Blog

O futuro já chegou: insights de nossa participação no Rio Innovation Week 2023

content

O Rio Innovation Week 2023 é o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina e, claro, não podíamos ficar de fora de um encontro tão inspirador como esse.  

Nesta edição, Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech, participou do painel “Educação na era da Inteligência Artificial”. Além disso, nosso especialista também esteve presente em todos os dias de RIW 2023, conferindo as principais tendências que foram compartilhadas.  

Afinal, observar os processos de inovação em outras áreas que não atuamos é importante para termos insights sobre soluções que podemos aplicar em nosso dia a dia, inclusive, quando se trata de educação corporativa 

 

Continue a leitura para conferir o resumo sobre o que vimos no Rio Innovation Week 2023 e saiba o que foi compartilhado sobre educação na era digital, Inteligência Artificial, inovação em diversidade e inclusão, entre outras pautas!  

 

Entrevista exclusiva com Marc Randolph sobre o o futuro da educação no mundo digital 

Durante todos os dias do RIW 2023, compartilhamos em nossas redes sociais diversos conteúdos, diretamente do evento, e ainda conseguimos uma entrevista exclusiva com Marc Randolph, um dos fundadores da Netflix, sobre o que ele acha do futuro da educação no mundo digital.  

 

“É verdade que a internet mudou tudo. Quero dizer, certamente com a Netflix isso aconteceu ao nos permitir pegar uma única fonte de conteúdo e oferecer para quem quiser assistir.  

 

Porém, o que mais surpreendeu as pessoas foi que isso não vinha apenas de Hollywood. Logo, fez com que percebêssemos que os públicos têm gostos locais. E se quiser ter sucesso, você precisa começar a gerar conteúdo que atraia esses mercados individuais. Acredito que a educação segue pelo mesmo caminho.  

 

Certamente, o online será muito importante no futuro porque permite o acesso aos melhores professores, não importa onde você esteja.”, afirma Marc Randolph.  

 

No caso de educação, por exemplo, podemos acessar cursos que são desenvolvidos por professores em todo o mundo. O segredo está em pensar global e entregar localmente.  

 

Além disso, é importante personalizar as entregas. A Netflix remodelou a forma como consumimos conteúdo, afinal, queremos entregas personalizadas, de acordo com o que realmente desejamos assistir.  

 

A educação corporativa não fica de fora dessa questão, já que existe a personalização de treinamentos. Os colaboradores têm a expectativa de que a entrega faça sentido para o seu desenvolvimento profissional.  

 

Portanto, é importante equilibrar o que eles devem aprender e o que eles querem aprender. Assim, é possível obter um melhor engajamento na realização de treinamentos corporativos.  

 

Principais insights do painel sobre Educação e Inteligência Artificial  

No painel sobre Educação e Inteligência Artificial, uma das perguntas feitas pela plateia foi: “A Inteligência Artificial não pode ser considerada como um modismo tecnológico, assim como aconteceu em 2022 com o metaverso?”.  

 

Segundo Rodrigo de Godoy, não se trata da mesma coisa. Afinal, para acessar o metaverso é necessário utilizar determinados dispositivos, como os óculos de realidade virtual. Além disso, o uso do metaverso ocorre de forma consciente. Ou seja, você precisa querer utilizar essa solução virtual.  

 

No caso da IA, muitas vezes ela está presente em nosso dia a dia e nem percebemos que isso está acontecendo. Por exemplo, podemos acessar um site que utiliza algum recurso de Inteligência Artificial, como os chatbots.  

 

Esse é o principal motivo do porquê a IA não é apenas um “buzz” tecnológico, ela já está presente em nossa vida pessoal e profissional e, algumas vezes, de forma imperceptível.  

 

Leia também: Qual a importância da IA para a educação digital? Confira! 

 
 

E quais são os limites da Inteligência Artificial?  

Outra discussão presente no bate-papo foi sobre os limites da IA. Quando o assunto é educação, será que essa tecnologia roubará o lugar dos professores? E como será a relação entre alunos e plataformas de ensino daqui para frente?  

