Blog

Como escolher a melhor estratégia para treinamentos on-line?

content

O aumento de treinamentos on-line em todo o mundo foi uma medida necessária diante do cenário que a pandemia do Covid-19 trouxe para todos os países. Essa foi uma forma que os times de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) encontraram para continuar desenvolvendo pessoas mesmo em um período tão caótico. Mas, afinal, esse modelo de ensino realmente é estratégico para as empresas? 

Neste artigo vamos discutir sobre a aplicação de treinamentos on-line para o meio corporativo. Além disso, mostraremos as melhores estratégias para aplicar capacitações virtuais e demais metodologias por meio do digital.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

A importância de fazer treinamentos on-line 

Como mencionado acima, a pandemia da Covid-19 mudou completamente as relações no mundo. Durante pelo menos 6 meses houve o isolamento social para que o vírus não se disseminasse, fazendo com que as pessoas apostassem em métodos de compras, estudos e demais serviços pela internet. 

Em relação ao ensino corporativo, fica evidente que as empresas devem investir em capacitação virtual. Visto que é a maneira mais adequada, nos dias de hoje, de especializar os seus colaboradores. 

Assim como, é importante destacar, que essa medida também é válida para o pós-pandemia. Uma vez que a sociedade irá mudar muitos hábitos e que também muitos funcionários dão preferência a esse tipo de método — que é mais fácil de conciliar com outras demandas. 

Afinal, por que vale a pena apostar nesse modelo de ensino?

Para você, gestor de RH, que ainda está em dúvida sobre a adoção desse modelo de ensino corporativo, não fique com medo! Além de ser uma grande aposta para os próximos anos, dados mostram que a adoção deste formato é cada vez mais crescente e comum.

Para aquelas empresas que possuem uma grande demanda e possuem dificuldades de dividir o tempo de capacitação e operação, o treinamento on-line é a opção ideal!

Mas, além disso, existem outros motivos que mostram a importância dessa medida, como:

  •  - Os profissionais podem assistir em qualquer lugar; 
  •  - Também é possível assistir os treinamentos on-line em qualquer horário (quando não forem ao vivo);
  •  - Mantém o colaborador capacitado e atualizado, alinhando-o aos objetivos estratégicos de negócio. 

Como escolher a melhor estratégia de treinamentos on-line?

Se você é do time de RH e ficou responsável em organizar os treinamentos on-line para a sua empresa, separamos aqui algumas estratégias infalíveis, que vão ajudá-lo nessa caminhada em prol da capacitação dos colaboradores e pelo aprendizado dos mesmos.

Antes, é importante destacar que esses métodos precisam vir alinhados ao objetivo da organização. Além disso, é extremamente importante adaptar as plataformas e formas de capacitação virtual de acordo com cada negócio. 

Pense os treinamentos estrategicamente

Em primeiro lugar é de suma importância que o RH entenda quais os objetivos do negócio, mapear o público alvo e conhecer bem suas dores. Assim, é possível compreender quais são as necessidades de sua empresa, como aumentar os lucros, diminuir erros de processos, entre muitas outras possibilidades.  

É imprescindível que seu time saiba onde o negócio precisa de ajuda e como um treinamento com os colaboradores pode ajudar a resolver essa questão.

Além disso, não basta apenas entender quais são as necessidades na hora de aplicar um treinamento on-line. O time de RH precisa definir as audiências que irão participar de cada programa de aprendizado, além de mapear as necessidades de conhecimento e características de cada uma delas. 

Um exemplo simplificado é, imagine que seja necessário ter a ordem de produção diária em um chão de fábrica. O treinamento vai mostrar como organizar o sistema e localizar as demandas dentro do software, sem a necessidade de realizar essa etapa manualmente. Com isso, a linha de produção não sofre com erros de anotações e demais situações inoportunas. Essa é uma maneira de entender o público e atuar diretamente nas dores que eles possuem!

Escolha o formato dos seus conteúdos

O conteúdo a ser apresentado no treinamento on-line deve ter um formato. Para que todos acompanhem, é essencial que os designers instrucionais pensem o conteúdo dentro de uma experiência de aprendizagem e um canal capaz de alcançar os usuários. Afinal, nem todos os colaboradores estão em um escritório e com acesso a computadores. 

