Blog

Transformação organizacional e a jornada rumo ao futuro do trabalho

content

Em um mercado de trabalho em constante transformação, é necessário repensar a estruturação de ações de desenvolvimento nas organizações como um dos pilares fundamentais para assegurar a inovação e o crescimento sustentável do negócio.  

 

Vivemos uma revolução não apenas tecnológica, mas também cultural e profissional. Observamos um novo cenário no qual as práticas conhecidas já não são eficazes, evidenciando uma necessidade urgente de inovar. Isso inclui desde a criação de soluções operacionais que suportem o aumento da produtividade, maximizando o uso de tecnologia, até a reformulação das experiências e sistemas de incentivo. 

 

Além disso, é fato que estamos em uma época caracterizada pela escassez de talentos e necessidade de aquisição de novas capabilities. Com crise ou sem crise, o mercado de trabalho busca pessoas preparadas “que entrem jogando” e que tenham alta capacidade de aprendizagem e de análise.  

 

Consequentemente, presenciamos um cenário onde é ainda mais essencial a identificação, a retenção e o desenvolvimento deste perfil de profissionais dentro da empresa.  

 

Continue a leitura e compreenda a importância da transformação organizacional e como ela é importante para que as empresas e seus profissionais se preparem para o futuro do trabalho!  

 

Reflexões importantes para o futuro 

Em um ambiente dinâmico e complexo, o colaborador não está mais restrito a um “job description”, passando a ser um protagonista ativo na construção dessa “narrativa” e design organizacional. 

 

Um artigo da Bersin que discute a transição do trabalho como conhecemos para um novo, alinhado a nascente era pós-industrial (e que também serviu como uma das referências para outro texto nosso sobre educação corporativa como incubadora de talentos), propõe uma reflexão sobre o que as organizações devem, desde já, considerar quando olham para o futuro e desenham suas estratégias de ação. Alguns questionamentos importantes são:  

 

1. Adaptabilidade organizacional 

A organização consegue responder rapidamente às mudanças, reinventar-se quando necessário e se mobilizar com eficácia? 

 

2. Desenvolvimento das lideranças 

Os líderes da empresa estão capacitados e prontos para encarar os desafios que estão por vir?  

 

3. Vanguarda em RH 

A área de RH, peça central neste cenário de transformação cultural e de modelos de negócio, está conectada às principais tendências, tem participação ativa junto as áreas de inovação e está pronta para disseminar competências essenciais de gestão nesta jornada rumo ao futuro? 

 

Não são perguntas simples de serem respondidas, uma vez que cada organização possui um ritmo próprio de adaptação. Independentemente disso, um ponto-chave é assegurar que seu capital humano esteja a par dessa onda de transformações e preparado não só para se adequarem aos novos tempos, mas também para aproveitar as oportunidades que virão a reboque. 
 

Onde estamos e para onde caminhamos  

O quadro abaixo apresenta alguns exemplos que sinalizam de onde estamos saindo e para onde caminhamos no que diz respeito a práticas e direcionamentos para sustentar o crescimento de uma organização: 

 

tabela-futuro-do-trabalho-2

 

Este cenário reflete um novo momento para as organizações. A valorização das soft skills, o investimento em tecnologias voltadas para o desenvolvimento humano e uma abordagem mais holística da liderança são indicativos claros de um futuro em que o capital humano será ainda mais valorizado.  

 

Preparar-se para essa realidade é o primeiro passo para garantir sucesso e sustentabilidade do negócio no longo prazo. 

 

Quer conferir mais conteúdos como esse e se preparar para o futuro do trabalho? Clique aqui e confira mais publicações no Blog do UOL EdTech!  

 

 

Texto por Marisa Nannini, Diretora de Negócios B2B do UOL EdTech