Desde a década de 90, a internet surgiu indicando que o amanhã de todo e qualquer profissional, independente da área de atuação, passaria pela tecnologia. Com um mercado em constante mudança, é difícil prever de fato quais serão as mudanças de fato. Entretanto, alguns nortes já estão sendo apontados e é importante pensar em formas de adequar colaboradores na sua organização tendo essas informações de base.
De acordo com o mais recente relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, cerca de 69 milhões de empregos serão criados até 2027, ao passo que cerca de 83 milhões de empregos serão eliminados do mercado de trabalho que conhecemos atualmente. Além disso, quase um quarto dos empregos (23%) devem mudar nos próximos cinco anos. Mais de 800 empresas mundiais foram entrevistadas.
Essa mudança radical acontecerá porque diversas macrotendências irão impactar o mercado que conhecemos atualmente, tais quais os padrões ESG e a localização das cadeias de suprimento, que serão os principais impulsionadores de crescimento de emprego. Além disso, os maiores desafios econômicos incluem inflação alta, crescimento econômico mais lento e escassez de suprimentos.
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Mas e como se preparar para este contexto de trabalho? Como identificar os gaps e como se capacitar para o mercado do futuro? Confira o texto a seguir e descubra!
Antes de tudo, é importante pensar que o mercado de trabalho já apresenta algumas grandes mudanças. De acordo com o mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial, “Future of Jobs”, 2023 já conta com algumas características marcadas por avanços tecnológicos. Esses avanços já impactam tanto positivamente quanto negativamente algumas carreiras, já que os empregadores da pesquisa estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores atuais serão interrompidas nos próximos cinco anos.
Atualmente, já existem muitas atividades sendo realizadas que envolvem diretamente tecnologia. As 7 principais apontadas pelo Future of Jobs foram:
1. Especialistas de IA e Machine Learning;
O relatório revela que existem 10 carreiras que os respondentes esperam crescer mais rapidamente entre 2023 e 2027, com base nos modelos de emprego existentes atualmente, sendo elas:
1. Especialista em IA e Machine Learning;
O relatório ainda aponta a outra face da moeda: os empregos que declinarão mais rapidamente dentro do mesmo período, sendo eles:
1. Caixas de banco e colaboradores relacionados;
Esses cenários são bastante guiados pelas frentes da tecnologia, da digitalização e da sustentabilidade. Entretanto, este é um aspecto bastante diferente do relatório deste ano em comparação aos dos anos anteriores: ele não mais foca quase que exclusivamente no impacto da tecnologia no setor, e sim traz um grande contexto sociopolítico e econômico do mundo neste últimos anos.
Ainda assim, vale considerar que temos o impacto da tecnologia mais constante do que nunca nas nossas vidas. Com a recente alta da Inteligência Artificial e da automatização de forma geral, é esperado que as carreiras que envolvem colaboradores que atuam com tarefas manuais e repetitivas estejam cada vez mais decadentes.
No que diz respeito as macrotendências indicadas pelo mercado de trabalho, mais de 85% dos entrevistados identificaram que as principais alavancas de transformação até 2027 serão: a adoção de tecnologias novas e de ponta, a ampliação do acesso digital, a aplicação mais ampla de governança no que diz respeito ao ESG, o aumento do custo de vida e o lento crescimento econômico.
Com exceção do desenvolvimento das tecnologias robótica, humanoide e não-humanoide, espera-se que todas as tecnologias criem empregos nos próximos cinco anos. Neste sentido, os dados obtidos foram:
• 86% das empresas pretendem incorporar plataformas digitais e aplicativos para impactar com digitalização e automatização;
Já no que diz respeito à automação e à fronteira do homem máquina tanto hoje quanto no futuro, os principais dados obtidos foram:
• 66% das funções de base são executadas por humanos e, consequentemente, 34% por maquinas;
• 65% das funções serão realizadas com processamento de dados e automatização de informações, com 35% da automatização do raciocínio e de tomadas de decisão estratégicas sendo feitas por automatização;
No que diz respeito à qualificação e a requalificação dos colaboradores, isso ocorrerá de forma mais acelerada do que nunca. Entretanto, essa necessidade de aceleração traz problemas como:
• 6 a cada 10 trabalhadores precisam de treinamento, mas apenas metade dessas pessoas tem acesso a oportunidades de treinamentos adequados hoje. Claro que isso envolve a escassez de talento do mercado — seja por resistência, por não terem acesso à capacitação ou por não conseguirem financiá-la.
Em questão de priorização do trabalho, a maioria das empresas aprimorará o aprendizado e o treinamento no ambiente de trabalho como estratégia para atingir resultados no sentido da automatização, os dados foram:
• 4 entre 5 empresas esperam implementar estratégias de Treinamento e Desenvolvimento como estratégia para alavancar resultados. A maioria esmagadora diz que vão privilegiar iniciativas internas personalizada e lideradas pela própria empresa ao invés de treinamentos e cursos externos;
• Os empregadores estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores serão interrompidas ou extintas, pois são substituídas por outras;
• Hoje, temos 10% mais empregos na indústria da educação com 3 milhões de empregos adicionais. Qualquer pessoa que vai ensinar ou acompanhar o desenvolvimento de outras pessoas.
Além dos dados que apresentamos, o “Future of Jobs” ainda apontou a existência das 10 skills mais importantes de 2023 para as empresas. É válido ressaltar que grande parte delas são consideradas soft skills, sendo elas:
Caso uma empresa precise melhorar o seu NPS (Net Promoter Score), índice que permite saber se os clientes são promotores, neutros ou detratores, é necessário desenvolver o pensamento analítico. Com uma visão mais completa da experiência do cliente, é possível identificar quais são os problemas reais e desenhar as soluções mais adequadas.
