SEO e o posicionamento orgânico: como pode ajudar a sua empresa? - UOL EdTech
De e-commerce de roupas até site voltado para a área da saúde, como site que oferece teste de covid, por exemplo, todas as páginas web precisam investir em posicionamento orgânico e explicaremos o por quê! Quando falamos que o posicionamento orgânico é importante, quer dizer que o SEO é importante. Isso porque para conseguir […]
De e-commerce de roupas até site voltado para a área da saúde, como site que oferece teste de covid, por exemplo, todas as páginas web precisam investir em posicionamento orgânico e explicaremos o por quê!
Quando falamos que o posicionamento orgânico é importante, quer dizer que o SEO é importante. Isso porque para conseguir um bom posicionamento nos resultados orgânicos (não pagos) é necessário otimizar o site com técnicas de SEO.
Ao fazer isso, você estará “brigando” com os seus concorrentes – que utilizam as mesmas palavras-chave relacionadas ao seu negócio – para aparecer em um posicionamento melhor que o deles.
Vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais na internet, fazendo pesquisas em busca de produtos e serviços e encontrando empresas que atendem às suas necessidades.
E na maioria das vezes essas pessoas estão fazendo essas pesquisas no Google, que é o maior e mais famoso mecanismo de pesquisa.
No entanto, para conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google ou de outros mecanismos de pesquisa, sem pagar – ou seja, sem investir em tráfego pago -, é necessário se dedicar ao SEO.
Mas, será que o posicionamento orgânico é tão importante assim para uma empresa?
Já podemos adiantar que sim, ele é!
Continue a leitura para compreender porque o posicionamento orgânico pode, de fato, ajudar a sua empresa!
Como o SEO pode ajudar a sua empresa
Sem mais delongas, aqui estão formas do SEO ajudar a sua empresa e que você deve considerar para investir em obter um bom posicionamento orgânico.
1. Constrói o conhecimento da marca
A otimização de mecanismos de pesquisa depende das palavras-chave apresentadas em seu conteúdo. Uma vez que os mecanismos de pesquisa como o Google rastreiam seu site, eles determinarão onde você se classifica nas páginas de resultados (SERP).
Conforme você cria estratégias e aprimora seu SEO, o seu site pode chegar ao topo dessas páginas de pesquisa.
Se você está se perguntando por que o SEO é importante, saiba que a maioria das pessoas não olham além da primeira página de uma pesquisa.
Isso significa que é essencial obter uma posição no topo da página para as palavras-chave da sua empresa.
Quando um cliente potencial procura seu produto ou serviço, o SEO ajuda a garantir que o link do seu site seja exibido.
Quanto mais palavras-chave e pesquisas relevantes você aparecer, mais visitantes reconhecerão sua empresa.
Com o SEO, você pode colocar sua empresa no mapa. À medida que as pessoas veem seu site e o nome da empresa com mais frequência, elas começarão a associá-la como o único recurso de que precisam.
2. Aumento do tráfego no site
Assim que você começar a classificar em SERPs para pesquisas relevantes, as pessoas que pesquisaram com as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, clicarão no seu link e visitarão seu site.
Aumentar o tráfego de entrada do site pode ajudá-lo a fechar mais vendas. Dessa forma, você pode converter esses visitantes em clientes potenciais e, em seguida, em conversões de vendas.
Conforme você aumenta o tráfego do seu site, a classificação de SEO para essas páginas também aumenta. Dessa forma, você terá uma classificação ainda mais elevada nos SERPs.
Com um pouco de ajuda de SEO, você pode determinar as melhores estratégias de otimização para aumentar o tráfego de entrada.
Então, você pode encontrar maneiras novas e criativas de interagir com seus visitantes. Isso pode incluir uma opção de chat, comentários no blog e assim por diante.
3. Aumento de credibilidade da empresa
Os benefícios da SEO e posicionamento orgânico também envolvem a reputação da sua empresa.
Uma classificação mais alta no SERPs pode mostrar aos usuários que você é um recurso confiável. Quando eles clicam no seu site e encontram conteúdo informativo, você também pode desenvolver uma forte confiança com esses visitantes.
A forte credibilidade da empresa e a confiança na marca ajudarão a aumentar as conversões.
Outra forma de aumentar a credibilidade da sua empresa é postar regularmente no blog da empresa. Escolha tópicos com palavras-chave relevantes para o que seus clientes estão pesquisando.
Quando encontrarem o conteúdo exato de que precisam em seu site, eles começarão a reconhecê-lo como uma autoridade em seu setor.
A confiança e a autoridade dessa marca podem ajudá-lo a se destacar dos concorrentes. Também pode ajudá-lo a reter seus clientes, que desejam depender de uma empresa honesta e confiável.
4. Aumenta o valor da marca
Ao fornecer a seus leitores conteúdo informativo baseado em pesquisas, você também está agregando valor à sua marca.
Com a ajuda de SEO, você pode garantir que clientes em potencial encontrem esse conteúdo. Assim que o fizerem, conseguirão ver o valor que você pode oferecer.
Quando os clientes começarem a ver o seu valor, eles também começarão a preferir sua empresa em vez de um concorrente.
Uma estratégia de SEO forte pode ajudá-lo a mostrar esse valor aos visitantes antes mesmo de clicarem nos links do seu site.
Para fazer isso, escreva fortes títulos e meta descrições de SEO. Isso ajudará os usuários a reconhecer o valor do conteúdo da sua página diretamente do mecanismo de pesquisa.
5. Sua empresa acompanha os concorrentes
Quando você tem uma classificação mais elevada com posicionamento orgânico nas SERPS, também está acima de seus concorrentes. Como mencionamos, isso ajudará os clientes em potencial a ver você como a opção mais confiável.
Provavelmente, seus concorrentes já estão implementando uma estratégia de SEO como parte de seu plano de marketing.
Com o planejamento certo, você pode impulsionar seu site acima de outros que são exibidos para suas palavras-chave.
O conteúdo otimizado do mecanismo de pesquisa atualizado regularmente também lembra os clientes de sua presença. Os concorrentes que abandonaram o SEO não manterão as classificações das páginas por muito tempo.
Portanto, publique conteúdo regular com base em suas palavras-chave. Isso o ajudará a classificar para uma variedade de palavras que seus concorrentes já estão classificando.
Quanto mais você postar (e quanto mais estratégias de SEO você implementar), melhor será sua classificação.
Lembre-se de que a maioria das pessoas não verifica os resultados da pesquisa na segunda página.
Isso significa que é essencial ter uma classificação tão alta quanto possível nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Caso contrário, seus concorrentes estão recebendo todos esses cliques – e vendas.
Conclusão
Agora que você já sabe como o SEO e o posicionamento orgânico podem ajudar a sua empresa, se você realmente quer se destacar nos resultados dos mecanismos de pesquisa, foque na otimização do seu site.
Vale dizer que para se ter sucesso com o SEO é necessário ter muita dedicação e sempre aplicar técnicas que são bem aceitas pelos mecanismos de pesquisa.
Portanto, se você decidiu que irá aplicar as técnicas de SEO sem a ajuda de um profissional, recomendamos que estude muito para não cometer nenhum erro e não correr o risco do seu site ser penalizado pelo Google.
Porém, se prefere deixar a otimização do seu site nas mãos de um profissional, procure por uma opção que seja confiável. Afinal de contas, estamos falando do seu site.
Esperamos que tenha gostado do artigo e que agora esteja claro como o SEO pode, de fato, ajudar a sua empresa!