Blog

Como incentivar os colaboradores a realizar treinamentos on-line?

content

Uma empresa produtiva, que segue em constante crescimento no mercado, não depende somente da sua administração. Ela também precisa de equipes qualificadas que tragam mais eficiência para as tarefas. Nesse contexto, investir na formação dos profissionais e buscar maneiras de como incentivar os colaboradores são o pontapé inicial para quem quer mudar o destino de um negócio.

Neste artigo, além de  discutir a importância de ter funcionários qualificados, vamos apresentar formas de como incentivar os colaboradores a participarem de treinamentos on-line e torná-los mais especialistas em suas ações.

Performance dos funcionários: como os treinamentos ajudam?

A capacitação dos funcionários é o momento em que uma empresa investe de verdade no seu crescimento. Isso acontece porque o mercado está em constante atualização e novos concorrentes surgem para competir na mesma área de atuação.

Para se destacar é importantíssimo que o negócio esteja com a produtividade em dia e aposte na qualidade do que entrega. Afinal, não adianta desenvolver um produto ou serviço em grande escala e com agilidade se ele não agradar o público-alvo.

Se você questiona como pode incentivar os colaboradores a participar dos treinamentos, mostre a realidade do mercado e da concorrência. Todas as empresas buscam por profissionais que entreguem alta performance e qualifiquem-se constantemente. Eles são a chave para o desenvolvimento de projetos eficazes e realmente interessantes.

Como incentivar os colaboradores em treinamentos on-line?

Estimular os funcionários a participarem de capacitações on-line não é tarefa simples. É preciso mostrar que eles são a força motriz de uma empresa e que o seu desenvolvimento não é só algo positivo para o negócio, mas também para a sua realização pessoal e profissional. O trabalho dos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) ou recursos humanos é essencial para estimular os colaboradores nesse processo. 

Uma boa estratégia é dar a oportunidade de que eles cresçam dentro da empresa e participem do processo de construção dessas capacitações. Para incentivar os colaboradores, você deve pensar em como construir um plano de carreira para eles, como serão os treinamentos on-line e definir um espaço para eles falarem o que pensam ou precisam. Construir esse espaço e dar abertura para o diálogo é essencial para que você consiga um maior engajamento nos treinamentos on-line. Confira algumas dicas de como agir nesse momento: 

Ofereça um plano de carreira

A nova geração de profissionais está em busca de crescimento. Mostrar que, quanto mais o colaborador se especializa, maiores serão as chances dele ascender na empresa, é uma forma de estimular a participação nos treinamentos e atividades internas.

Escolha o formato ideal para o treinamento on-line

Dentro de uma empresa existem diferentes gostos e habilidades. Por isso, é muito importante que o time de T&D busque entender quais são as preferências dos colaboradores e escolha o formato que melhor se encaixa para cada momento. 

Eles gostam de jogos? Faça a gamificação de treinamentos. São um pouco mais dispersos? Invista no microlearning. Busque sempre fazer uma experimentação dos formatos e escolha a opção ideal para o público-alvo de sua empresa.

Aposte na flexibilidade do treinamento

Se você quer oferecer a modalidade de ensino a distância, mas não sabe como incentivar os colaboradores com recursos digitais, comece entregando flexibilidade. Disponibilize as aulas gravadas e permita que os funcionários possam assistir onde e quando quiserem.

Você também pode disponibilizar um mesmo conteúdo em diferentes formatos. Por exemplo, o conteúdo de uma aula pensado originalmente em vídeo pode ser apresentado como um texto, que traz a transcrição deste vídeo; como um podcast, que só traz o áudio do vídeo; ou como um infográfico, que transforma em imagens o conteúdo apresentado até então. Deixe que os colaboradores escolham entre assistir o treinamento de forma tradicional, ou que tire dúvidas com a ajuda de chatbots e ainda possa usar dispositivos móveis para acessar o material. Essa flexibilidade também ajuda no engajamento do funcionário.

Peça feedbacks

Escutar também é uma forma de estimular. Quanto mais voz o colaborador tiver para opinar sobre as suas experiências de aprendizagem dentro da empresa, mais vontade ele terá para participar dos treinamentos e acompanhar as constantes mudanças que o negócio realiza para se adaptar ao interesse dos colaboradores.

Dê recompensas

Aproveite também para dar recompensas aos colaboradores. O funcionário precisa se sentir valorizado e entender que a empresa vê e acompanha o seu trabalho árduo. O reconhecimento pode vir por meio de bônus no salário, um prêmio em forma de vale ou até mesmo em uma simples premiação como funcionário do mês. Isso vai fazer com que ele se sinta estimulado com o seu emprego e queira cada vez mais crescer no seu cargo de atuação. 

Conclusão

Existem muitas maneiras de engajar os colaboradores de uma empresa. É extremamente importante que o time de T&D invista em treinamentos que qualificam um funcionário e transformem-no em um membro de alta performance. 

Se você está em busca de um aliado para ajudar nesse investimento, o uOL EdTech pode ser a seu parceiro! Nós oferecemos multiexperiências de aprendizagem por meio de sua plataforma com diferentes recursos de ensino. Para saber mais, clique aqui e conheça as nossas soluções.