Essa habilidade não sai de tendência por poder permitir com que problemas complexos sejam solucionados de forma estruturada e sistemática, além de também possibilitar a tomada de decisão assertiva e garantir a eficiência operacional. Este aspecto aumentou a relevância por uma posição em comparação ao relatório de 2020.
Em meio a tantos avanços tecnológicos, esse aspecto é o que reforça a necessidade humana no ambiente de trabalho. Isso porque eles são capazes de pensar e raciocinar ideias para que novas possam ser criadas.
Por estar intimamente relacionado à inovação, ter este aspecto bem desenvolvido ajuda a desenvolver a primeira skill da lista, além de tornar a adaptação às mudanças muito mais fácil de lidar. Este aspecto aumentou a relevância por quatro posições em comparação ao relatório de 2020.
Atuar dessa forma garante com que, enquanto os profissionais estejam alinhados a um plano de carreira, eles sintam cada vez mais autonomia para a realização de suas atividades. Isso
É muito importante ter profissionais que trabalham esses aspectos não somente para o impacto positivo nos resultados da empresa, mas sim para que se sintam satisfeitos e realizados com suas demandas. Este aspecto diminuiu a relevância por uma posição em comparação ao relatório de 2020.
Lado a lado com a habilidade anterior, é importante garantir que os profissionais saibam o que querem e quais os passos necessários para atingirem seus objetivos. Por conta disso, ter autoconhecimento ajuda e muito a desenvolver outras skills incluídas nesta lista.
Independente do objetivo — que pode ser melhorar o desempenho ou melhorar a satisfação dentro do ambiente de trabalho, por exemplo —, é sempre importante trabalhar essa skill por estar diretamente relacionada ao autogerenciamento, o que dá autonomia aos profissionais.
Enquanto "motivação" aumentou a relevância por seis posições, "autoconsciência" aumentou em sete em comparação ao relatório de 2020.
É fato que o aprendizado nos dias de hoje é recorrente: não se deixa de aprender após conseguir um trabalho já que nós estamos constantemente aprendendo com cursos, palestras e até mesmo conteúdos digitais como podcasts dos mais diversos temas, por exemplo. Por conta disso, é importante ter interesse por essa skill.
Despertar a curiosidade de aprender pode abrir portas no ambiente corporativo, já que os profissionais acabam encontrando a chance de desenvolver novas competências e até mesmo direcionar as suas carreiras com o que acham mais coerente. Este aspecto aumentou a relevância por uma seis posições em comparação ao relatório de 2020.
Esse é o ponto mais associado com hard skill desta lista e diz respeito à necessidade das pessoas de se familiarizar com os mais diversos tipos de tecnologias que surgem no mercado de trabalho. Para isso, é de extrema importância que as empresas passem a capacitar os seus colaboradores nesse sentido, fazendo com que os profissionais desta nova geração já estejam alinhados aos mais recentes avanços tecnológicos.
Dois assunto de extrema relevância que surgiram no top 15 habilidades da pesquisa que já envolvem parte do nosso contexto de mercado atual foram Inteligência Artificial (IA) e Big Data e, sim: ambos entraram na lista de soft skills. Isso porque ambos estão relacionados com como estruturar essas habilidades; como usá-la para ser mais produtivo no que quer que se faça e não necessariamente como realizar a parte técnica. Esses dados são importantes porque ajudam o RH a entender perfis e a trazer soluções mais adequadas.
Este aspecto aumentou a relevância por onze posições em comparação ao relatório de 2020.
Quando os indivíduos são confiáveis e demonstram atenção minuciosa aos detalhes, é promovida a eficiência, a qualidade e a confiança nas atividades realizadas. Esse tipo de skill também permite com que os colaboradores criem uma relação de confiança entre colegas e líderes, com colaborações eficazes.
Além disso, trabalhar este aspecto no ambiente organizacional garante com que as tarefas realizadas estejam todas alinhadas com eficiência, produtividade e, consequentemente, uma grande redução de erros e riscos.
A empatia e a escuta ativa são habilidades essenciais no ambiente organizacional, já que garantem benefícios para as relações interpessoais, colaboração e produtividade. O primeiro ponto de destaque desta habilidade é a capacidade de melhorar a comunicação entre pessoas, tornando o espaço cada vez mais aberto a novas ideias.
Por garantir um espaço harmonioso, ter empatia e escuta ativa ajuda a construir relacionamentos positivos e torna o ambiente de trabalho suscetível a melhores soluções de situações conflituosas.
Desenvolver habilidades de liderança e influência social não só engajam as equipes como também as possibilitam ter melhores resultados por conta do impacto positivo na colaboração dos profissionais.
Além disso, profissionais que tomam a frente dos conflitos e enxergam valor no produto que oferecem são capazes de tomar decisões eficazes. Isso impacta até mesmo a promoção da cultura organizacional dentro da empresa.
O foco deste tipo de habilidade é estar sempre alinhado às melhores práticas de mercado para, consequentemente, gerar os melhores resultados. Entretanto, não é só neste aspecto que os impactos são positivos.
Garantir o controle de qualidade em um emprego pode reduzir retrabalho e até mesmo aumentar a eficiência das atividades dos mais diversos colaboradores.
Neste texto, trouxemos as principais profissões e habilidades que muito possivelmente estarão presentes no futuro. É fato que todas as skills necessárias para se capacitar como colaborador ou líder se correlacionam de certa forma, permitindo com que estejamos cada vez mais alinhados às melhores práticas mercadológicas.
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