Blog

O que é ESG e como implementá-lo nas empresas?

content

ESG é uma sigla em inglês que, em tradução livre, traz uma palavra para os conceitos Ambiente, Social e Governança. O conceito consiste em um conjunto de práticas realizadas no ambiente corporativo que envolvem esses três aspectos a fim de reduzir o impacto negativo causado no mundo.

 

No Brasil, as buscas pelo termo no Google cresceram em 150% em fevereiro de 2022 quando comparados ao mesmo mês de 2021, conforme aponta um levantamento do Google Trends. Entretanto, embora seja relevante, quais são os benefícios reais da sua aplicação no contexto da educação organizacional? Confira a seguir!

O que é ESG?

No contexto organizacional, é comum confundirmos a sigla com produtos sustentáveis ou até mesmo com um ecossistema de indicadores do conceito. No entanto, as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa são muito mais do que isso e envolvem até mesmo questões associadas à cultura da empresa. 

 

É importante enxergar o ESG como um norte que guia às empresas para um padrão de boas práticas mercadológicas relacionadas aos seguintes aspectos:

 

  • Ambiental: que diz respeito às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente, como os debates relacionados ao aquecimento global, à diminuição da emissão de carbono, à poluição, desmatamento, gestão de resíduos, etc;
  • Social: que refere-se à responsabilidade social da empresa, como ações em respeito aos direitos humanos, diversidade nas equipes, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade e envolvimento com a comunidade, etc;
  • Governança: que está ligado às políticas da empresa, como a conduta corporativa, à composição do conselho, às práticas anticorrupção, auditorias, etc.

 

Com base nessas condutas, as empresas utilizam estratégias específicas, focadas em seus respectivos setores, para atuar de forma mais responsável perante o mercado.

 

Quer saber mais detalhes sobre o conceito? Confira o curso "ESG - TRANSFORME SUA EMPRESA EM UMA ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL"

Quais os benefícios de investir em ESG nas empresas?

Realizado em 2022, o levantamento do IBM Institute for Business Value (IBV) mostrou que o conceito ESG está sendo tratado como prioridade máxima por 48% dos CEOs brasileiros, o que representa um aumento de 65% em apenas um ano. Isso acontece porque o tema traz diversos benefícios para as empresas, tais como: 

 

Geração de propósito: essa abordagem não está diretamente associada a geração de resultados, já que foca mais nos motivos pelos quais a empresa deve ser ESG. Razões como atender as expectativas e demandas de stakeholders como clientes, colaboradores e investidores e gerir riscos de forma mais eficaz com base nos três conceitos são muito almejadas já que acabam trazendo grande relevância para a competividade nas empresas;

 

  1. Eficiência operacional: muito associado com o aspecto anterior, práticas ESG muitas vezes estão associadas a melhorias na eficiência operacional, como a redução do consumo de energia, água e matérias-primas, que podem resultar em economia de custos a longo prazo. Além disso, abordar questões sociais, como a segurança dos colaboradores e o bem-estar no local de trabalho, pode levar a uma maior produtividade e melhoria no clima organizacional;

 

  1. Atração de investimentos: cada vez mais, os investidores estão direcionando seu capital para empresas que incorporam práticas ESG em suas operações. Gerar propósito com ESG pode atrair investidores comprometidos com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Esses investidores podem trazer não apenas recursos financeiros, mas também expertise e conexões para impulsionar o crescimento da empresa.
  2.  
  3. Atração e retenção de talentos: não somente investidores estão interessados nos conceitos ESG, já que os profissionais de hoje estão cada vez mais interessados em trabalhar para empresas que compartilham seus valores e estão comprometidas com questões sociais e ambientais. Portanto, adotar práticas ESG pode ajudar a atrair e reter talentos qualificados, além de promover um ambiente de trabalho positivo.
  4.  
  5. Resiliência a longo prazo: A geração de propósito com ESG permite que as empresas adotem uma perspectiva de longo prazo em relação aos seus negócios. Ao considerar as consequências de suas ações no meio ambiente, na sociedade e na governança, as empresas podem construir uma base sólida para sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo. Isso envolve garantir a conservação dos recursos naturais, o bem-estar das comunidades e a responsabilidade na tomada de decisões.

 

Confira também: Como gerar valor na sua empresa com práticas ESG?

Qual a relação do ESG com a educação corporativa?

Claro que, com a importância do assunto no cotidiano das empresa, é fundamental que todos os níveis de profissionais sejam treinadas e cada vez mais capacitados em alinhamento ao conceito ESG. Neste contexto, uma grande aliada é a educação corporativa, já que ela indica os nortes a serem tomados dentro da organização, seja pelos colaboradores ou pelas lideranças. Mas de que forma ela pode auxiliar?

