Blog

Novo perfil profissional pós-pandemia aponta para importantes skills; saiba quais são e como adquiri-las

content

Carreira profissional no pós-pandemia é impactada, em razão das novas competências e habilidades exigidas no mercado de trabalho

 

O mundo mudou completamente com a pandemia do Covid-19, com a exigência dos cuidados sanitários, na forma com que mantemos contatos sociais, na maneira de estudarmos e de trabalharmos. É normal falarmos que estamos em home office ou que iremos desenvolver nossas atividades somente em alguns dias da semana. As vendas e compras online tornaram-se uma prática comum, o que provocou uma mudança nas relações comerciais. Assim, o profissional, independentemente da área de atuação, superou desafios e precisou se adaptar para execução das suas tarefas, através de adequação de novas habilidades.

 

Eberson Terra, um dos Top Voices do LinkedIn no Brasil e autor do livro Carreiras Exponenciais, cuja abordagem está nas grandes e rápidas transformações causadas pelo coronavírus, comenta sobre o tema: “Essa nova perspectiva, impulsionada pela pandemia, demonstra que as relações trabalhistas serão cada vez mais voláteis, gerando um ambiente com maior liberdade profissional, mas também de incertezas”, explica. Com um cenário em constante mudança, os profissionais precisam esperar a exigência de novas competências, antes pouco solicitadas.

 

“Para se destacar no mercado nesta nova fase da economia mundial, serão exigidos muito mais que conhecimentos técnicos de cada área de atuação. A capacidade de desenvolver suas soft skills, as habilidades comportamentais como flexibilidade, adaptabilidade, criatividade, inteligência emocional, colaboração, empatia e visão crítica será essencial”, ressalta Terra, levantando um ponto importante: as relações interpessoais, a habilidade de resolver problemas de maneira dinâmica e a consolidação de uma visão sistêmica sobre o processo são pontos que passam a andar em conjunto com os conhecimentos relacionados à execução do trabalho em si.

 

O acesso à tecnologia nesse período também tornou-se mais acessível para os empresários, visto o processo de barateamento chegar às pequenas e médias empresas, como resultado do avanço na melhoria dos negócios com novas oportunidades no mercado. Uma outra consequência está no campo profissional, onde algumas profissões desapareceram e outras terão grande crescimento. Para tanto, existe a necessidade de ficar atento para compreender e adequar-se a essa movimentação da tecnologia, inclusive entender a necessidade contínua de aprendizagem e compreender o impacto socioeconômico e tecnológico, ou seja, onde as máquinas não podem substituir o homem.

           

A pandemia provocou várias alterações para quem é PJ (Pessoa Jurídica), como no Documento Básico de Entrada (DBE) e no perfil profissional, com a busca por novas skills, como: adaptabilidade, flexibilidade, habilidades digitais, criatividade, inovação, conhecimento em dados, pensamento crítico, autonomia, inteligência emocional, além da comunicação e da busca de aprendizado contínuo. Diante dessa mudança, mais do que nunca, os profissionais devem fazer valer o tempo que não despendem mais em locomoção e agregar em seu perfil profissional novas competências, que certamente contribuem para sua carreira e seus ganhos financeiros.