Storytelling: como fazer e aplicar em treinamentos online?
Aprenda o que é storytelling e como fazer para que essa estratégia realmente seja eficaz dentro de uma empresa durante os treinamentos online
Várias estratégias surgiram para ajudar na compreensão de informações entre os colaboradores e também para a aprendizagem de novos conteúdos. Uma delas são as maneiras de aplicar o storytelling e como fazer essa estratégia funcionar no espaço de trabalho.
O conto da Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, pode servir como uma técnica de storytelling para explicar uma situação específica por meio da ficção. Esta é uma forma de aplicar conteúdos e produzir resultados em pouco tempo e de forma eficiente.
Neste artigo vamos discutir o que é essa estratégia, além da sua importância e aplicação em treinamentos online. Também vamos abordar dicas sobre storytelling e como fazer com que ele funcione dentro de sua empresa, garantindo que você tenha todos os benefícios dessa metodologia.
O que é storytelling?
É comum acharmos que roteiristas, redatores ou demais profissionais da área conseguem aplicar o storytelling em qualquer texto escrito ou comunicação oral. Mas isso não é tão simples assim!
O storytelling é uma técnica que busca persuadir o ouvinte por meio de uma narrativa. Com essa comunicação, o interlocutor cria uma relação emocional com o ouvinte ou leitor para que ele se sinta envolvido e queira, por exemplo, comprar um produto que se encontra naquele cenário.
Para que essa metodologia seja aplicada corretamente, é fundamental ter pessoas especializadas na área e que entendam a diferença de um caráter persuasivo para um caráter invasivo, como muitas empresas fazem.
Por que o storytelling é importante para treinamentos online?
O cenário em que vivemos sugere cada vez mais a adoção de treinamentos online como forma de aprendizado dentro de uma empresa. Essa é uma tendência crescente no mercado e uma grande aposta para os negócios que procuram desenvolver novas habilidades dos seus colaboradores.
Mas por que utilizar o storytelling e como fazê-lo é importante para os treinamentos remotos? Como lidamos com o meio virtual, a distração pode acompanhar o funcionário o tempo todo. Porém, com narrativas envolventes que consigam despertar o interesse do seu colaborador e faça com que ele desenvolva pensamentos críticos, o storytelling ajuda a fixar de uma forma mais fácil o que está sendo passado .
Por isso, durante qualquer capacitação digital é fundamental inserir o storytelling como parte de sua estratégia narrativa. Essa ferramenta não é apenas uma forma de contar histórias, como muitos acreditam, mas uma técnica para produzir conteúdo e conectar-se ao colaborador.
Como aplicar o storytelling em treinamentos online?
Independente de qual seja o tipo de treinamento online, o storytelling e a forma como aplicá-lo são fundamentais para uma empresa.
Se a sua equipe de RH está desenvolvendo um onboarding para novos funcionários, pode-se criar um personagem com dúvidas ou até mesmo um enredo completo para tornar esse processo muito mais interativo e de fácil compreensão. A construção de um cenário e enredo interessantes, que consigam explicitar o conteúdo e fixar o material de forma ativa, é o início de um caminho para aplicar o storytelling nesse processo de onboarding.
Contudo, é importante salientar que cada história deve vir pautada no público-alvo presente e com base no que eles buscam.
Dicas para aplicar o storytelling em treinamentos online
Para você que chegou até aqui, vamos mostrar os passos essenciais sobre storytelling e como aplicá-lo de uma forma eficiente dentro de uma empresa durante treinamentos online. Pegue papel e caneta e anote as dicas que mais se encaixam às suas necessidades. Vamos lá?
Utilize os principais elementos de storytelling
É primordial que você use os principais elementos da narrativa de um storytelling. Para que ocorra da maneira correta, pense no desenvolvimento de um:
- - Cenário;
- - Enredo;
- - Personagens;
- - Desafio em questão.
Tudo precisa ser construído sob um ponto de vista para que os colaboradores sejam persuadidos e entendam a narrativa de forma correta.
Relacione sua história ao formato adequado
Também é fundamental que a história esteja adequada ao meio em que é produzida. Se você está em um treinamento online, a tecnologia pode, sim, tornar-se parte da narrativa.
Porém, mesmo que ela não seja o foco, todo o desenvolvimento da história deve ser programado para fluir bem neste espaço digital.
Aplique o storytelling para simular o cotidiano
As formas do storytelling e como fazê-lo eficiente precisam vir ancoradas numa simulação do cotidiano, com situações que realmente reflitam algo real.
Caso o colaborador veja que aquela história fuja muito da sua realidade, certamente ele não será captado e o interesse será mais baixo.
Insira elementos de conflito e/ou tensão nas suas histórias
Nenhuma história é interessante sem momentos de tensão, não é mesmo? Os filmes de suspense são mundialmente conhecidos por relatar momentos de conflito e ter um ápice, que prende o telespectador e os deixa aflito para saber o que virá depois como solução.
Dentro de um storytelling de treinamento online também deve ser assim! Por isso, crie momentos propícios para isso, que agarrem a atenção de quem está escutando a história e que faça-o querer ficar até o final.
Preste atenção no ritmo da história
Por fim, em hipótese alguma pense em pular um degrau da história. Mesmo que o storytelling montado seja longo, pular uma parte da história pode levar à incompreensão do assunto e falta de engajamento com o treinamento.
Mesmo que se trate de um cenário longo, coloque desafios, conflitos e demais situações que tornem o enredo chamativo. A Jornada do Herói, por exemplo, é uma excelente estrutura, planejada em 12 etapas, que ajuda a criar uma história impecável e a prender a atenção do colaborador.
Conclusão
Entender como aplicar o storytelling no mercado de trabalho é uma maneira de influenciar no resultado de treinamentos online e torná-los mais memoráveis e práticos. Para a geração Y, essa é uma excelente oportunidade para desenvolvê-los de uma maneira mais dinâmica dentro da empresa .
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