Blog

Corporate Learning: Como IA e Análise de Dados Impactam o Negócio

content

Corporate Learning (Aprendizagem Corporativa, em português) é algo essencial para empresas que desejam ter equipes formadas por profissionais capacitados e prontos para lidar com os desafios do dia a dia no local de trabalho.  

 

Porém, o mercado de trabalho está em constante atualização. Não à toa, nos últimos anos, diversos desafios e tendências surgiram, como: ESG, trabalho remoto e híbrido, recessão econômica, aumento de produtividade de forma sustentável e layoffs. 

 

Com tantas mudanças acontecendo, a forma tradicional de fazer aprendizagem já não está mais dando conta. Ou seja, é necessário que as organizações busquem por soluções para aplicar a educação corporativa de forma eficiente, pensando não somente no presente, mas também no futuro.  

 

Continue a leitura e entenda como o Corporate Learning pode se beneficiar com a IA (Inteligência Artificial) e a análise de dados!  

 

Leia também: RH estratégico: uso de dados para estruturar treinamentos eficazes 
 
 

Como lidávamos tradicionalmente com o Corporate Learning 

O Corporate Learning está presente na construção de cultura, engajamento e bem-estar das pessoas que trabalham nas organizações. Desse modo, impacta positivamente no resultado do negócio com maior capacidade da equipe em atingir as metas, aumentar a produtividade e a receita.  

 

Embora a estratégia não seja uma novidade nas empresas, a forma como ela é aplicada se tornou diferente no decorrer dos anos.  

 

Antes, em geral, era feito um briefing de treinamento com tendências do mercado, que era entregue por diferentes áreas. Ele podia ser desenvolvido pela liderança de áreas específicas, inclusive, da altíssima liderança, ou até pelo próprio RH.

  

A partir disso, era possível compreender as principais tendências e buscar por conteúdos relacionados aos temas para fazer a construção das trilhas, de forma tradicional.  

 

Depois, mensurava-se os dados, como: 

  •  

Acesso ao conteúdo; 

  • Conclusão de conteúdo; 
  • Engajamento; 
  • Carga horária realizada.  
  •  

Os dados citados acima são relevantes. No entanto, quando sozinhos, não dizem muita coisa. Eles falam mais sobre como o colaborador se relacionou com o conteúdo que teve acesso, e não como ele se relaciona com o tema no dia a dia do seu trabalho.  

 

Por exemplo, vamos imaginar que um aluno tirou 10 na prova de um determinado curso. Isso não quer dizer que ele aplica em sua rotina o que aprendeu durante as aulas.  

 

Para evitar que isso aconteça, é importante que a análise de dados esteja presente em todo o processo de aplicação da educação corporativa.  

 

Então, é necessário que os dados estejam logo no início da etapa, antes mesmo da elaboração do briefing. Eles devem ser definidos de forma mapeada, por meio de análises, e não de forma intuitiva.  

 

 

Como podemos aplicar Corporate Learning com base na análise de dados e IA 

Não existe uma “receita de bolo” para ensinar como utilizar a análise de dados para a aplicação de Corporate Learning. Afinal, cada empresa tem um nível de maturidade diferente para lidar com essa questão.  

 

Entretanto, existe um desafio em fazer isso: traduzir as informações para o universo da aprendizagem. Afinal, como podemos ter certeza de que os dados são relevantes? É nesse momento que entra o uso da Inteligência Artificial. 

 

Se utilizamos a IA para dizer se os dados estão relacionados às skills das equipes, é possível obter um mapeamento de lacunas no negócio e compreender quais habilidades que, de fato, faltam na empresa.  

 

É importante destacar que cada vez mais o mercado fala sobre como é importante que todos saibam como utilizar a IA, não importa qual a sua área de atuação. Além disso, essa tecnologia não existe para substituir o espaço de profissionais, ela é uma ferramenta que contribui para que o nosso dia a dia seja mais produtivo.  

 

Leia também: Qual a importância da IA para a educação digital? Confira!  
 
 

Como aplicar a IA na criação de programas de aprendizagem?  

A partir do momento que temos o mapeamento de dados, entendemos quais são os gaps na empresa e, consequentemente, é possível criar programas de aprendizagem adequados e entregar trilhas de conteúdo para as pessoas certas.  

 

No final do dia, a IA vai nos ajudar a ler e entender os dados de uma forma útil para aplicarmos programas de aprendizagem.  

 

Afinal, é importante que exista nas empresas uma conversa mais profunda sobre qual treinamento corporativo escolher. Também é essencial compreender de qual forma os dados estão sendo trabalhados e de qual forma o RH também será Data Driven.  

 

O futuro da Educação Corporativa com IA 

Quando pensamos no futuro da Educação Corporativa, a Inteligência Artificial também estará presente no processo de construção de conteúdo. A produção de treinamento online custa tempo e, em geral, existem equipes de aprendizagem que ainda são pequenas e que precisam fazer diferentes projetos dentro da empresa.  

 

Então, o tempo que você economiza com essa questão pode ser dedicado para outras tarefas importantes para o sucesso do negócio, por exemplo, pensar em como engajar a liderança. 

 

Vamos supor que você tem um documento com 30 páginas para capacitação de liderança. Ou seja, você já tem as informações, mas isso não é um curso. Logo, poderia passar esse material para a IA e pedir para que a tecnologia crie um curso que atenda a sua necessidade.  

 

Como conclusão, tenha em mente que é muito difícil fazer a gestão do negócio se não sabemos qual é a sua dor. Por esse motivo, utilize os dados para compreender quais são as dificuldades da empresa, inclusive, em relação à T&D.  

Para lidar com esse cenário e obter maiores resultados, é essencial que exista o suporte da alta gestão, mas também é importante que exista o compartilhamento da importância da questão dos dados e uso da IA.  

 

Quer saber mais sobre o assunto? Clique no link abaixo e confira na íntegra a edição do EdTerça com a participação de Ana Júlia Gagliardi, Head de Sucesso do Cliente no UOL EdTech, e mediação de Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.  

 

Acompanhe o evento online e gratuito do UOL EdTEch que aborda os principais assuntos do mercado para ajudar a capacitar times e gerar resultados nas empresas!  

 

QUERO ASSISTIR AGORA!