O que é liderança transformacional e como promover na sua empresa?
Entenda o conceito de liderança transformacional, sua importância para as organizações modernas, principais elementos e melhores meios de implementação!
A autonomia, o pertencimento, a inovação e a proatividade são requisitos cada vez mais importantes no mercado moderno e o melhor meio de incentivá-los é por meio da liderança transformacional.
Os líderes de uma organização servem como modelos para seus colaboradores, e sem uma visão coletiva, inspiradora e capaz de reconhecer o papel de cada indivíduo para o desempenho do negócio, dificilmente é possível superar os crescentes desafios do atual cenário competitivo.
Você sabe o que esse estilo de liderança significa e como implementá-lo? Descubra os pontos mais importantes sobre o tema a seguir.
O que é liderança transformacional?
Liderança transformacional é aquela em que os líderes engajam, inspiram e motivam seus colaboradores a inovar e a contribuir para que a organização seja bem-sucedida perante seus objetivos.
Esse perfil de líder tem um forte vínculo com a cultura organizacional e deve assumir um papel de exemplo perante os funcionários e conferir aos mesmos independência para que executem seus trabalhos com mais autonomia.
A inspiração e a motivação, basicamente, ocupam o lugar do microgerenciamento, em que cada profissional tem poder para determinar como desempenhar suas funções e tomar decisões em prol do negócio.
A partir disso, os times se tornam mais aptos e incentivados a desenvolver seu trabalho com excelência, a criar soluções disruptivas perante os desafios mercadológicos e a colaborar entre si de forma mais coerente, eficiente e produtiva.
Os 4 elementos principais
Os líderes transformacionais baseiam sua atuação em 4 elementos principais, que são:
- • Influência idealizada: diz respeito às convicções, princípios e confiança para assumir riscos que guiam o líder durante suas ações. É a partir disso essa figura é capaz de gerir uma equipe e conquistar sua confiança;
- • Estímulo intelectual: trata-se da capacidade que o líder tem de desafiar seus colaboradores a alcançar melhores níveis de atuação. Isto pode ser facilmente conquistado por meio da abertura para que os mesmos possam compartilhar suas ideias, inovar e propor novas práticas;
- • Motivação inspiradora: é a forma com que o líder compreende cada profissional e o motiva individualmente para que cumpra suas responsabilidades e atinja as metas do grupo como um todo;
- • Consideração individualizada: baseia-se na forma com que a motivação é atingida, através da preocupação com as demandas e percepções dos membros do time, e da atenção pessoal às suas necessidades.
Quais as competências de um líder transformacional?
Por mais que o conceito de liderança transformacional tenha sido idealizado em 1973 por James V. Downton e ampliado em 1978 por James Burns, foi o pesquisador Bernard M. Bass que consolidou as noções que o guiam até os dias de hoje.
De acordo com o autor, os líderes transformacionais são aqueles que:
- • Criam um ambiente laboral baseado em valores, prioridades e padrões bem definidos;
- Incentivam os colaboradores a não pensar apenas em si, mas a trabalhar em prol do todo;
- • Solidificam uma cultura organizacional ética, desde o onboarding até as rotinas diárias;
- • Inspiram e motivam o desenvolvimento dos profissionais que estão sob sua liderança;
- • Servem de exemplo para os padrões comportamentais positivos dentro da empresa;
- • São autênticos e abertos à comunicação;
- • Promovem a autonomia profissional baseada na cooperação;
- • Fornecem mentorias, treinamentos e educação corporativa para que os colaboradores possam tomar suas próprias decisões e assumir responsabilidades pelas suas funções.
A liderança transformacional surgiu como um contraponto ao modo transacional de liderar, deixando de lado as abordagens tradicionais e rígidas que antes eram utilizadas nas empresas para promover um relacionamento mais estimulante, pessoal e motivador entre líderes e colaboradores.
Liderança transformacional vs. Liderança transacional
A liderança transacional traz uma visão mais clássica do que normalmente era adotado nas empresas, pois é baseada em processos engessados e já enraizados nas organizações.
