Blog

Mapeamento de competências: aprenda como aplicar no RH

content

O mapeamento de competências é um processo para identificar dentro da empresa quais são as habilidades e conhecimentos necessários para um funcionário atuar em um cargo. O objetivo deste rastreio é o de aproximar as competências estratégicas do negócio com o desenvolvimento profissional do colaborador.

 

Com essa junção, torna-se mais fácil criar vínculos entre as habilidades do colaborador e as necessidades da empresa. Neste artigo, vamos explicar o conceito de mapeamento de competências para que você entenda os benefícios dessa prática e como aplicá-la no setor de RH.

Você sabe o que é mapeamento de competências?

O mapeamento de competências é uma estratégia em que a empresa busca entender e registrar quais são as habilidades necessárias para atingir os objetivos do negócio.

 

Ao levantar as informações de atuação dos colaboradores de uma organização, é possível analisar quais são as competências necessárias para desenvolver o trabalho dessas pessoas e como elas podem entregar cada vez mais serviços com alta performance.

 

Essa avaliação é importantíssima para o RH, que fará o levantamento de resultados e entenderá quais competências precisam ser mais desenvolvidas especificamente em cada setor e de forma individualizada.

Quais são os benefícios do mapeamento de competências?

Desenvolver um projeto para se mapear as competências dos colaboradores é algo trabalhoso e que leva tempo. Porém, os benefícios na conclusão deste trabalho são extremamente positivos. O principal deles é a possibilidade de compreender completamente quais são os conhecimentos necessários esperados para se trabalhar em cada área da empresa.

 

Outros benefícios levantados durante esse mapeamento envolvem: 

  • - Ter a certeza de que o colaborador possui conhecimento suficiente para ocupar o cargo que está alocado;
  • - A possibilidade de fazer avaliações de desempenho mais assertivas e objetivas com o cargo de atuação de um funcionário;
  • - A possibilidade de analisar os gaps de competências dos colaboradores;
  • - A facilidade de escolher os treinamentos a serem realizados, já que se tem conhecimento das competências a serem desenvolvidas pelos colaboradores;
  • - A possibilidade de tornar o recrutamento e seleção de candidatos mais eficiente, visto que os perfis dos colaboradores estarão mapeados e as reais necessidades de cada área e as habilidades para cada função estarão bem definidas.

Como aplicar o mapeamento de competências no RH?

Para desenvolver um projeto de mapeamento de competências, é importante ficar de olho em 5 itens principais. São eles:

 

Mapeie as competências necessárias

Faça uma reunião entre líderes e colaboradores para que as competências sejam listadas e a empresa entenda quais são as habilidades e conhecimentos que os funcionários possuem. Com base nessa informação, é possível delimitar o que o RH precisa desenvolver para completar a atuação dos funcionários dentro da empresa.

 

Identifique as competências já existentes

O mapeamento de competências não pode deixar de lado o conhecimento que os funcionários já possuem, além das habilidades que já são colocadas em prática dentro da empresa. Isso permite que o ciclo de aprendizagem das novas habilidades seja menor e que a empresa gaste menos tempo com treinamentos ou outras capacitações.

 

Determine os níveis de interesse do colaborador

O mapeamento de competências deve analisar qual o nível de interesse dos colaboradores. Um funcionário que atua como assistente busca conhecimentos em sua área ou em uma hierarquia acima, como analista. Então, é preciso estar de acordo com cada cargo de atuação e entender que existem diferentes habilidades a se desenvolver para cada nível.

 

Priorize as competências e tome decisões

É fundamental que o mapeamento de competências priorize as habilidades mais importantes para a empresa. Sendo assim, tome decisões importantes sobre o que cada colaborador deve praticar e desenvolver em sua função.

 

Essa decisão é crucial, já que ela vai suprir as necessidades de conhecimentos dos colaboradores e irá ajudar na produtividade dos funcionários.

 

Escolha o melhor método para promover melhorias

O time de RH deve escolher o melhor método de ensino para aplicar as habilidades elencadas no mapeamento. Um treinamento feito remotamente é uma ótima opção para empresas que buscam flexibilidade e recursos tecnológicos para a capacitação dos funcionários.

 

O mapeamento de competências é uma estratégia interessante para empresas que buscam levantar quais as habilidades mais importantes a se desenvolver dentro do ambiente de trabalho.

 

O UOL EdTech oferece soluções e multiexperiências de aprendizagem e que pode ajudar na capacitação dos funcionários de uma empresa após o mapeamento de competências.

 

Nosso sistema online permite que os colaboradores acompanhem treinamentos com diferentes recursos, que irão ajudar no desenvolvimento profissional de cada um. Para saber mais sobre a nossa solução, clique aqui e conheça!