Blog

Soft skills com as mulheres do SapiênCia 360

content

Estamos nos aproximando do Dia Internacional das Mulheres, um marco na luta por igualdade e reconhecimento da força feminina. Mais do que uma data comemorativa, é um momento para refletirmos sobre as conquistas alcançadas, os desafios enfrentados e, principalmente, o papel das mulheres na sociedade atual.

 

Hoje, mais do que nunca, testemunhamos um cenário de transformação, em que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço em áreas que, por muito tempo, foram dominadas por homens. É um movimento de ruptura com paradigmas ultrapassados e uma afirmação do potencial feminino em todas as esferas da vida profissional e pessoal.

 

No SapiênCia 360, estamos orgulhosos de apresentar uma curadoria de conteúdos de soft skills e habilidades do futuro do trabalho assinados por mulheres excepcionais, especialistas em diversas áreas do conhecimento. São vozes que ecoam na tecnologia, nos negócios, na inovação, na comunicação, na diversidade e no pensamento crítico, trazendo insights valiosos para o desenvolvimento pessoal e profissional do seu time. Confira:

 

Métodos ágeis com Maria Augusta Orofino

Maria Augusta Orofino, pesquisadora e consultora em inovação e métodos ágeis, compartilha sua expertise nos conteúdos:

Squads na prática

Habilidade: tecnologia e cultura digital

Conheça técnicas e práticas de como ter um squad eficiente e entenda como essa metodologia transforma as equipes e a forma de trabalho, presencialmente ou à distância.

Estratégia lean

Habilidade: tecnologia e cultura digital

Aprenda a aplicar a metodologia lean na sua estratégia para garantir competitividade nos produtos e serviços, sem desperdícios. Uma forma simples e mais esperta de se trabalhar.

 

Pensamento analítico e aprendizagem contínua com Carla Tieppo

Carla Tieppo, neurocientista e consultora organizacional, oferece insights poderosos sobre pensamento analítico e aprendizagem contínua nos conteúdos:

 

O cérebro na tomada de decisão

Habilidade: pensamento crítico e analítico

Conheça os dois sistemas que fazem parte da tomada de decisão, top-down e bottom-up, e aprenda a tomar decisões mais rápidas e sem erros.

 

Neurociência da aprendizagem:

Habilidade: desenvolvimento pessoal

Conheça os diferentes tipos de memória que nosso cérebro pode formar e aproveite ao máximo os momentos de aprendizagem, como treinamentos e cursos.

 

Inovação, tecnologia e cultura digital com Amanda Costa

Amanda Costa, jornalista e consultora de liderança e inovação, explora temas como inovação, tecnologia e cultura digital nos conteúdos:

 

Voo de drone

Habilidade: inovação

Conheça formas de colocar as suas ideias em prática por meio de metodologias ágeis como Design Thinking, Design Sprint, Scrum, entre outras. Desenvolva um mindset de execução e de intraempreendedorismo.

 

Mente aberta

Habilidade: inovação

Aprenda como ser questionador, sair da zona de conforto e assumir riscos para inovar. Desenvolva um mindset de crescimento e aumente a flexibilidade cognitiva.

 

Wearables: vista-se de tecnologia

Habilidade: tecnologia e cultura digital

Conheça novas possibilidades da tecnologia e amplie seu repertório de inovação.

 

Vivendo o mundo dos Jetsons

Habilidade: tecnologia e cultura digital

Descubra funcionalidades de um mundo disruptivo que definitivamente não podem estar distantes da sua realidade.

 

Cultura organizacional com Tatiana Fukamati

Tatiana Fukamati, especialista em empatia, inovação social e sustentabilidade, faz um mergulho profundo em cultura organizacional no conteúdo:

 

Cultura de Confiança – Conexão e vínculo: o poder dos times de alta performance

Habilidade: estratégia e negócios

Conheça os impactos positivos gerados por uma cultura de confiança e saiba como promover conexões genuínas para transformar as relações no ambiente de trabalho.

