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Relacionamento com cliente. Saiba como desenvolver esta técnica - UOL EdTech

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Pode não parecer, mas o relacionamento com o cliente é um importante conceito de marketing, uma vez que ele lida diretamente com o contato direto entre consumidor e marca.

 

Através destas interações, é possível lidar de maneira muito mais concreta sobre a fidelização do cliente. Assim, uma empresa de entrega expressa de documentos consegue alcançar um público muito maior.

O objetivo principal desse tipo de ação é justamente criar um vínculo de longo prazo com seus consumidores, compreendendo suas necessidades e agindo de forma recíproca para obter uma manutenção constante dessa relação.

 

Este é um conceito que muitas empresas desenvolvem para serem capazes de manter os clientes satisfeitos, principalmente em companhias que têm produtos ou serviços de consumo constante.

Os avanços da tecnologia acabam possibilitando uma série de novas interações acerca do relacionamento com o cliente. Dentre eles, o CRM (Customer Relationship Management) é um dos principais.

 

Esse tipo de ferramenta é fundamental para colocar todas as informações necessárias de seu cliente, tornando sua assistencia tecnica apple iphone muito mais especializada.

 

O CRM nada mais é do que um software de gerenciamento que possui todas as informações essenciais de sua base de clientes para que seja possível estruturar linhas de diálogo, mantendo o relacionamento com estes consumidores em dia.

 

A partir dessas informações, você consegue explorar diversos conteúdos no diálogo, em áreas como:

  • - Marketing;
  • - Vendas;
  • - Atendimento;
  • - Comunicação.
  •  

Dessa maneira, é possível traçar uma série de estratégias que terão muito mais impacto com cada consumidor pessoalmente. Para garantir que os resultados estejam sendo efetivos, uma excelente opção é a utilização de índices de satisfação.

 

Este recurso indica se o diálogo entre consumidor e marca está funcionando conforme o esperado e se há uma aceitação da parte do consumidor.

 

Assim, uma empresa produtora de champagne pode começar a analisar melhor seus recursos e identificar pontos que garantam um melhor relacionamento.

 

Para conseguir explorar melhor todo o potencial de um relacionamento com seus clientes, é possível determinar níveis de proximidade que identifiquem essa proximidade entre consumidor e marca.

Níveis de relacionamento entre empresa e cliente

Para compreender como desenvolver um bom relacionamento com os clientes, é necessário entender seus níveis.

 

O nível básico é aquele em que a marca ainda não conhece seus consumidores. Nesse ponto, a empresa está preocupada apenas em fechar vendas. Isso significa que não existe uma movimentação em prol do consumidor.

 

Nesse estágio de relacionamento, não há interesse em compreender as necessidades de um consumidor especificamente, nem em construir uma relação, sobretudo a longo prazo.

 

Empresas que mantêm esse nível de relacionamento tendem a ficar pouco tempo ativas no mercado, podendo ser bastante prejudicada sem nem acontecer uma ação da concorrência.

 

As chances de seus consumidores encerrarem relações e não voltarem a consumir é bem grande. Por isso,para vender um inversor de frequencia cfw10, é preciso que haja um atendimento de qualidade.

Com um mercado cada vez mais exigente, sobretudo por conta do acesso à informação que as pessoas têm à sua disposição constantemente, não há mais espaço para empresas que tratam seus consumidores como números.

 

É fundamental que a confiança de um cliente em consumir seus produtos ou serviços seja valorizada para conseguir os resultados esperados.

 

Dessa forma, companhias que estão neste nível de relacionamento devem buscar melhorias o mais rápido possível se desejam se manter ativas no mercado.

 

O segundo passo é o nível reativo de relacionamento. Neste caso, a empresa começa a dialogar com seus consumidores, mas ainda não existe uma preocupação em atendê-lo com qualidade ou solucionar qualquer problema.

 

Aqui, o único motivo do contato é para conseguir empurrar seus produtos para o cliente, uma vez que a empresa nota que há uma possibilidade de aumentar suas vendas na comunicação.

 

Embora esse potencial seja reconhecido, ainda é algo muito cru. Para sua empresa de laudo e pericia veicular conseguir mais sucesso, sua comunicação deve ser muito mais assertiva.

 

Não existe uma preocupação com o perfil, necessidades e desejos do cliente. A empresa simplesmente entende que o diálogo pode levá-la a vender mais. Embora isso possa render algum resultado, ele não deve durar muito.

 

Isso porque os clientes costumam abandonar rapidamente marcas com as quais vivem uma experiência negativa de algum ponto. Por isso, esse modelo pode gerar uma impressão ruim no cliente.

A empresa então assume a responsabilidade pelo relacionamento com o cliente, e começa a se conscientizar da importância de lidar com seus consumidores. Aqui, existe uma preocupação em compreender as necessidades do cliente.

