Blog

Tecnologia de treinamento: como usar a favor da sua equipe?

content

Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível capacitar colaboradores para desempenharem as suas funções mais detalhadamente e outras atividades dentro da empresa. A educação corporativa à distância foi o método mais indicado para aplicação da tecnologia, uma vez que permitia que os funcionários aprendessem de qualquer lugar e a qualquer momento.

Para você que é responsável pela capacitação de colaboradores de um negócio, separamos aqui os principais tipos de tecnologia de treinamento para aplicar em uma empresa em forma EaD. Além dos motivos mais latentes para adotar essa ferramenta como método de aprendizagem!

Quais são os principais tipos de tecnologia de treinamento?

A aplicação de uma tecnologia para treinamento é a forma mais atual de potencializar os resultados dentro de uma empresa. Com esse investimento é possível que os colaboradores desenvolvam novas aprendizagens e que combinem ferramentas atuais com os conhecimentos necessários para o ambiente de trabalho.

No mercado existem diversas formas de aplicar as tecnologias, seja de maneira presencial ou virtual. Por isso, separamos aqui alguns dos principais modelos online para que você escolha o melhor para o seu negócio.

 

Gamificação

A gamificação é uma metodologia que transforma capacitações em jogos para que o colaborador desenvolva de forma lúdica novas habilidades, aprenda conceitos mais atualizados e até mesmo se integre melhor à empresa. Isso pode ser aplicado por meio de resolução de problemas ou situações de conflito, entre outros.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas nessa prática, como realidade virtual, avatar de um personagem da empresa, escape game, entre outros. 

Mas é importante ressaltar que a gamificação não é uma tecnologia de treinamento, e sim uma metodologia de aprendizagem. Não necessariamente terá o uso de recursos tecnológicos na gamificação, é apenas uma opção.

 

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que pode reproduzir cenários cotidianos e ajudar no treinamento dos colaboradores de uma empresa. 

Por meio de um óculos para realidade virtual ou também através de um smartphone, é possível reproduzir uma situação real e fazer com que o funcionário aprenda de forma prática e interativa, imerso naquela realidade. 

 

Aprendizagem adaptada

A tecnologia de treinamento também pode ser aplicada na aprendizagem adaptativa. Esse é um método que busca criar ciclos de aprendizagem entre os colaboradores e repeti-los para que aprendam de vez sobre um assunto (e mantenham-se atualizados).

O uso de recursos tecnológicos, como chatbots programados para tirar dúvidas dos funcionários durante ou depois de uma capacitação, pode potencializar o conhecimento dos times de uma empresa e ajudar no processo de aprendizagem.

É importante ressaltar que a tecnologia de treinamento com o método de adaptive learning valoriza o uso de ferramentas para atualizar os colaboradores sobre determinado conteúdo, além de estimular o nivelamento para que os times tenham uma mesma base de conhecimento.

 

Dispositivos móveis

Os dispositivos móveis também podem servir também como ferramenta de aprendizagem para os colaboradores de uma empresa. Os aparelhos ajudam a manter o treinamento mais dinâmico e inovador, já que não são usados comumente, o que pode refletir em mais interesse de participação por parte dos funcionários.

Com um smartphone, por exemplo, é possível assistir ao treinamento na modalidade EaD e ainda tirar as suas dúvidas com os tutores, participar nos chats de conversas e manter uma comunicação ativa com os outros participantes.

 

Podcasts

A tecnologia de treinamento em podcasts é uma maneira de integrar a aprendizagem corporativa com uma conversa descontraída, sem as amarras de capacitações profissionais, que exigem grande parte das vezes uma formalidade que pode soar cansativa para o colaborador. 

Esse recurso permite que o funcionário aprenda sobre determinado assunto apenas escutando o bate-papo entre especialistas. 

Por que utilizar a tecnologia de treinamento na sua empresa?

Investir em tecnologia de treinamento incentiva que a empresa construa projetos de aprendizagem inovadores, com diferentes métodos para estudos e com recursos que irão ajudar no desenvolvimento dos colaboradores. 

Essa diversidade é primordial para potencializar e fazer com que eles se tornem funcionários cada vez mais de alta performance. 

Para quem está pensando em adotar a tecnologia de treinamento de maneira remota, esses são alguns dos benefícios:

  •  - Acesso aos conteúdos a qualquer momento;
  •  - Redução de custos com impressão de materiais e reserva de locais para treinamentos;
  •  - Oferecer conteúdos personalizados;
  •  - Flexibilidade de horários para assistir e reassistir às aulas.

Conclusão

A tecnologia para treinamento é uma grande aliada dentro das empresas. Mesmo que muitos segmentos queiram manter o ensino tradicional entre os colaboradores, oferecer ferramentas como aulas EaD é uma maneira de investir em mudanças positivas para o mercado.

O UOL EdTech pode ser o seu parceira neste mercado e oferecer a melhor implementação de ensino tecnológico dentro da sua empresa!

Nós damos aos colaboradores a oportunidade de uma aprendizagem com multiexperiências, em que os recursos tecnológicos como o adaptive learning e pontuação de scoring por progresso ajudam no desenvolvimento de cada funcionário.

Para saber mais, fale agora mesmo com os nossos experts e conheça sobre as nossas soluções!