Blog

Equidade de gênero no Sapiência 360

content

No cenário atual, a equidade de gênero é um tema superimportante que demanda nossa atenção e ação imediata. Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero 2023, do Fórum Econômico Mundial, estima-se que faltam 131 anos para o mundo eliminar as desigualdades gerais de gênero. Esse dado alarmante nos faz refletir sobre a urgência de promover mudanças significativas em nossas práticas e culturas organizacionais.

Neste artigo, exploraremos a importância da equidade de gênero nas organizações e como podemos trabalhar juntas e juntos para construir ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários.

 

A importância da equidade de gênero nas organizações

A equidade de gênero não é apenas uma questão de justiça social, mas também de eficiência e prosperidade. Empoderar as mulheres, garantir oportunidades iguais para todos os gêneros e eliminar as disparidades de gênero são passos essenciais para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Estudos apontam que empresas com maior diversidade de gênero tendem a ser mais inovadoras, criativas e bem-sucedidas.

A consultoria McKinsey, em seu relatório Diversity Matters: América Latina, mostra que as empresas com equipes executivas diversificadas em termos de gênero têm 14% mais probabilidade de superar a performance de seus pares na indústria. Outro dado interessante desse estudo revela que as empresas percebidas pelos colaboradores como tendo diversidade em termos de gênero têm probabilidade 93% maior de superar a performance financeira de seus pares na indústria.

 

Desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho

Mulheres de diferentes origens e identidades enfrentam uma série de desafios no ambiente de trabalho, conforme evidenciado pelo estudo da McKinsey Women in the Workplace 2023. Apesar dos avanços conquistados, a representatividade das mulheres ainda não está aumentando significativamente nas organizações. De acordo com a pesquisa, especialmente as mulheres de cor (asiáticas, negras, hispânicas, naturais do Oriente Médio etc.) continuam perdendo espaço na média gerência, o que impacta diretamente suas oportunidades de progressão na carreira.

Além disso, o estudo da McKinsey oferece uma perspectiva interseccional dos preconceitos e obstáculos específicos enfrentados por mulheres asiáticas, negras, hispânicas, LGBTQ+ e/ou com deficiência. Isso destaca a complexidade das barreiras enfrentadas por diferentes grupos de mulheres, demonstrando a necessidade de abordagens inclusivas e equitativas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Esses desafios reforçam a importância de promover a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão nas organizações. É fundamental implementar políticas e práticas que apoiem o avanço profissional e o bem-estar das mulheres em todas as esferas organizacionais. A conscientização e a ação para superar esses desafios são passos essenciais para construir um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e igualitário para todas as colaboradoras e colaboradores.

 

Novo título do Sapiência sobre equidade de gênero nas empresas

Para ajudar a melhorar o cenário da desigualdade de gênero nas organizações, o Sapiência acaba de lançar o título Voando juntas – mulheres, diversidade e equidade de gênero no trabalho. Esse conteúdo é uma oportunidade única para ampliar os conhecimentos do seu time sobre o tema, aplicar estratégias de equidade de gênero na sua empresa e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais justo, acolhedor e inovador para todas e todos.

A partir de uma estratégia de storytelling baseada no capítulo 8 do livro O momento de voar: como o empoderamento feminino muda o mundo, de Melinda Gates, o novo título do Sapiência está recheado de conteúdo de valor.

 

Confira os tópicos que você irá encontrar:

 

- Dados atuais sobre a igualdade de gênero no mundo.
- O que é empoderamento feminino e equidade de gênero.
- Dificuldades gerais enfrentadas pelas mulheres nas empresas em função da desigualdade de gênero.
- Problemas de culturas organizacionais ultracompetitivas e masculinas.
- Retrato dos principais desafios enfrentados pelas mulheres no trabalho, de acordo com relatórios internacionais.
- Dados sobre a ambição das mulheres.
- A importância da interseccionalidade para garantir que nenhuma mulher fique para trás.
- Recomendações de relatórios internacionais para as empresas promoverem um espaço de trabalho mais inclusivo e equitativo.
- O papel dos homens na promoção da equidade de gênero nas organizações.
- Exercícios para promover um local de trabalho igualitário.
- Checklist de compromisso com a equidade de gênero.


Aproveite este e outros conteúdos sobre equidade de gênero disponíveis no Sapiência 360 para ajudar o seu time a traçar os caminhos para uma empresa mais inclusiva e inovadora.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Sapiência 360!