 

Visão de negócio com Fernanda Cahen

Fernanda Cahen, professora da FIA, doutora em administração e consultora de internacionalização, aborda visão de negócio em seu conteúdo:

 

Ecossistemas Digitais

Habilidade: estratégia e negócios

Descubra como funcionam os ecossistemas digitais e quais as competências e ações necessárias para obter sucesso e manter-se operando no mercado digital.

 

Métodos ágeis com Adriana Marotti

Adriana Marotti, professora da FIA, PhD em engenharia da produção e livre-docente em administração, discute sobre métodos ágeis em seu conteúdo:

 

Cadeias de Suprimentos ágeis em um mundo digital

Habilidade: tecnologia e cultura digital

Aprenda estratégias ágeis para a gestão de cadeias logísticas e de suprimento.

 

Mindset ágil com Angélica Pimentel

Angélica Pimentel, especialista em startups e consultora em novos negócios digitais, faz um convite para você desenvolver um mindset ágil em seu conteúdo:

 

Startup Thinking

Habilidade: pensamento crítico e analítico

Compreenda as diretrizes de startup thinking como a nova tendência para as empresas entenderem melhor seus clientes, produtos, parceiros, além do mercado em que atuam.

 

Diversidade e inclusão com Karina Zonzini

Karina Zonzini, intérprete de Libras e pedagoga especializada em educação inclusiva, ajuda a dar os primeiros passos na inclusão de pessoas surdas no ambiente corporativo nos conteúdos:

 

Comunicação básica em Libras

Habilidade: ESG/diversidade

Descubra a importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), curiosidades sobre a comunidade surda, o alfabeto e os números datilológicos em Libras e o vocabulário básico do cotidiano.

 

Libras no dia a dia corporativo

Habilidade: ESG/diversidade

Aprenda como incluir, receber e se comunicar no dia a dia com uma pessoa surda, tornando, assim, o ambiente de trabalho mais inclusivo.

 

Comunicação com Vânia Bueno Cury

Vânia Bueno Cury, consultora organizacional, reflete sobre as nuances da comunicação nos conteúdos:

 

Somos comunicação

Habilidade: comunicação e colaboração

Entenda como a consciência de que somos comunicação pode transformar a maneira como agimos e os padrões do nosso jeito de comunicar.

 

Comunicação é comportamento

Habilidade: comunicação e colaboração

Descubra como nossos atos podem ser importantes recursos para fortalecer a comunicação e melhorar a compreensão do outro.

 

O valor da boa comunicação e o custo da má comunicação

Habilidade: comunicação e colaboração

Aprenda a usar o valor da comunicação para contagiar, engajar e melhorar a produtividade.

 

Inteligência emocional, prevenção e transformação de conflitos

Habilidade: desenvolvimento pessoal

Entenda como utilizar a inteligência emocional para prevenir e transformar os conflitos em um diálogo que conecte as pessoas e gere mais colaboração nas organizações.

 

Liderança feminina

Além desses títulos, oferecemos conteúdos de liderança feminina. Digite “liderança feminina” no campo de busca do SapiênCia 360 e acesse todos os nossos conteúdos sobre o tema. Com eles, seu time poderá aprender sobre os caminhos para a equidade de gênero nas organizações e os desafios que as mulheres enfrentam para subir os degraus da “escada corporativa”.

 

No Dia Internacional das Mulheres, o SapiênCia 360 faz um convite para celebrarmos não apenas a data, mas o conhecimento, a diversidade e o empoderamento feminino.

 

Aproveite os conteúdos disponíveis no SapiênCia 360 para inspirar o seu time com as vozes femininas que estão moldando o presente e o futuro do trabalho.

 

Juntos, construímos um mundo mais inclusivo e igualitário. Se você ainda não é cliente SapiênCia 360, entre em contato com o nosso time e libere agora mesmo o acesso a esses e outros conteúdos.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o SapiênCia 360!