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Contando histórias com dados

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Segundo report da Tableau sobre tendências em Business Intelligence, contar histórias com dados deve ser a nova linguagem das organizações. "Ainda que a automatização seja avançada, os dados sejam vastos e os cálculos inteligentes, se o analista não for capaz de compartilhar suas descobertas com outras pessoas isso pode afetar o impacto da análise", publica o report.

 

Ou seja, no processo de análise de dados saber compartilhar é essencial. Nesse sentido, de acordo com o estudo, a visualização de dados é uma linguagem que está se tornando padrão para os analistas saberem como transmitir informações, de um jeito mais fácil, para quem toma decisões. E essa habilidade, aliada à capacidade de contar as etapas percorridas até a descoberta das informações, é definida como “contar histórias com dados”.

 

Para os responsáveis pelo report, o mercado de trabalho vem refinando a técnica de contar histórias com dados, criando métodos que estimulam conversas sobre os dados, em vez de ficar debatendo até chegar a uma conclusão comum. Essa nova cultura de análise também visa ensinar as pessoas a compreender de fato os dados e a participar da conversa analítica, desde o momento da descoberta até a decisão de negócio.

 

Andy Kirk, especialista em visualização de dados e fundador do VisualisingData.com, diz que uma das funções essenciais da visualização de dados é ser comunicador, "alguém fundamentalmente preocupado com todos os atores envolvidos (solicitantes, stakeholders e público) em um projeto". Ele explica que todo o trabalho de comunicar dados visualmente deve ser direcionado ao público. “Profissionais de dados precisam entender de que maneira o público vai chegar a uma conclusão a partir dos dados visualizados. Ao mesmo tempo, o público tem a responsabilidade de conhecer o assunto a ponto de saber interpretar os dados e também estar disposto a ser informado”, ensina.

 

Kirk conta que histórias de formatos longos (como painéis de rolagem ou em várias páginas) passaram a ser mais comuns, permitindo ao analista apresentar sua abordagem por etapas até a conclusão. "Com esses métodos, os analistas podem mostrar a progressão da análise e destacar as informações que descobriram nos dados, além das suposições resultantes. A partir disso, criam uma conversa mais abrangente sobre as informações. Isso abre espaço para pessoas de outras funções ou departamentos colaborarem com mais contexto empresarial, estimulando a diversidade de perspectivas antes de uma decisão de negócio", ilustra.

 

A conclusão do report é que à medida que mais organizações criem equipes e fluxos de trabalho com foco na colaboração analítica e estimulem a abordagem de contar histórias com dados para estruturar suas informações, mais vão ser capazes de envolver, informar e testar ideias. Assim, mais pessoas vão conseguir interpretar dados e explicar seus processos de análise, com maior potencial de impactar os negócios.