 

Antes de tudo, é importante destacar que a educação corporativa ajuda a conscientizar sobre questões globais de uma forma geral, já que o conceito ESG aborda desafios globais urgentes como mudanças climáticas, desigualdade social, corrupção e gestão responsável dos recursos naturais, por exemplo. Ao integrar o ESG na educação corporativa, as empresas podem fornecer informações e conscientização sobre essas questões aos seus colaboradores, o que cria uma compreensão mais ampla do impacto das ações corporativas no mundo e motiva a busca por soluções sustentáveis.

 

Diversas são as formas para impactar os colaboradores diretamente, sendo algumas delas:

 

  1. Desenvolvimento de competências: a educação corporativa focada em ESG pode ajudar a desenvolver as competências necessárias para lidar com os desafios e oportunidades associados a essas questões. Isso porque os colaboradores podem aprender sobre assuntos relacionados ao conceito por meio de ações em seus planos de carreira ou até mesmo em treinamentos sazonais. Isso fortalece a capacidade da equipe para enfrentar os desafios do mundo empresarial.

  2.  
  3. Engajamento e motivação dos colaboradores: engajar os colaboradores cria um senso de propósito e pertencimento, pois os profissionais envolvidos se sentem parte de uma organização que se preocupa com questões mais amplas do que apenas os resultados financeiros. Além disso, ao oferecer oportunidades de aprendizado relacionadas a questões de interesse pessoal e social, as empresas podem aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, sendo assim uma via de mão dupla.

  4.  
  5. Cultura organizacional responsável: a união dos dois aspectos anteriores acaba por colaborar para que as empresas construam uma cultura organizacional responsável e sustentável. Os valores e princípios relacionados ao ESG são transmitidos e reforçados por meio da educação corporativa, impactando as atitudes, comportamentos e decisões dos colaboradores em todos os níveis da organização. Consequentemente, isso contribui para uma cultura ética, transparente e comprometida com a responsabilidade social e ambiental

Como implementar o ESG na empresa? Confira dicas!

  1.  

Com o potencial do ESG sendo provado, quais são os seguintes passos para de fato implementar o conceito ESG na sua organização? Confira as nossas 5 dicas!

 

  1. 1. Invista em educação e conscientização

  2.  
  3. Como já mencionamos a forte relação do conceito ESG com a educação corporativa, é de grande importância que você invista em programas de educação e conscientização para os colaboradores sobre o tema e as suas implicações. Enquanto educação e conscientização estiverem lado a lado, forneça treinamentos, workshops e materiais educacionais para garantir que todos na organização compreendam o significado e a importância do ESG.

 

2. Garanta o comprometimento das lideranças

 

  1. O comprometimento da alta liderança é fundamental para o sucesso da implementação do ESG. Os líderes devem estar alinhados com os princípios e valores do ESG, comunicar a importância dessas práticas e liderar pelo exemplo. Para isso, é importante que identifiquem os principais desafios e impactos relacionados ao tema e entendam como eles podem influenciar o desempenho e a reputação da organização.

 

3. Defina metas e indicadores claros relacionados ao tema

 

  1. A redução de emissões de gases de efeito estufa, o aumento da diversidade no ambiente de trabalho e a implementação de políticas de governança são alguns exemplos de ações mensuráveis que se podem ser tomadas conforme cada uma das siglas do ESG. É importante que, quando desenvolver ações que digam respeito a esses assuntos, se tenha bem estabelecido também os indicadores de desempenho para monitorar o progresso e a prestação de contas.

  2.  

4. Engaje com os stakeholders

 

Como já mencionamos, é importante envolver todas as pessoas relacionadas na empresa; o que envolve não só colaboradores e lideranças, mas também os stakeholders. Envolvê-los é essencial para o sucesso da implementação do ESG, ainda mais com os mais relevantes. Realize consultas regulares com clientes, funcionários, investidores e comunidades locais para entender suas expectativas e prioridades relacionadas ao ESG. Isso ajudará a direcionar as ações e garantir uma abordagem mais abrangente.

 

5. Seja transparente com os relatórios de ESG

 

  1. Pode parecer óbvio de primeira instância, mas é importante manter clareza sobre as ações e o progresso relacionados ao ESG, não somente como uma ação de governança mas para auxiliar em um alinhamento geral entre as pessoas envolvidas. Comunique os esforços e os resultados de forma clara e acessível, tanto internamente para os colaboradores quanto externamente para os stakeholders. Considere a elaboração de relatórios de sustentabilidade e participe de iniciativas voluntárias de divulgação de informações ESG, por exemplo.

 

Neste conteúdo, conferimos a importância do ESG para as empresas e como a educação corporativa pode ajudar não somente a conscientizar mas também a capacitar profissionais em questão para, eventualmente, gerar valor a longo prazo. Destacamos que todos os aspectos do conceito (ambiental, social e governamental) precisam ser desenvolvidos no ambiente de trabalho, isso porque ele promove práticas sustentáveis, responsáveis e éticas para com as pessoas e com o meio ambiente.

 

Gostou deste material? Confira a nossa coleção de conteúdos sobre ESG na prática e comece a aplicar os conceitos na sua empresa!