Blog

O poder de uma plataforma flexível para educação corporativa

content

Imagine um conjunto de Lego e todas as coisas que você pode construir a partir da combinação das peças que você tem em mãos. Pode parecer um conceito simples, mas já pensou se aplicássemos este mesmo pensamento aos seus programas de Treinamento & Desenvolvimento, fazendo com que você pudesse criar qualquer programa de aprendizagem de forma escalável? Esse é o poder de uma plataforma flexível. 

 

Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Então continue lendo! 

Afinal de contas, o que é uma plataforma flexível de educação corporativa?

Como o próprio nome diz, uma plataforma flexível de educação corporativa é uma ferramenta tecnológica composta por diferentes partes que podem agrupar uma série de recursos e funcionalidades de diferentes maneiras.

 

Voltando a falar do Lego, esse brinquedo normalmente funciona de uma determinada maneira: cada pack tem um manual de instrução e um determinado número de peças que cria aquele cenário que foi comprado. O manual também traz sugestões de outras construções que podem ser feitas com aquelas peças - fora o que a pessoa que está brincando com aquele Lego pode criar.

 

Uma plataforma flexível funciona de forma semelhante, onde cada “bloco” da plataforma possui uma função específica que, quando combinada com outras funcionalidades, é capaz de criar experiências de aprendizado únicas e totalmente moldadas para as diferentes necessidades de uma empresa. 

 

Na prática, estamos falando de eliminar as barreiras para a construção e distribuição do conhecimento dentro das organizações e oferecer uma infraestrutura capaz de empoderar as empresas para que elas decidam a melhor forma de fazer isso.

Quais as vantagens da flexibilidade na educação corporativa?

1. Leve a customização para um novo nível

Toda experiência de aprendizado é composta pela combinação de muitas variáveis: formatos de conteúdo, modelos de organização, formas de distribuição, interfaces de consumo, mapas mentais, trilhas e muito mais. 

 

As tecnologias de educação corporativa, como um todo, tendem a ignorar a existência de todas essas combinações e definir modelos padrões para os programas de aprendizado das empresas. Até mesmo as plataformas que falam de experiências personalizadas, costumam limitar as personalizações dentro de um padrão, criando barreiras entre o indivíduo e o aprendizado.

 

Em uma tecnologia flexível, partimos do pressuposto de que não existe uma receita definitiva para educação corporativa e que as empresas precisam ter o poder de definir seus programas de aprendizado. Em outras palavras, a flexibilidade oferece a tecnologia necessária para escolher e construir o seu próprio padrão, adaptando-se totalmente às necessidades da sua empresa.

 

2. Crie processos experimentais

Uma das maiores máximas do mercado de T&D é que o programa de ensino que funciona para uma empresa, não necessariamente irá funcionar para outra. Da mesma forma, as ações de educação corporativa que geram impacto para uma audiência, podem não gerar o mesmo resultado para outra. 

 

Ao combinar e recombinar conteúdos, modelos de distribuição ou interfaces de consumo, a flexibilidade permite transformar a educação corporativa em um processo testável e melhorado continuamente. Afinal de contas, não existe uma fórmula mágica, não é mesmo? O segredo está em aprender com o processo e otimizar os programas a cada novo ciclo. No UOL EdTech chamamos isso de lean education

 

Uma plataforma flexível de aprendizado traz, junto com a customização, um aspecto fundamental para lidar com situações desse tipo no dia-a-dia. O poder de experimentar as diferentes variáveis de uma experiência é o que dita o sucesso do seu programa de T&D. 

 

3. Integre os processos e centralize o aprendizado

É comum nos depararmos com times de treinamento que possuem várias ferramentas para criar seus programas de aprendizado. Uma situação compreensível, mas que gera um grande ruído para o processo de aprendizado e para a gestão das métricas. Afinal de contas, muitas plataformas não conversam entre si.

 

Já uma plataforma flexível para educação corporativa bem estruturada permite que diferentes áreas e objetivos de aprendizagem sejam suportadas pela combinação de diferentes módulos. Isso elimina a fragmentação das ferramentas de treinamento e torna possível a centralização do processo de capacitação, da execução dos programas e da coleta de dados. 

 

4. Expanda as experiências e a coleta de dados

Plataformas flexíveis, como a solução oferecida pelo UOL EdTech, são infraestruturas abertas que se conectam facilmente com outras ferramentas (de gestão, performance, contratação de pessoas e outros). Essa habilidade te dá o poder, não só de expandir as experiências de aprendizado entregando conhecimento ou coletando conteúdos em outras plataformas, como também agregar dados de diferentes ferramentas.

 

Desta forma, é possível avaliar o impacto dos treinamentos com muito mais precisão, observando os reflexos reais dos programas de aprendizado. É possível cruzar, por exemplo, cruzar informações de treinamento e performance de venda dos colaboradores, mensurando resultados verdadeiramente relevantes para o negócio.

Qual o impacto de uma plataforma flexível?

Ao longo desse conteúdo eu te contei um pouco sobre a flexibilidade e as vantagens que isso pode trazer para o seu programa de educação corporativa. Entretanto, se ainda assim você estiver se perguntando que tipo de impacto uma plataforma flexível pode gerar, separei alguns resultados percebidos por alguns de nossos clientes: 

- Redução do tempo de treinamento em 60%;
- Resultados de engajamento superiores às médias de mercado com mais de 80%;
- Engajamento acima de 80% em times gerenciais;
- Aumento de 10% na performance dos usuários mais engajados;
- Engajamento contínuo dos usuários ao longo do tempo;
- Melhoria expressiva na visão das métricas de T&D, trazendo mais elementos para tomada de decisão.

 

Agora que você já conhece o poder de uma plataforma flexível, que tal dar um novo passo nos programas de aprendizado da sua empresa? Nós podemos te ajudar nessa missão! Basta clicar aqui e bater um papo com um de nossos especialistas.