 

Nesse aspecto, a venda começa a se tornar mais consultiva, com menos tentativas de vender a qualquer custo e mais preocupação com a qualidade do atendimento.

 

Assim, é fundamental pensar em como o consumidor pode aproveitar melhor seus recursos. Uma fábrica de uniforme empresa feminino, por exemplo, pode ter muito mais resultados quando otimiza seu atendimento.

 

Uma empresa nesse estágio de relacionamento já começa a pensar no conceito de pós-venda, criando soluções que mantenham o interesse do cliente e o façam pensar em retornar outras vezes para fazer negócio.

 

O grande acerto com relação a essa estrutura de relacionamento é chegar ao ponto em que o empreendimento se torna um parceiro de seu consumidor.

 

Nesta etapa, sua equipe de vendas está preparada para auxiliar o consumidor a encontrar a solução perfeita, mesmo que não seja uma solução oferecida pela sua empresa.

 

Aqui, existe todo um cuidado com a categorização das informações e uma base de acesso para que os clientes consigam uma estrutura melhor de negociação.

 

É importante ter esse contato para garantir a eficiência de sua empresa de exame laboratorial covid 19, por exemplo.

 

A automação também tem parte essencial nesse tipo de relacionamento, criando um ambiente muito mais adequado para a estrutura de comunicação, com relatórios e informações sendo acessadas em instantes para propor boas soluções.

Mantendo um bom relacionamento e suas vantagens

Construir um bom relacionamento com seus clientes requer uma série de pontos que precisam de atenção desde o primeiro contato. 

Por isso, é essencial se atentar a estes pontos em particular para conseguir resultados mais expressivos:

 

1 – Garantir o follow up

Este é um dos pontos mais importantes de um pós-venda. O follow up é uma forma de demonstrar interesse e cuidado com o cliente, compreendendo suas necessidades e o que ele pode estar passando em um determinado momento.

 

Quando você oferece um produto ou serviço, uma expectativa da parte do cliente para o recebimento do resultado da transação é criada. O follow up é a comunicação que a empresa inicia para identificar se esta expectativa foi atendida.

 

Logo, é fundamental identificar se o cliente se sente satisfeito, e em caso negativo, o que aconteceu que mudou a ideia dele sobre o atendimento. Por isso, ter uma preocupação com relação a promessas e prazos quando você negocia é primordial.

 

2 – Segure o cliente

O mercado está cada vez mais competitivo e acirrado, e por conta disso, existem muitos desafios para as empresas se manterem ativas. Portanto, quanto mais você conseguir fidelizar seus clientes, melhor será a situação.

 

Além disso, o custo de manutenção de um cliente é muito menor que o custo de atrair um consumidor novo. Logo, quanto mais você investir na manutenção e em aproximar o cliente do negócio, melhor será o resultado.

 

O mercado atual sofre bastante com a impessoalidade. Por isso, quando você utiliza uma etiqueta adesiva branca multiuso, deve ter formas de explicar o conteúdo para seus consumidores.

 

Sempre que estiver se engajando em um relacionamento com o cliente, procure identificar os pontos que o atraem para a marca, sobretudo procurando a qualidade e a sinceridade no atendimento.

 

Mostre humanização, uma vez que as pessoas se sentem muito mais valorizadas quando percebem que estão lidando com pessoas reais e não com atendimentos automatizados e robóticos, garantindo então um sucesso muito maior para sua empreitada.

 

3 – Pontualidade é a chave

A pontualidade é um elemento-chave para o atendimento ao cliente. Isso não significa estar em um horário específico pronto, mas sim, mostrar-se disponível para o atendimento na hora certa.

Hoje em dia, as pessoas buscam agilidade em seus processos. Um cliente que precise de um atendimento deseja uma resposta rápida e assertiva. É muito comum encontrar clientes procurando ativamente os canais mais rápidos de comunicação.

 

Por isso, é importante se preparar para este tipo de atendimento mais rápido e direto. Para isso, existem algumas alternativas que podem ajudar muito sua empresa, sendo a principal delas o chatbot.

O chatbot nada mais é do que uma inteligência artificial programada para responder uma série de perguntas padronizadas da empresa. Assim, o interessado consegue um atendimento rápido e prático que dura 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

Dessa forma, ainda que seu cliente não tenha o problema resolvido imediatamente e tenha que aguardar o contato pessoal, ele já se sente menos ansioso por ter algum tipo de resposta.

Considerações finais

Em um mercado cada vez mais concorrido, onde a competição aumenta a cada dia, é essencial saber se destacar e tornar-se uma liderança em seu nicho de atuação. Para garantir esse processo, a companhia precisa estar em constante comunicação.

 

Seus clientes ficarão muito mais fidelizados se o relacionamento for natural e atender as expectativas deles, garantindo assim muito mais sucesso para a empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.