um método mais flexível e eficiente, apoiado por conteúdos de texto, vídeo, áudio e imagem em uma plataforma adaptável e alinhada às suas demandas. 


Quer saber mais sobre o serviço que é referência em aprendizagem contínua e descobrir como podemos lhe ajudar a impulsionar a cultura da sua empresa? Clique aqui e conheça nosso produto.