Blog

10 tendências para o RH do futuro

content

O setor de Recursos Humanos é visto equivocadamente apenas como uma equipe que trabalha com processos burocráticos. Porém, o futuro do RH nas empresas é outro (e muito maior): ele está ancorado na transformação estratégica e digital, de maneira que otimize diversos processos internos de um negócio.

Para você que trabalha nessa área ou está apenas curioso para aprender um pouco mais sobre ela, neste artigo vamos falar sobre o futuro do RH nas empresas! Além das principais tendências desse ramo para os próximos anos. Por fim, não poderíamos deixar de discutir também sobre como otimizar a rotina dessa equipe por meio da tecnologia. 

Ficou interessado no assunto? Então continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Afinal, qual o futuro do RH nas empresas? 

No ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, o mundo virou de cabeça para baixo. As relações foram interrompidas pelo isolamento social e o mercado precisou acelerar o processo da transformação digital. Um dos maiores afetados, certamente, foi o RH nas empresas.

Esse era um setor que já passava por mudanças e estava cada vez mais presente no mundo estratégico. Com a necessidade de se reinventar durante a pandemia, foi necessário migrar para o digital e criar novas metodologias, que ancorassem todas as equipes de uma empresa. 

Portanto, o futuro do RH vai além de organizar documentos e fazer seleção de novos talentos: ele busca transformar o negócio por meio de estratégias e novos métodos de trabalho, usando principalmente a tecnologia. 

Quais as principais tendências para o RH do futuro?

Já que a equipe de Recursos Humanos está no processo de transformação, listamos aqui as 10 principais tendências desse mercado! Elas envolvem principalmente a tecnologia para otimização de processos. Acompanhe:

Automação de processos

O RH do passado era conhecido por realizar processos burocráticos e distantes da estratégia global da empresa.  Uma tendência para o futuro é a automatização dos processos e rotinas. 

Dessa forma, a equipe terá tempo de qualidade para desenvolver novas estratégias e trazer inovações para a empresa. 

Big Data

O Big Data é outra tendência bastante interessante para o futuro do RH nas empresas. 

Em vez de fazer processos manuais, como buscar novos talentos no banco de currículos, o sistema realiza essa procura por meio dos principais requisitos do candidato. Além disso, pode ser aplicado também em outras funções, como fórmula para mostrar a eficácia de um projeto, já que apresenta dados e estatísticas para comprovar uma estratégia. 

Com isso, é possível também aplicar o Business Intelligence (BI), já que por meio da análise, monitoramento e demais dados coletados, essa ferramenta constrói informações inteligentes e entrega decisões certeiras, claras e objetivas. 

Isto também se relaciona com o People Analytics, uma estratégia que busca monitorar não somente como estão os processos desenvolvidos pelos colaboradores, mas também tentar entender o que deixa esse funcionário satisfeito e buscar meios para transformar o espaço em um ambiente de trabalho ideal. 

Todas as estratégias são excelentes instrumentos para trabalhar com métricas de uma empresa.

Employer Branding

Quem disse que criar uma imagem positiva para a empresa não é responsabilidade do RH? 

Por meio do employer branding é possível aplicar estratégias que transformem os valores do negócio em que você trabalha e que atraia os melhores clientes e colaboradores para fazer parte da empresa. Isso não depende somente do marketing do negócio, mas também do reconhecimento da marca como um local bom para se trabalhar, além de outras características.

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial também pode ser outra aliada no futuro do RH nas empresas. Através dessa tecnologia é possível desenvolver soluções para problemas de forma mais ágil. 

Além disso, é possível utilizar suas variantes, como a Machine Learning, para auxiliar em processos internos que necessitam do aprendizado automático. 

Natural Language Processing (NLP) e Chatbot

Já que falamos sobre tecnologia e Inteligência Artificial, outra tendência bastante interessante para o RH do futuro é na adoção de uma Natural Language Processing (NPL) e Chatbot. 

Essas tecnologias servem para reproduzir a fala humana e substituir o trabalho manual em muitos processos que essa equipe desenvolvia na empresa.

Adaptive Learning

De fato a transformação digital foi um marco para 2020. Por isso, o futuro do RH nas empresas busca adaptar treinamentos, capacitações e demais atividades de ensino com o método de Adaptive Learning. 

Realidade Virtual (VR)

A Realidade Virtual (VR) faz parte do futuro do RH nas empresas, já que é uma forma interativa de realizar treinamentos e demais situações de aprendizagem. 

Com essa tecnologia é possível inserir o colaborador numa realidade e fazer com que ele entenda o conteúdo mais facilmente. Aliás, esse é um instrumento bastante interessante, principalmente para quem trabalha com T&D. 

Teletrabalho

Em meio a isso, não poderíamos deixar de falar sobre o teletrabalho. Em 2020, a necessidade de adotar o regime home office acelerou o processo de virtualização e estudos mostram que mesmo após a pandemia, deve haver um aumento de 30% do teletrabalho, inclusive como uma grande tendência no futuro do RH nas empresas.

Benefícios flexíveis

O benefício flexível é outra tendência que cresce dentro do RH. Chamado também de Beneflex, essa estratégia permite que o colaborador escolha quais os benefícios que deseja receber, como vale alimentação, vale transporte e outros. Com isso, espera-se que o funcionário se sinta motivado e que produza ainda mais para a empresa.

Saúde mental

Por fim, a saúde mental dos colaboradores é uma tendência necessária, uma vez que o funcionário precisa dessa sanidade para manter um bom relacionamento dentro do trabalho e até mesmo para ter a sua vida pessoal e profissional bem esclarecidas.

Entender que cada pessoa possui o seu limite e ver que vivemos, sim, em uma geração em que problemas como ansiedade e depressão são frequentes, é mostrar que o RH pode ser parceiro neste momento e levar conforto para as pessoas diante de um cenário bastante complexo. 

Conclusão

Entendemos até aqui que o futuro do RH nas empresas mostra uma tendência na adoção de métodos mais tecnológicos. A automação de processos e a inteligência artificial são ótimas ferramentas para agilizar a rotina desse time, por exemplo. 

O uso dessas novas tecnologias é uma maneira que as empresas encontram de mais autonomia para os gestores, principalmente aqueles que trabalham dentro do setor de RH. 

Para você que curtiu o assunto, continue em nosso blog e acesse outras matérias!