Sua ideia é que os colaboradores devem apenas entregar resultados, sendo incentivados apenas por bonificações ou mesmo punidos quando as metas não são atingidas.
Como esse modelo incentiva as equipes a atingir seus objetivos em troca de recompensas pontuais, seu foco fica restrito às metas e os profissionais se tornam reativos às ações dos líderes.
Já a liderança transformacional dá mais autonomia aos indivíduos e incentiva o seu desenvolvimento pessoal, para que se tornem mais engajados e capazes de desenvolver suas competências em prol do negócio.
Mais que uma mera compensação, os colaboradores se tornam conscientes sobre a importância de atingir determinadas pretensões e de seu valor para o todo, alinhando seu foco à visão organizacional e se tornando naturalmente proativos.
Por não ser baseado em exemplos e em um contato mais aberto entre os líderes e seus subordinados, a liderança transacional tem perdido cada vez mais espaço no mercado.
Afinal, ela elimina qualquer possibilidade de engajamento, motivação e inovação, sendo movida apenas por propostas fixas e suas respectivas entregas, sem que o trabalho seja inspirador e motivado por um propósito.
Como promover na sua empresa a liderança transformacional?
Um líder transformacional é aquele que não gera resultados por meras cobranças, mas sim pelo exemplo e pela motivação, que realmente engajam os profissionais a explorar seu máximo potencial. Para assumir esse papel dentro de uma organização, algumas etapas e cuidados são fundamentais, como:
Estabeleça sua visão e suas inspirações
Enquanto líder, você precisa dar motivos para que os colaboradores o sigam em suas propostas.
A melhor maneira de fazer isso é ter convicção sobre suas visões e fazer com que elas sejam inspiradoras para aqueles que se baseiam nelas. Portanto, comece definindo a missão e a visão de sua liderança, que estabelecem o propósito do seu papel diante da organização e aquilo o que você quer alcançar ao liderar seus times.
Motive os colaboradores em prol de sua visão
Com sua visão e missão estabelecidas, os colaboradores devem ter clareza sobre os valores que motivaram suas definições e quais os resultados podem ser obtidos a partir delas.
Todos os profissionais devem saber porquê estão assumindo determinada postura e função e para onde elas vão levá-los.
A ideia é que esses princípios se mantenham sempre ativos na mente das equipes, e para isso, eles devem fazer parte do contexto de cada tarefa e meta estabelecida na rotina da organização.
Para que os resultados sejam relevantes, todos precisam estar engajados e motivados, então os objetivos do negócio e as ações inerentes a eles precisam estar associadas à missão e à visão do líder transformacional.
Por meio de técnicas de motivação, da postura e exemplo do líder, bem como da clareza na comunicação dos valores, as pessoas entendem a relevância e o propósito daquilo o que fazem, e passam a fazê-lo melhor.
Crie relacionamentos e valorize a confiança
Os líderes transformacionais são focados em entender cada membro de suas equipes. Eles devem atuar diariamente para que cada pessoa seja capaz de atingir suas metas e pretensões.
É fundamental conhecer cada colaborador em um nível pessoal e individual, compreendendo suas demandas de aprimoramento para saná-las em prol dos objetivos da empresa.
Com clareza e uma comunicação aberta, procure saber o que cada profissional quer alcançar em seu cargo, quais suas visões de futuro e como você pode contribuir para isso.
Nesse sentido, o aprendizado on the job é imprescindível, pois não só cria funcionários mais qualificados e bem preparados, como também os auxilia a inovar, estabelecer suas próprias soluções para problemas e a ter autoconfiança para cumprir as atividades propostas.
Assim como a liderança transformacional, os processos de qualificação das empresas também precisam ser modernos, flexíveis, inovadores e voltados às necessidades individuais dos profissionais. O UOL EdTech é referência nesse segmento e oferece a plataforma definitiva para o aprendizado digital do seu negócio. Clique aqui e saiba mais.