Blog

Como aumentar o engajamento em T&D com videoaulas?

content

O uso de videoaula se popularizou no Brasil com o famoso “Telecurso 2000”. A facilidade de assistir o conteúdo em casa, com materiais mais enxutos e dinâmicos animou muitos tutores e alunos, e fez com que essa modalidade crescesse exponencialmente a partir de então. 

A dinâmica digital permite que os conteúdos sejam mais interativos e que tragam recursos que ajudam na aprendizagem do estudante. O uso de multimídias, por exemplo, pode tornar o conteúdo mais leve e ajudar no engajamento de quem assiste às aulas.

Pensando na possibilidade de engajar os alunos por meio de uma videoaula, neste artigo vamos falar sobre os benefícios dessa modalidade EaD, além de como ela pode ser utilizada também para estimular o estudo. Veja também como montar um conteúdo mais atrativo e quem pode ajudar nessa questão.

Quais são os benefícios das videoaulas?

As videoaulas estão há bastante tempo no mercado e crescem cada vez mais no gosto popular. Isso se deve aos benefícios de estudos que essa modalidade oferece aos estudantes, ajudando-os a se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Certamente você já ouviu falar sobre o site Descomplica, não é mesmo? Essa plataforma foi criada para ajudar os vestibulandos a estudarem para concursos, como Enem e outros vestibulares, por meio de videoaulas interativas. Hoje em dia, o grupo também oferece cursos de graduação e pós-graduação porque os alunos gostaram da iniciativa e queriam ingressar no ensino superior com a mesma dinâmica das aulas preparatórias. 

Mas não é somente o Descomplica que oferece essa vantagem ao público. A modalidade EaD permite que os estudantes contem com os seguintes benefícios:

  •  - Versatilidade para os estudos, já que o aluno pode acompanhar o conteúdo a hora que quiser, onde quiser e ainda escolher o material que deseja assistir;
  •  - Os estímulos visuais e auditivos podem ajudar a assimilar o conteúdo e fogem de conteúdos convencionais;
  •  - Padronização do conteúdo ensinado para que todos partam do mesmo ponto de conhecimento;
  •   - Em caso de ensino corporativo, pode contribuir para o engajamento entre colaboradores.

Como aumentar o engajamento em uma vídeo aula?

O principal objetivo de uma videoaula não é engajar os alunos. Porém, como essa modalidade apresenta mais dinamismo e recursos que ajudam a prender a atenção de quem assiste o conteúdo, os times de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) das empresas podem investir para ajudar na aprendizagem dos colaboradores.

Já imaginou apresentar um treinamento virtual, em que o tutor cria uma história para explicar sobre o assunto? Essa iniciativa prende a atenção do funcionário e faz com que ele aprenda com mais facilidade o conteúdo que foi apresentado. 

Separamos aqui 5 dicas que podem ajudar o time de T&D a montar treinamentos em forma de videoaula de maneira eficaz:

 

Faça um planejamento

É fundamental que o T&D faça o planejamento do conteúdo que será apresentado. Mesmo que o tutor possa explicar o material sem sair de casa, só com o auxílio de um computador e uma câmera, é de suma importância fazer um roteiro para que tudo saia certo. 

 

Conheça o público

Para que uma videoaula seja bem sucedida, é importante que o time de T&D conheça o público (os colaboradores) e entenda o que eles estão em busca. Se a equipe treinada está com dificuldades de aprender sobre um novo sistema, os responsáveis devem criar um material que ensina detalhadamente sobre essa questão e que atenda às necessidades dos funcionários. 

 

Tenha uma boa estrutura de gravação

Quanto mais profissional for o ambiente de gravação, mais credibilidade o time de T&D e os tutores passam para os alunos. Essa confiança é essencial para que os colaboradores acreditem na veracidade do material e queiram replicar o que foi ensinado durante o treinamento. 

 

Tenha uma boa plataforma para transmissão

Além de uma boa estrutura para gravação é essencial que haja uma plataforma de qualidade para que os funcionários consigam acompanhar a videoaula sem dificuldades e que ainda tenham recursos que ajudem a desenvolver a sua aprendizagem.  

 

Analise os resultados

Por fim, o time de T&D não pode desenvolver uma videoaula simplesmente para preencher tempo. Após a aplicação é preciso analisar os resultados obtidos, tais como:

  •  - Nível de aprendizagem com o material;
  •  - Número de participação;
  •  - Como foi o engajamento com o conteúdo aplicado. 

 - Somente dessa forma é possível entender se valeu a pena investir nessa modalidade ou não. 

Como montar uma videoaula mais engajada?

Agora que você já sabe como funciona uma videoaula mais engajada para o meio corporativo, vamos ensiná-lo a como montar esse material. É importante ressaltar que os recursos mudam completamente a interação dos colaboradores e servem como incentivo para que eles participem ou não do treinamento.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa interação mais ativa e que você pode apostar sem medo dentro da empresa em que trabalho, como:

 

Animação

A videoaula pode parecer um pouco monótona depois de alguns minutos de duração. Criar animações podem tornar a aula mais lúdica ou didática, ajudando no engajamento do funcionário. 

 

Encontros ao vivo

Alguns materiais são gravados para que os colaboradores acompanhem a hora que quiserem, quando quiserem. Porém, o time de T&D pode investir em alguns treinamentos que acontecem ao vivo. 

Como a comunicação será em tempo real, pode tornar o encontro mais interativo e permitir que os colaboradores tirem suas dúvidas em tempo real. 

 

Definir estúdio ou cenário

O ambiente informal nem sempre é bem visto pelos alunos. Por isso, montar um estúdio ou cenário, ou investir no recurso de chroma key, pode gerar mais credibilidade junto ao tutor e trazer mais confiança nas informações passadas durante o treinamento.

 

Storytelling

Quem disse que contar histórias não pode ajudar uma videoaula? A prática de storytelling é comum no meio digital e no meio presencial. 

Criar uma narrativa envolvente, que mostre o conteúdo por meio de uma visão lúdica, pode ser mais atrativo para os colaboradores e fazer com que eles se sintam mais interessados pelo material. 

 

Passo a passo com ilustrações

Um passo a passo com ilustrações pode também ajudar na videoaula. Muitas vezes, falar o tempo todo ou mostrar apenas conteúdos escritos torna-se abstrato para a mente do funcionário. 

Assim, com uma imagem ilustrativa que mostre cada etapa do material, além de ajudar na aprendizagem de cada pessoa, pode também aumentar o engajamento durante um treinamento. 

Conclusão

Entendemos que a videoaula vai além de uma modalidade que oferece versatilidade para os alunos. Dentro de uma empresa ela pode gerar mais engajamento durante os treinamentos e ajudar na aprendizagem dos colaboradores. 

Para isso é necessário que o time de T&D invista em práticas e recursos que saiam do convencional. A inovação do conteúdo é o maior atrativo e que gera mais estímulo de estudos por parte dos funcionários.

Se você está em busca de uma plataforma que ofereça ferramentas que auxiliem nas videoaulas, conheça agora mesmo o UOL EdTech!