O aumento de treinamentos on-line em todo o mundo foi uma medida necessária diante do cenário que a pandemia do Covid-19 trouxe para todos os países. Essa foi uma forma que os times de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) encontraram para continuar desenvolvendo pessoas mesmo em um período tão caótico. Mas, afinal, esse modelo de ensino realmente é estratégico para as empresas?
Neste artigo vamos discutir sobre a aplicação de treinamentos on-line para o meio corporativo. Além disso, mostraremos as melhores estratégias para aplicar capacitações virtuais e demais metodologias por meio do digital.
Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
Como mencionado acima, a pandemia da Covid-19 mudou completamente as relações no mundo. Durante pelo menos 6 meses houve o isolamento social para que o vírus não se disseminasse, fazendo com que as pessoas apostassem em métodos de compras, estudos e demais serviços pela internet.
Em relação ao ensino corporativo, fica evidente que as empresas devem investir em capacitação virtual. Visto que é a maneira mais adequada, nos dias de hoje, de especializar os seus colaboradores.
Assim como, é importante destacar, que essa medida também é válida para o pós-pandemia. Uma vez que a sociedade irá mudar muitos hábitos e que também muitos funcionários dão preferência a esse tipo de método — que é mais fácil de conciliar com outras demandas.
Para você, gestor de RH, que ainda está em dúvida sobre a adoção desse modelo de ensino corporativo, não fique com medo! Além de ser uma grande aposta para os próximos anos, dados mostram que a adoção deste formato é cada vez mais crescente e comum.
Para aquelas empresas que possuem uma grande demanda e possuem dificuldades de dividir o tempo de capacitação e operação, o treinamento on-line é a opção ideal!
Mas, além disso, existem outros motivos que mostram a importância dessa medida, como:
Se você é do time de RH e ficou responsável em organizar os treinamentos on-line para a sua empresa, separamos aqui algumas estratégias infalíveis, que vão ajudá-lo nessa caminhada em prol da capacitação dos colaboradores e pelo aprendizado dos mesmos.
Antes, é importante destacar que esses métodos precisam vir alinhados ao objetivo da organização. Além disso, é extremamente importante adaptar as plataformas e formas de capacitação virtual de acordo com cada negócio.
Em primeiro lugar é de suma importância que o RH entenda quais os objetivos do negócio, mapear o público alvo e conhecer bem suas dores. Assim, é possível compreender quais são as necessidades de sua empresa, como aumentar os lucros, diminuir erros de processos, entre muitas outras possibilidades.
É imprescindível que seu time saiba onde o negócio precisa de ajuda e como um treinamento com os colaboradores pode ajudar a resolver essa questão.
Além disso, não basta apenas entender quais são as necessidades na hora de aplicar um treinamento on-line. O time de RH precisa definir as audiências que irão participar de cada programa de aprendizado, além de mapear as necessidades de conhecimento e características de cada uma delas.
Um exemplo simplificado é, imagine que seja necessário ter a ordem de produção diária em um chão de fábrica. O treinamento vai mostrar como organizar o sistema e localizar as demandas dentro do software, sem a necessidade de realizar essa etapa manualmente. Com isso, a linha de produção não sofre com erros de anotações e demais situações inoportunas. Essa é uma maneira de entender o público e atuar diretamente nas dores que eles possuem!
O conteúdo a ser apresentado no treinamento on-line deve ter um formato. Para que todos acompanhem, é essencial que os designers instrucionais pensem o conteúdo dentro de uma experiência de aprendizagem e um canal capaz de alcançar os usuários. Afinal, nem todos os colaboradores estão em um escritório e com acesso a computadores.
Vamos supor que sua empresa precisa capacitar pessoas que estão em campo, muitas vezes sem acesso a internet ou a tecnologia mais atualizada. Optar por formatos de conteúdo e plataformas que permitam consumo offline fará com que o conhecimento alcance melhor essas pessoas.
Além disso, realizar uma boa edição de texto, apostar em imagens e vídeos é uma excelente opção na hora de apresentar treinamentos on-line. Além de deixar a capacitação mais dinâmica, o funcionário consegue focar melhor no que é apresentado e diminui a taxa de distração durante a apresentação.
Essa é uma maneira de atrair a atenção desse colaborador e fazer com que ele realmente absorva todo o conteúdo que foi apresentado durante o treinamento.
Os materiais dos treinamentos on-line devem ser ricos e abranger todos os conceitos necessários para o desenvolvimento da sua audiência. É preciso olhar para o conteúdo como um meio para alcançar os objetivos de treinamento e do negócio.
Um bom roteiro de conteúdo é extremamente importante para guiar a jornada de aprendizagem dos usuários.
Um dos desafios que esse modelo de ensino corporativo trouxe é o da adaptação aos equipamentos e outros recursos. Isso porque, muitas vezes, as pessoas que realizam o T&D e até mesmo o RH não possuem ferramentas suficientes para apresentar treinamentos on-line.
Essa falta de adaptação pode ser um erro fatal, pois torna a capacitação menos rica e menos atrativa para o colaborador. Logo, há uma maior evasão por parte dos colaboradores e menos interesse em participar dos eventos.
Para você, que está a fim de aplicar treinamentos on-line para a sua equipe, opte pela melhor plataforma de T&D do mercado! Ela deve oferecer resultados expressivos durante a capacitação e que realmente apresente tudo que é preciso para o seu projeto.
Com o UOL EdTech, você encontra soluções adaptadas para web e mobile. A plataforma conta também com um repositório completo, que aceita diversos formatos de arquivo, para compartilhar com os seus colaboradores.
Além disso, a plataforma oferece um meio social, que organiza todos os conteúdos e faz com que todos estejam cientes de próximos treinamentos on-line e afins.
Na hora de implementar os treinamentos on-line é importante tomar alguns cuidados. Visto que nem todos os colaboradores estão acostumados com esse método de ensino.
Mesmo que seja uma forma bastante procurada nos dias de hoje, é necessário adaptação e adequação ao seu público.
Nunca comece a implementação de uma hora para a outra. O RH deve avisar com antecedência sobre essa nova forma de treinamento, além de mostrar como ele funciona e como vai ser benéfico para todos os colaboradores da empresa.
Além disso, é essencial que a adoção dessa metodologia aconteça aos poucos. Mesmo que o mundo corporativo esteja acostumado com esse modelo, as empresas não podem simplesmente colocá-la e não fazer uma iniciação com explicações, objetivos e afins.
Os benefícios para quem adota esse método de ensino corporativo são inúmeros. Para você, que trabalha com RH e está planejando iniciar os treinamentos on-line, deixe claro para os colaboradores que essa maneira facilita os estudos e disponibiliza os materiais para que eles acessem em qualquer lugar.
Essa flexibilidade dá a oportunidade do profissional acessar no momento que está mais engajado. Dessa forma, acaba melhorando os resultados da capacitação.
Por fim, entendemos que os treinamentos on-line são as melhores formas de capacitar os colaboradores de uma empresa. Tudo isso sem sobrecarregar a carga de trabalho e dando flexibilidade para que eles participem e desenvolvam novas habilidades.
É importante também que esse método venha alinhado aos objetivos da empresa. Afinal, isso é essencial para o funcionário crescer com o treinamento remoto e entender a motivação daquela capacitação.
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