 

O grande ponto nessa discussão é entendermos que a IA funciona como se fosse uma "mente” em processo de aprendizagem. Logo, ela vai aprender com o que temos a oferecer.  

 

Portanto, se utilizada corretamente, pode oferecer diversos benefícios. No setor de educação, ela já está se mostrando muito importante e a tendência é que esteja cada vez mais presente no mercado.  

 

Alunos utilizam chatbots para tirarem dúvidas sobre determinados assuntos. Quem desenvolve conteúdo educativo também se beneficia, já que o processo de criar treinamentos com o auxílio da IA se torna mais rápido  com o apoio da curadoria humana.  

 

Inovação em Diversidade e Inclusão 

No RIW 2023, também houve o painel “Diversidade e Inovação: divergir e convergir para avançar”. Um dos principais insights obtidos foi que, no Brasil, o acesso à educação é muito desigual. Então, podemos ver a educação corporativa como uma ferramenta de inclusão.  

 

Em 2024, os profissionais que estão à frente de T&D precisam compreender que estão fazendo uma entrega que pode ser extremamente relevante dentro das ações de diversidade e inclusão da organização.  

 

Além disso, no painel também houve uma discussão sobre o aprendizado de máquina nas soluções de IA. Como já foi dito, a Inteligência Artificial está em uma fase de aprendizagem e, por esse motivo, precisamos ensiná-la de modo que essa tecnologia seja uma solução inclusiva, sem nenhum tipo de preconceito.  

 

Carreira em Tech: a importância das soft skills 

Outra questão citada durante o RIW 2023, e que costumamos abordar com frequência no UOL EdTech, é o desenvolvimento das soft skills. No evento, foi falado sobre quais habilidades devem ser desenvolvidas por quem deseja construir uma carreira na área de tecnologia.  

 

Quando refletimos sobre soft skills para o setor de tech, é comum pensarmos no conhecimento em diferentes linguagens de programação (Java, Python, etc.). Porém, esse tipo de profissional também precisa desenvolver aptidões interpessoais, como:  

 

  • • Comunicação; 
  • • Liderança; 
  • • Resolução de problemas.  

 

Mesmo para quem atua em uma carreira muito técnica, essas competências são de extrema importância.  

 

Com relação ao futuro do trabalho, outras duas habilidades que se destacam para todos os setores e profissionais em diferentes níveis de cargos são: curiosidade e pensamento criativo.  

 

O que precisamos refletir sobre Cultura da Inovação 

Se você deseja inovar, é importante que compreenda que o erro é possível. Isso porque, quando inovamos, não existe um gabarito a seguir, estamos buscando maneiras de fazer algo diferente e sair da nossa zona de conforto.  

 

Entretanto, se é para errar, que isso seja feito de forma rápida, em relação ao que está sob seu controle. Além disso, devemos manter a atenção para não cometermos o mesmo erro duas vezes.  

 

Então, dentro do processo de inovação, é importante pensar em erro como aprendizagem. No entanto, também precisamos saber que 80% das vezes – número apresentado no painel sobre cultura da inovação – as ações de inovação não trarão resultados positivos. Contudo, o que dá certo gera lucro e é responsável por pagar todas as outras tentativas que falharam.  

 

Inteligência Artificial e Educação Corporativa

A Inteligência Artificial pode auxiliar na construção de treinamentos, sendo uma solução valiosa para a educação corporativa. Mas, afinal, o que a IA realmente pode fazer nesse tipo de mercado?  

 

A construção de conteúdo é uma tarefa complexa, já que demanda muito tempo para desenvolver o material de modo que ele se torne um curso eficiente.  

 

Com o auxílio da IA, é possível, por exemplo, transformar um arquivo em formato de pdf. em um treinamento corporativo. Basta disponibilizar um conteúdo de qualidade e dar os comandos corretos (curadoria humana).  

 

Gostou do resumo e quer saber mais sobre as tendências que chamaram nossa atenção no RIW 2023? Clique no link abaixo e confira na íntegra o EdTerça, evento online e gratuito do UOL EdTech, sobre o assunto!  

 

O futuro já chegou: insights de nossa participação no Rio Innovation Week 2023