Competir num mercado em “ruptura digital” tem sido uma questão crucial para o sucesso na execução das estratégias.
Isso tem levado as organizações a repensar seus modelos de desenvolvimento incorporando os elementos determinantes da estrutura organizacional. Na medida em que as decisões de desenvolvimento e gestão de talentos considere esses componentes do contexto certamente ficarão mais propensas a desbloquear seu potencial no mundo digital.
Com base em estudo realizado por pesquisadores da SpencerStuart, devem ser levados em conta os seguintes aspectos para desenho da estratégia digital:
Falta de vocabulário comum
Quando pessoas de diferentes áreas da organização discursam sobre o “digital”, em geral estão se referindo a um conjunto heterogêneo de forças: o crescimento do e-commerce, a influência das mídias sociais, a promessa do Big data, a proliferação de dispositivos móveis, a nova realidade da segurança cibernética, o potencial da nuvem em termos de processamento e armazenamento — cada um dos quais com implicações diferentes para o negócio. A falta de um vocabulário comum entre os principais players em uma organização é muitas vezes um obstáculo para encontrar soluções e definir uma estratégia, prioridades e planos.
Tipo de impacto
Para algumas organizações, o impacto do digital pode ser focado e restrito enquanto para outras, as forças digitais podem representar uma ruptura importante no modelo de negócio. E há ainda aquelas em que o digital pode significar uma enorme oportunidade para ganhar eficiência e economia.
Outros fatores essenciais
Ao implementar planos digitais, as empresas muitas vezes ignoram a importância de uma ampla gama de outras questões que impactam o sucesso de iniciativas digitais, tais como o grau de sofisticação atual da tecnologia dentro da organização, a dinâmica cultural, a velocidade e a transparência do processo de tomada de decisão e a disponibilidade de talento.
Passar para uma arquitetura organizacional digital normalmente não é intuitivo. O fato é que não há mais uma única resposta certade como se organizar para o digital: a abordagem correta será sempre específica para cada negócio, levando em conta quais plataformas digitais deve priorizar, qual nível de prontidão para a mudança e qual estratégia vai nortear o progresso digital do negócio.
Para orientar a criação de modelos digitais funcionais e alavancar a eficiência operacional recentemente, o World Economic Forum listou um conjunto de capacidades fundamentais: