A Inteligência artificial e o RH do futuro estão diretamente relacionados e existem muitos dados e artigos de especialistas que comprovam essa questão.
À medida que a tecnologia avança a passos largos, a integração da Inteligência Artificial (IA) Generativa nas áreas de Recursos Humanos das organizações tem se destacado como uma importante frente de inovação e disrupção.
Com base no artigo da Bersin, de setembro de 2023, trazemos aqui seis casos de como esta relação entre IA e tecnologia já está sendo consolidada.
Boa leitura!
A Inteligência de Talentos já se tornou uma realidade palpável. Agora, empresas têm a capacidade de utilizar sistemas para analisar centenas de características e habilidades em suas equipes e banco de talentos.
Assim, é possível viabilizar de forma inteligente a busca por candidatos, bem como a tomada de decisões sobre promoções e movimentações de profissionais para novas oportunidades.
Além disso, a identificação de desigualdades salariais se tornou uma tarefa mais eficaz com a ajuda desta tecnologia.
A ascensão dos chatbots inteligentes para funcionários representa uma tendência em crescimento. Essas soluções reúnem documentos, materiais de apoio e sistemas transacionais em uma experiência intuitiva e acessível.
Ao integrar o conhecimento dos sistemas de RH com a documentação dos processos, os chatbots têm o potencial de se tornarem substitutos viáveis para a maioria dos portais de funcionários, simplificando a navegação e acesso às informações relevantes.
Como exemplo, uma rede de hotéis desenvolveu um chatbot destinado a auxiliar os funcionários da recepção a compreenderem como atender de forma precisa os clientes de alto padrão.
Essa solução se integra ao sistema de reservas, proporcionando orientações personalizadas sobre como personalizar os serviços para cada cliente.
Leia também: Chatbots para treinamento: descubra o futuro do aprendizado
Já existem ferramentas baseadas em IA que geram treinamento a partir de documentos, criam automaticamente questionários e transformam conteúdo existente em um curso completo.
Além disso, as plataformas também estão usando a IA para recomendar conteúdo de forma inteligente (com base em Inteligência de Talento, não apenas em cliques), produzir e recomendar microaprendizado com base em cargo, equipe e atividade do funcionário – e até mesmo usando a IA como um jogo para "engajar" o funcionário a aprender mais.
Uma nova gama de ferramentas e plataformas surgiu para apoiar os funcionários em suas trajetórias de carreira e formação.
Graças aos avanços tecnológicos, agora temos planos de aprendizado gerados por IA, levando em consideração as habilidades e experiências de cada indivíduo e quais precisam ser trabalhadas para que se atinja os objetivos apontados – isso abre portas para uma forma inovadora de se relacionar com as ações de educação corporativa.
A próxima fronteira abordada é a vasta gama de ferramentas e plataformas criadas para apoiar os funcionários em seu desenvolvimento profissional. Graças às plataformas de Inteligência de Talentos, agora dispomos de "planos de carreira" gerados por IA, não mais dependentes da orientação de supervisores.
Esses sistemas analisam as habilidades e a experiência de cada indivíduo e apresentam visualmente todas as opções de crescimento, todas fundamentadas na trajetória de milhões de outros profissionais.
Você já parou para pensar, por exemplo, que um gerente de marketing com habilidades analíticas poderia migrar para áreas como ciência de dados, segurança cibernética ou mesmo análise financeira? Ou que alguém que atualmente desempenha funções de suporte ao transporte em um hospital pode trilhar um caminho para se tornar um técnico de raios X ou enfermeiro clínico?
Essas possibilidades são reveladas e explicadas pela IA. Esses novos sistemas oferecem orientações precisas sobre o que é necessário aprender, quais certificações adquirir e até mesmo com quem dialogar sobre essa jornada.
A importância da IA nesse contexto é incontestável, uma vez que trata essencialmente de um problema de "big data” – não é humanamente possível prever todas as opções de carreira que um indivíduo pode explorar em uma organização.
No entanto, ao inserir seu perfil e histórico em um sistema direcionado para tal objetivo, pode-se vislumbrar diversas oportunidades que jamais seriam consideradas de outra forma.
Não se espera que esses sistemas elaborem avaliações de desempenho, mas, sim, que possam ser de grande auxílio neste processo. Pense em um dilema comum a praticamente todas as empresas: uma equipe, um grupo de trabalho ou um indivíduo que apresenta um desempenho abaixo do esperado.
Os números deste grupo ou indivíduo estão abaixo do ideal, seus projetos estão atrasados ou a qualidade não está à altura. Neste caso, esperamos que o gestor decifre o que está errado e tome as medidas necessárias, correto?
Atualmente, cada gestor precisa identificar e decidir "o que fazer". Por que não deixar a IA fazer isso por nós? Já existem aplicativos que oferecem uma visão integrada do desempenho de uma empresa. Em muitos aspectos, isso se trata de um desafio relacionado aos dados.
Projetos organizacionais de grande envergadura e relacionados ao desempenho estão em toda parte, e uma vez que disponhamos de todos os dados em um sistema de IA, poderemos simplesmente formular perguntas.
Diversas empresas estão lidando atualmente com temas como o esgotamento dos funcionários, seu bem-estar e outras questões relacionadas ao engajamento. Por décadas confiamos em pesquisas e parâmetros de referência para tentar entender o que fazer.
Mas, e se simplesmente colocássemos esses dados em uma poderosa plataforma de IA e fizéssemos algumas perguntas, como: "quais são os principais fatores que contribuem para a rotatividade no departamento de vendas?".
Sempre podemos utilizar pesquisas e outros métodos de escuta para isso. Porém, e se nos concentrássemos nos dados?
A universidade corporativa de um grande banco americano levantou quais eram seus desafios em relação ao talento por meio de uma análise minuciosa dos dados.
Eles descobriram, por exemplo, que os saldos bancários estão fortemente correlacionados com o tempo de permanência dos funcionários na agência. E a estabilidade é influenciada por diversos outros fatores: como as pessoas foram recrutadas, integradas e apoiadas em sua jornada profissional.
Ao conduzir essa análise, conseguiram aprimorar de forma significativa o desempenho e a retenção de seus negócios. Suas pesquisas de engajamento nunca teriam apontado isso.
Quer saber mais sobre o uso de tecnologia e Inteligência Artificial no RH do presente e do futuro? Clique aqui e confira mais conteúdos no blog do UOL EdTech!