Blog

Como aumentar a produtividade da empresa com a equipe de T&D?

content

Os times distribuídos dentro de uma empresa precisam de investimentos não só em recursos tecnológicos, mas também em treinamentos. Essa decisão é primordial para aumentar a produtividade dos colaboradores de uma empresa e precisa de ajuda nessa tarefa.

 

Por isso, vamos apresentar dicas de como definir a produção das equipes de uma empresa e como aumentar a produtividade dos times. Separamos 5 tópicos importantíssimos, que vão orientá-lo como o T&D (Treinamento e Desenvolvimento) pode ajudar nessa mudança.

 

Se você ficou interessado em aprender, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Como definir a produção de sua equipe: dicas importantes

Para fazer a distribuição dos times e definir o que cada um irá fazer é preciso ter em mente alguns pontos importantes. O cargo de cada funcionário, o core business daquela equipe e até mesmo a quantidade de serviço podem influenciar na produtividade da organização.

 

Por isso, antes de definir o que cada colaborador desenvolverá dentro da sua equipe e como aumentar a produtividade da empresa, tenha em mente as seguintes divisões: 

  • - Defina claramente os papéis e as responsabilidades de cada funcionário para que eles não percam o foco da sua atividade principal e comecem a desenvolver outra tarefa não tão importante;
  • - Defina metas, objetivos e indicadores de produtividade para que o colaborador consiga estipular um volume diário de produção e saiba priorizar o que é mais importante;
  • Implemente a gestão do tempo para que as equipes saibam distribuir as atividades de acordo com a necessidade da empresa, mesmo que algumas atividades exijam um período maior do que outras;
  • - Estimule a comunicação entre os membros de uma equipe para que eles possam debater sobre os serviços realizados com mais intimismo e para que consigam desenvolver novos projetos com mais fluidez;
  • - Motive a sua equipe com recompensas e benefícios. Isso mostra que você dá valor ao que o funcionário desenvolve dentro da empresa e que se importa com o bem-estar dele;
  • - Crie um bom ambiente de trabalho para que todos se sintam à vontade para produzir e não tenham medo de participar de discussões, debates e outras reuniões em prol de alguma tarefa desenvolvida na empresa;
  • - Invista na qualificação e treinamento da equipe, afinal, quanto mais habituados a uma atividade eles estiverem, mais capacidade terão de colocar em prática todas as tarefas e reduzir o tempo de produção (o que consequentemente aumenta a produtividade do negócio).

Como aumentar a produtividade com a equipe de treinamento?

Por meio de treinamentos e capacitações, os funcionários de uma empresa aprendem novas estratégias de trabalho e aumentam a sua qualificação no cargo que ocupam.

 

Um reflexo disso é a agilidade na produção. Quanto mais o colaborador aprende, mais rápido ele consegue desenvolver as suas atividades. Por isso, a equipe de T&D que busca  aumentar a produtividade dos times deve investir em treinamentos ricos, que levem conteúdos importantes para os funcionários.

 

Existem algumas formas para se criar esse modelo de treinamento, como:

 

Planeje o treinamento com objetivos

O treinamento não pode ser planejado simplesmente para preencher tempo vago na empresa. Os times de T&D precisam estudar as lacunas de conhecimento dos colaboradores e apresentar resoluções para esses problemas. Quanto mais capacitados os funcionários estiverem, maior será o nível de produtividade do negócio.

 

Defina um método

É muito importante que os responsáveis pelos treinamentos estudem diferentes métodos de ensino e aplique-os na empresa. É preciso fazer testes para saber qual funciona melhor e adaptar cada prática para oferecer mais resultados positivos na produção dos colaboradores.

 

Foque em e-learning 

As práticas de e-learning ajudam o funcionário a entender sobre um assunto e a colocá-lo em prática no dia a dia. Esse é um método que utiliza a educação a distância combinada a outros elementos tecnológicos, como recursos computacionais e audiovisuais. 

 

Forneça materiais de apoio

É importante que os times de T&D forneçam materiais de apoio para que os colaboradores tenham onde consultar quando estiverem com dúvida. Esse conteúdo físico pode auxiliar na hora da produção e fazer com que o funcionário desenvolva uma atividade mais rapidamente.

 

Soluções do UOL EdTech

As soluções do UOL EdTech são uma excelente solução para os times de T&D que buscam aumentar a produtividade de uma empresa. Com multiexperiências de ensino, os colaboradores podem aproveitar recursos variados e ainda passar por constantes avaliações para saber como anda o nível de aprendizagem de cada colaborador. 

Para saber mais, clique aqui e conheça as soluções do UOL EdTech!