Blog

Dia do profissional de RH: qual a importância da data?

content

Em 3 de junho de 1976, a WEFPMA (World Federation of People Management Associations), criou o dia do profissional de RH para reconhecer os atuantes da área de forma devida. Essa federação global tinha o objetivo de desenvolver e tornar a gestão de pessoas ao redor do mundo cada vez mais eficaz, o que acabou se viabilizando devido à adesão da data comemorativa por diversos países.

 

Mais de 40 anos se passaram e a data continua sendo lembrada por impactar o profissional de RH; isso porque ela dá destaque à rotina das pessoas que atuam na área. Mas será que a data tem o mesmo sentido e relevância que tinha quando surgiu? 

 

No período em que estamos, a data ganha uma dimensão muito importante por estarmos de frente aos mais diversos tipos de tendências tecnológicas e até mesmo mercadológicos. Portanto, qual a importância da data nos dias de hoje e como celebrá-la na sua organização? Confira o texto!

Qual a importância do dia do profissional de RH?

De acordo com o Guia Salarial 2023, elaborado pela empresa de recrutamento Robert Half, projetou que a área de Recursos Humanos será a segunda que mais vai contratar neste ano, atrás apenas do setor da Tecnologia. O relatório ainda mostra que os cargos mais procurados são de recrutador, employer branding e gerente. 

 

Mas e qual a importância de termos um dia para relembrar os profissionais de RH? Confira 4 razões!

 

1. Aumento do sentimento de pertencimento

 

Esse aspecto está muito relacionado ao reconhecimento e a valorização de pessoas colaboradoras já que, antes de qualquer coisa, ao verem que a sua organização se importa com criar qualquer tipo de campanha ou ação focada no dia do profissional do RH.

 

Neste sentido, o funcionário se sente parte da organização e acaba por se motivar e dedicar a sua função para que a empresa consiga conquistar os melhores resultados. Pequenas ações que incentivem isso podem eventualmente tornarem-se de grande importância para os resultados já que mais engajados estarão os colaboradores, mais produtividade existirá neste espaço e mais talentos serão retidos.

 

2. Melhoria do clima organizacional

 

É fato que o clima organizacional é resultado direto da satisfação — ou da insatisfação — das pessoas colaboradoras; portanto a data pode ser comemorada com o intuito de otimizar esses resultados. Com foco em promover um ambiente que motive e engaje os colaboradores a alcançarem bons resultados, a data pode surgir com o pretexto de promover um ambiente de valorização e reconhecimento dos funcionários.

 

  1. Essa ocasião especial ainda pode fortalecer a cultura organizacional, destacando os valores e princípios fundamentais que orientam as práticas de RH. Intimamente ligada ao aspecto que mencionamos acima no texto, isso ajuda a criar um senso de pertencimento e identidade para os funcionários, promovendo um ambiente de trabalho saudável e engajado.

 

3. Ressaltar a importância do RH

 

  1. Muitas vezes, as pessoas não têm plena consciência do impacto que o setor de Recursos Humanos tem em uma organização. Ao celebrar o Dia do RH, pode-se aumentar a conscientização sobre a importância do RH para o sucesso das empresas.

  2.  
  3. Neste contexto, podem ser realizadas ações que deem mais visibilidade as funções destes profissionais, o que pode vir até mesmo a revelar como o setor é enxergado dentro da organização. Isso pode até vir a destacar a necessidade de investir em práticas e políticas de RH eficazes.

 

4. Desenvolvimento profissional

 

Com tantas atribuições cotidianas, um dia em celebração se faz completamente necessário para os profissionais da área. Até mesmo porque, como mencionamos anteriormente, os períodos mudam e, hoje, com a tendência do lifelong learning, os profissionais precisam estar sempre atualizados com relação às melhores práticas de mercado.

 

A data pode muito bem servir para que as organizações estruturem planos de desenvolvimento focados na área, promovam e até mesmo capacitem os profissionais de RH para que estejam cada vez mais alinhados às boas práticas do mercado. 

Como celebrar o dia do RH na sua organização?

Existem alguns pontos fundamentais para serem realçados neste período com o intuito de valorizar a atuação dos profissionais de RH, afinal de contas, é importante reforçar que ações que estejam alinhadas nos motivadores que mencionamos acima. Com base nisso, confira a seguir algumas ações para serem realizadas na data!

 

Reconheça devidamente os colaboradores

 

Como a área de Recursos Humanos desempenha um papel crucial dentro das organizações, cuidando do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e bem-estar dos funcionários, é fundamental fazer uma ação que valorize as pessoas responsáveis por esses setores. A celebração é uma forma de expressar gratidão e apreciação pelo trabalho que eles realizam.

 

Reconhecer e valorizar não deve ser um ato padronizado já que depende muito do contexto da empresa e até mesmo dos colaboradores. Seja por meio do agradecimento pessoal realizado via e-mail personalizado ou até mesmo com alguma publicação nas redes sociais da empresa reconhecendo os principais colaboradores da empresa, é importante aproveitar a data para reconhecer a atuação rotineira desses profissionais. 

 

Desenvolva os colaboradores profissionalmente

 

Já mencionamos que esse aspecto é importante de ser pensado nesta data, mas como realizá-lo de fato? As possibilidades são diversas e depende muito da atribuição de cada pessoa colaboradora e do que elas esperam por ser planos de carreira.

 

Dentro de suas respectivas áreas, os colaboradores podem ser capacitadas por meio de cursos e programas de treinamento ou até mesmo participar de projetos estratégicos focados em gestão de pessoas que sirvam para desenvolve as mais diversas habilidades do profissional.

  1.  

Comemore conquistas e resultados

 

Como os profissionais tem uma atuação para além do 3 de junho, é importante reconhecer o trabalho de cada um e dar destaque para o que já fizeram ao decorrer do tempo. Esse tipo de atividade é fundamental para ressaltar a importância da atividade de cada pessoa colaboradora do setor.

 

Na data, pode-se reconhecer e premiar os projetos relevantes dos colaboradores ou destacar os avanços gerais realizados no que diz respeito à gestão de pessoas da empresa. Esse tipo de ação motiva os profissionais de RH a continuarem seu trabalho e reforça o impacto positivo que eles têm nas organizações.

 

Neste texto, trouxemos a importância de se lembrar o dia do profissional de RH e como aplicá-lo na sua organização da forma mais adequada. É muito importante reconhecer a atividade fundamental desses profissionais que atuam cotidianamente com pessoas colaboradoras de todas as áreas de uma empresa.

 

Você é da área de RH, gostou do conteúdo e quer se desenvolver? Confira o RH para todos, que instrui conceitos e informações relevantes do mundo do setor para todos os colaboradores.