Blog

Qual a importância das soft skills para o mercado de trabalho?

content

 

O acesso à informação que temos hoje aumentou as possibilidades de aprendizagem a um nível nunca antes visto. Por meio da tela de um computador ou celular, conseguimos facilmente aprender algo novo: seja um idioma, uma ferramenta, ou qualquer outra das chamadas hard skills.

 

Essas habilidades, que representam o conhecimento técnico de uma pessoa, não deixaram de ser importantes para os recrutadores. Contudo, atualmente, os processos seletivos das empresas já começaram a valorizar outras habilidades em candidatos: as soft skills, que são habilidades comportamentais que já formam a personalidade de um profissional e podem determinar a maneira de agir.

 

Embora o assunto seja muito discutido, é importante ter em mente quais são as soft skills mais relevantes do mercado atualmente e de que forma aplicá-las. Confira a seguir o que reservamos sobre o assunto! 

O que são soft skills?

As soft skills, como já mencionadas, são habilidades emocionais de uma pessoa colaboradora. Ao contrário das hard skills, essas habilidades não dizem respeito a aspectos técnicos que definem a capacitação para a realização de uma tarefa específica, mas sim de questões voltadas a personalidade e a forma de interagir com outras pessoas. 

 

Enquanto exemplos de hard skills podem ser atividades mensuráveis como "conhecimento em informática" e "domínio de algum idioma secundário" — que podem ser iniciante, intermediário ou avançado, algumas possíveis soft skills podem ser "comunicação", "liderança" e "trabalho em equipe".

 

Esse tipo de skill tem sido cada vez mais relevante para o contexto corporativo porque elas servem justamente para aprimorar habilidades técnicas e impactar positivamente nos resultados de uma organização.

 

No mercado atual, é impossível se ter um profissional tecnicamente capacitado, porém com dificuldades de comunicação ou de trabalho em equipe, por exemplo. Portanto, é de extrema importância que essas duas "modalidades" sejam trabalhadas em conjunto.

Qual a importância das soft skills para o ambiente corporativo?

Um estudo realizado pelo site de recrutamento CareerBuilder mostra que 77% das empresas consideram as habilidades sociais tão importantes quanto as técnicas. Esse fato não é uma surpresa; afinal, em ambientes de trabalho cada vez mais dinâmicos, colaborativos e que demandam bastante produtividade, existem alguns comportamentos que ajudam a manter a harmonia na relação entre os colegas.

 

Mas quais são os benefícios reais de se ter soft skills bem desenvolvidas no ambiente corporativo? As melhorias são diversas, mas as mais destacáveis incluem: 

 

• Comunicação:  habilidades que dizem respeito a este assunto são essenciais para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho, isso porque elas estão intimamente relacionadas à empatia, escuta ativa, clareza de palavras e negociação. Todos esses aspectos são fundamentais para a interação cotidiana com outras pessoas, sejam colaboradores ou até pessoas externas à organização;

• Relacionamentos interpessoais:  esse aspecto é fundamental para que o trabalho em equipe seja realizado de forma adequada entre colaboradores, já que ele acaba por impactar positivamente na forma com a qual as pessoas se relacionam nesse espaço. Além disso, essa habilidade, quando bem realizada, ajuda a contribuir até mesmo com o clima organizacional da empresa;

• Solução de problemas: habilidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de conflitos auxiliam na identificação e na implementação de soluções efetivas dos mais diversos problemas;
 

• Produtividade e desempenho: algumas skills são focadas na otimização do trabalho e agem como impulsionadores neste sentido, como gestão de tempo, organização, foco, motivação e pensamento inovador. 

 

Ter inteligência emocional e um bom relacionamento interpessoal são algumas das competências mais valorizadas. No entanto, práticas do tipo, em geral, são desenvolvidas ao decorrer das experiências de vida; portanto, não são tão simples de aprender como as hard skills, que podem ser ensinadas com mais facilidade.

 

Para quem está insatisfeito com a própria maneira de agir ou para os que buscam ser pessoas melhores, sempre há tempo para aprimorar a forma de lidar com as situações – basta exercer a paciência e a determinação. Um bom início está na palma da mão, a partir do uso de aplicativos de produtividade, gestão de tempo, saúde mental, entre outros.

 

Saber se comunicar, tanto na fala, quanto na escrita, está entre as competências primordiais no trabalho, pois é preciso se fazer entender, mas também compreender o outro. A empatia e a colaboração são outras habilidades capazes de criar verdadeiros laços de união entre os colegas, deixando o ambiente muito mais acolhedor.

