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5 benefícios de adotar cursos in company

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A busca pelo conhecimento é uma forma de crescer pessoal e profissionalmente. No meio corporativo, ocorre cada vez mais o investimento na cultura da aprendizagem para que os colaboradores se desenvolvam para o mercado. Os cursos in company são excelentes ferramentas que podem agregar nessa projeção de novas habilidades.

Mas, você já escutou falar sobre o que é esse método de aprendizagem? Neste artigo, vamos discutir o conceito de cursos in company, mostrando quais são os tipos disponíveis no mercado, quais são as justificativas plausíveis para você adotar essa metodologia em sua empresa e quais as vantagens em cima disso!

O que são cursos in company?

Para as empresas que pensam em investir em treinamentos e capacitações dentro do ambiente de trabalho, os cursos in company são excelentes formas de agregar métodos eficientes de aprendizagem para um negócio e desenvolver novos conhecimentos para os colaboradores.

Planejados e desenvolvidos de maneira personalizada, os modelos de cursos in company buscam suprir demandas específicas internas, em que materiais são construídos com foco numa determinada demanda e na necessidade de solucionar/otimizar uma questão interna. Podem ser aplicados presencialmente ou em plataformas virtuais, uma vez que a evolução da tecnologia é uma ótima alternativa para a aprendizagem.

Para isso é feito o Levantamento de Necessidades de Treinamento (na sigla em inglês, TNL), que busca entender o que deve ser passado no treinamento ou capacitação e como os responsáveis, que pode ser uma equipe de RH (Recursos Humanos) ou de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), devem se comportar na hora de aplicar o conteúdo/prática.

Quais são os tipos de cursos in company?

Não pense que os cursos in company possuem somente uma aplicação e que o mesmo método serve para todos os tipos de empresas. É preciso separar o seu nicho de mercado e entender as especificidades dele para poder aplicar qualquer estratégia.

Alguns dos modelos de cursos que podem ser aplicados para diferentes setores empresariais são: 

  • Cursos in company voltados para o comércio: busca atrair novos clientes e fidelizá-los para o seu negócio, cenário que reflete positivamente nas vendas. Ideal para o nicho de comércio;
  • Cursos in company voltados para a administração: procura entender os problemas cotidianos da empresa, além de otimizar questões que envolvem burocracias internas do negócio, redução de custos, entre outros. Indicado para empresas que trabalham com administração ou setores administrativos;
  • Cursos in company voltados para os serviços: pratica-se técnicas para tornar o atendimento de mais qualidade, de forma que otimize os resultados da prestadora de serviço. Modelo de curso indicado para empresas prestadoras de serviços;
  • Cursos in company voltados para a produção: trabalham-se fórmulas que ajudem na produtividade de uma empresa e que reflitam diretamente no aumento de qualidade dessa produção. É uma excelente aposta para indústrias e grandes negócios.

Por que contratar cursos in company?

Os cursos in company são uma excelente oportunidade para as empresas que buscam aprimorar o conhecimento de seus colaboradores oferecendo ferramentas variadas, que ajudem no desempenho e desenvolvimento de novas habilidades.

Por meio de um conteúdo pré-selecionado, torna-se mais fácil focar em um problema dentro da empresa e solucioná-lo rapidamente. 

Imagine que estejam acontecendo muitos desentendimentos em relação a um novo sistema. Com uma capacitação focada nas dúvidas em relação a isso, certamente será possível ver uma melhora considerável no uso e menos dor de cabeça com questões que envolvam o sistema.

Por isso, na hora de contratar o modelo in company, pense que ele será um complemento para os treinamentos e capacitações da empresa em que trabalha. Esse aprendizado pode ser uma ótima chance para aumentar a produtividade do negócio e melhorar outros pontos, como administrativos, logísticos e afins.

Quais as vantagens de adotar cursos in company?

Com a variedade de métodos in company que temos no mercado, as vantagens tornam-se quase infinitas para as empresas que apostam nesse modelo de cursos. Existem diferentes aplicações de acordo com o nicho do negócio para que você escolha o que melhor se encaixa ao perfil da organização.

Os responsáveis que estão pensando em investir nos cursos in company podem contar com os seguintes benefícios nessa metodologia:

Conteúdo personalizado

O conteúdo personalizado é uma aplicação que busca desenvolver treinamentos com materiais selecionados a dedo, que atinjam um objetivo e que sejam desenhados de acordo com a busca dos treinadores ou de quem vai passar pelo treinamento. Esse é um tipo de conteúdo em que não há moldes fixos para aplicação, mas sim uma variedade de métodos que podem ser aplicados de acordo com a necessidade da empresa, dos colaboradores ou de outro fator importante naquele ambiente de trabalho. 

Otimização do tempo

Com a personalização do conteúdo e material de acordo com a necessidade da empresa, temos a otimização do tempo. Isso ocorre porque assuntos irrelevantes para o momento são descartados e apenas temas importantes são discutidos durante os cursos in company.

Maior compromisso dos colaboradores

Muitos treinamentos são aplicados de forma generalista dentro das empresas e fazem com que os colaboradores não vejam a relevância dessas ações para o seu desenvolvimento ou atividades do dia a dia. Os cursos in company buscam entregar o que é de interesse individual e focado, evitando a aplicação de conteúdos super abrangentes aplicados. Com isso, o colaborador se vê mais atraído pelo material e comprometido com a capacitação que irá acontecer.

Aumento da motivação dos colaboradores

Tendo acesso a um treinamento voltado para o que realmente é preciso dentro do ambiente de trabalho, os colaboradores entendem que a empresa está dando valor aos interesses dos times internos e que se preocupa com o  crescimento profissional de cada um.

Esse sentimento de “ser escutado” gera uma carga de satisfação no ambiente de trabalho e aumenta a vontade de participar de cursos, treinamentos e outros tipos de aplicações de conteúdos relevantes para a empresa

Redução de custos

Por fim, com capacitações e treinamentos mais curtos, já que a demanda é mais específica e atende somente aos interesses específicos da empresa ou dos colaboradores, os cursos in company representam uma boa redução de custos. Os conteúdos personalizados evitam que a empresa gaste com assuntos desnecessários para o momento e que somente o que é de interesse seja trabalhado com os funcionários. Isso permite que haja uma diminuição de gastos durante o desenvolvimento de treinamentos.

Conclusão

Concluímos até aqui que os cursos in company são excelentes opções para empresas que buscam conteúdos e materiais personalizados, que atendam às demandas específicas de cada setor.

Não é necessário criar um treinamento amplo, generalista, que apresenta inúmeros conteúdos em um único momento. A intenção desse modelo de cursos é que sejam trabalhados somente assuntos interessantes para o momento e que isso não tome muito tempo do colaborador.

Para você que chegou até aqui, temos uma última dica bônus sobre os cursos in company: seja parceiro UOL EdTech e tenha a melhor experiência em aprendizagem digital para a sua empresa!

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