Vamos supor que sua empresa precisa capacitar pessoas que estão em campo, muitas vezes sem acesso a internet ou a tecnologia mais atualizada. Optar por formatos de conteúdo e plataformas que permitam consumo offline fará com que o conhecimento alcance melhor essas pessoas. 

Além disso, realizar uma boa edição de texto, apostar em imagens e vídeos é uma excelente opção na hora de apresentar treinamentos on-line. Além de deixar a capacitação mais dinâmica, o funcionário consegue focar melhor no que é apresentado e diminui a taxa de distração durante a apresentação.

Essa é uma maneira de atrair a atenção desse colaborador e fazer com que ele realmente absorva todo o conteúdo que foi apresentado durante o treinamento. 

Escreva bons roteiros para os materiais

Os materiais dos treinamentos on-line devem ser ricos e abranger todos os conceitos necessários para o desenvolvimento da sua audiência. É preciso olhar para o conteúdo como um meio para alcançar os objetivos de treinamento e do negócio. 

Um bom roteiro de conteúdo é extremamente importante para guiar a jornada de aprendizagem dos usuários. 

Planeje bem os recursos necessários

Um dos desafios que esse modelo de ensino corporativo trouxe é o da adaptação aos equipamentos e outros recursos. Isso porque, muitas vezes, as pessoas que realizam o T&D e até mesmo o RH não possuem ferramentas suficientes para apresentar treinamentos on-line.

Essa falta de adaptação pode ser um erro fatal, pois torna a capacitação menos rica e menos atrativa para o colaborador. Logo, há uma maior evasão por parte dos colaboradores e menos interesse em participar dos eventos. 

Opte pela melhor plataforma de T&D

Para você, que está a fim de aplicar treinamentos on-line para a sua equipe, opte pela melhor plataforma de T&D do mercado! Ela deve oferecer resultados expressivos durante a capacitação e que realmente apresente tudo que é preciso para o seu projeto. 

Com o UOL EdTech, você encontra soluções adaptadas para web e mobile. A plataforma conta também com um repositório completo, que aceita diversos formatos de arquivo, para compartilhar com os seus colaboradores. 

Além disso, a plataforma oferece um meio social, que organiza todos os conteúdos e faz com que todos estejam cientes de próximos treinamentos on-line e afins. 

Cuidados na hora de implementar treinamentos on-line 

Na hora de implementar os treinamentos on-line é importante tomar alguns cuidados. Visto que nem todos os colaboradores estão acostumados com esse método de ensino. 

Mesmo que seja uma forma bastante procurada nos dias de hoje, é necessário adaptação e adequação ao seu público.

Nunca comece a implementação de uma hora para a outra. O RH deve avisar com antecedência sobre essa nova forma de treinamento, além de mostrar como ele funciona e como vai ser benéfico para todos os colaboradores da empresa.

Além disso, é essencial que a adoção dessa metodologia aconteça aos poucos. Mesmo que o mundo corporativo esteja acostumado com esse modelo, as empresas não podem simplesmente colocá-la e não fazer uma iniciação com explicações, objetivos e afins. 

Quais os benefícios desse método de treinamento?

Os benefícios para quem adota esse método de ensino corporativo são inúmeros. Para você, que trabalha com RH e está planejando iniciar os treinamentos on-line, deixe claro para os colaboradores que essa maneira facilita os estudos e disponibiliza os materiais para que eles acessem em qualquer lugar.

Essa flexibilidade dá a oportunidade do profissional acessar no momento que está mais engajado. Dessa forma, acaba melhorando os resultados da capacitação.

Por fim, entendemos que os treinamentos on-line são as melhores formas de capacitar os colaboradores de uma empresa. Tudo isso sem sobrecarregar a carga de trabalho e dando flexibilidade para que eles participem e desenvolvam novas habilidades.

É importante também que esse método venha alinhado aos objetivos da empresa. Afinal, isso é essencial para o funcionário crescer com o treinamento remoto e entender a motivação daquela capacitação. 

Para você que ficou interessado, o UOL EdTech oferece uma plataforma repleta de funcionalidades, que auxiliam os treinamentos on-line de sua empresa. Fale conosco e descubra quais são as soluções ideais para você!