 

Nem todos conseguem, mas a gestão de tempo, organização e flexibilidade para conseguir lidar com novas demandas ou situações que surgirem são outros exemplos que, se demonstrados, agradam bastante os recrutadores e rendem uma boa chance de destaque durante processos seletivos.


AD_SKILLS-FUTURO_1080x566-01

Quais as principais soft skills do mercado? Confira 6!

De acordo com o mais recente relatório "Future of Jobs", do Fórum Econômico Mundial, existem 9 principais skills para serem desenvolvidas até 2027. Cada uma telas está associadas com as práticas mencionadas.

 

1. Pensamento criativo

 

Em primeiro lugar da lista, o pensamento criativo é uma habilidade que impacta em praticamente todos os outros aspectos seguintes, já que se caracteriza como uma forma inovadora de se solucionar problemas diversos. 

 

Nutrir o hábito de realizar brainstormings costuma ajudar a desenvolver essa habilidade, já que acontece uma grande troca entre pessoas com ideias diferentes em um único espaço. Além disso, é muito importante estimular a curiosidade e estar sempre aberto a aprender para poder atuar pensando "fora da caixa". 

 

2. Pensamento analítico

 

Essa habilidade é muito importante por dizer respeito a análise, avaliação e interpretação de informações de forma objetiva e ponderada. O profissional que desenvolve o pensamento analítico tem a capacidade de refletir fatos e ideias de maneiras sistemática, com argumentos e comunicação coesa, a fim de formar julgamentos fundamentados.

 

As melhores formas de desenvolver esse tipo de habilidade é com a tentativa da solução de problemas por meio do motivo da complicação, evitar julgamentos baseados somente em suposições, ser uma pessoa curiosa e questionar o que acontece ao seu redor. Esses hábitos farão com que a pensamento analítico seja desenvolvido eventualmente.

 

3. Lifelong Learning

 

É fato que nós não deixamos de aprender quando entramos no mundo corporativo; sempre existe a possibilidade de nos desenvolvermos, seja por meio de cursos, workshops, palestras e até mesmo conteúdos audiovisuais. Estar aberto ao eterno aprendizado é uma das principais soft skills admiradas pelo mercado. 

 

Com a tecnologia a favor, vale definir metas de aprendizado em áreas de interesse para que possa se desenvolver cada vez mais. Junto disso, vem o hábito da rotina de estudos e da autorreflexão com relação ao processo.

 

4. Resiliência, flexibilidade e agilidade

 

Colaboradores ágeis, flexíveis e resilientes podem otimizar suas atividades rotineiras em cada um desses aspectos, consequentemente impactando de forma positiva a colaboração que se possa vir a ter com os seus colegas.

 

Essa skill garante com que, enquanto os profissionais estejam alinhados a um plano de carreira, eles sintam cada vez mais autonomia para a realização de suas atividades. É muito importante ter profissionais que trabalham esses aspectos não somente para o impacto positivo nos resultados da empresa, mas sim para que se sintam satisfeitos e realizados com suas demandas.

 

5. Pensamento sistêmico

 

Também chamado de pensamento holístico, essa habilidade caracteriza-se pela compreensão de dos fatos em relação ao seu entorno: em como as outras pessoas e as instâncias envolvidas impactam nos mais diversos tipos de situação.

 

Essa soft skill mescla bastante aspectos da vida pessoal com a profissional, já que olhar ao redor para fazer esse tipo de análise exige uma visão ampla de qualquer tipo de situação. Entretanto, ela ajuda a reconhecer padrões e até mesmo a solucionar conflitos com mais tranquilidade, já que permitem análises mais aprofundadas de qualquer tipo de conflito.

 

6. Motivação e self-awareness

 

Ambas as habilidades estão associadas quando se fala da identificação de valores, metas pessoais, reconhecimento de pontos fortes e fracos, autonomia e autodeterminação. Isso porque elas dizem respeito a uma reflexão que permite ao colaborador enxergar suas características e melhorá-las com atividades que o motivem.

 

Para desenvolvê-la, é importante que o profissional reconheça bem as suas hard skills e associe ela com os seus valores e metas, a fim de buscar desafios que auxiliem diretamente no seu crescimento. Esse equilíbrio entre desafio e recompensa é o que torna a habilidade positiva para uma pessoa colaboradora.

 

Neste texto, conferimos que o segredo do sucesso no desenvolvimento das soft skills está na inteligência emocional, que, em diferentes níveis, todos temos – basta despertá-la. Há diferentes maneiras de alcançar o equilíbrio emocional a fim de destravar outras habilidades. Conseguir lidar com questões internas é um ato de força, e, além de contribuir com uma boa colocação profissional, também representa a busca pela evolução pessoal.

 

Gostou do conteúdo? Confira esse outro material complementar sobre habilidades do futuro!