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Tendências para 2024 em Educação Corporativa: sua empresa está preparada?

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Quando se trata das tendências para 2024 em Educação Corporativa, será que a sua empresa está preparada para todas as mudanças que acontecerão?  

 

Fim de ano é um período de muitas análises e reflexões, não somente dos resultados que foram obtidos, mas também sobre as estratégias que foram relevantes nos últimos doze meses. Logo, é o momento ideal de definir quais são as estratégias que merecem seus esforços no próximo ano.  

 

Neste resumo do último EdTerça do ano, confira o que Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech, tem a compartilhar sobre as principais tendências em Educação Corporativa para 2024 com base nos principais estudos e reports internacionais do segmento. Boa leitura!  

 

5 principais tendências mapeadas para 2024 em Educação Corporativa 

Em 2023, acompanhamos muitas novidades em relação à Educação Corporativa. Uma delas foi a importância de desenvolver as soft skills do futuro nos colaboradores.  

 

Outra pauta que ganhou destaque foi o avanço da Inteligência Artificial (IA), não somente ao que diz respeito ao uso da tecnologia pelos profissionais, mas também às soluções ofertadas pelo mercado para aprimorar a aplicação de treinamentos.  

 

Dito isso, a seguir, confira quais são as principais tendências para 2024 em Educação Corporativa e que todas as empresas devem ter atenção.   
 

  1. 1. Escassez de talentos

Um dos três maiores ofensores para as empresas em 2023 foi a escassez de talentos, e isso continuará assim pelos próximos anos. “A escassez de talentos é uma realidade que exige uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente.”, Ana Paula Prado, CEO Infojobs.  

 

Hoje, 81% dos empregadores no Brasil passam por este desafio, e esse é um número muito alto.  

 

Portanto, é importante em contratar pessoas que estejam preparadas para os novos desafios do mercado. Além disso, também é essencial focar ainda mais em desenvolver os colaboradores atuais para mantê-los atualizados e engajados. 

 

Como resolver este desafio?  

  • • Investir no desenvolvimento dos profissionais da organização (novos e antigos); 
  • • Flexibilidade de tempo e local de trabalho; 
  • • Propor novos benefícios e bonificações como forma de estímulo. 
  •  

Além disso, também é importante pensar em carreiras adaptativas – trabalho em ciclos curtos e interações frequentes.

 

Segundo uma pesquisa da Gartner, 89% dos líderes de RH acreditam que os planos de carreira nas suas organizações não são claros ou atraentes.  

 

Por esse motivo, uma estratégia eficiente para as empresas é implementar a gestão por entrega e mapeamento de competências.  

 

Focar na experiência do colaborador e fazer um maior investimento em formação e capacitação de competências relacionais, não técnicas (soft skills) também é uma ação que pode gerar melhores resultados.  

 

Ainda sobre os dados obtidos no levantamento divulgado pela Gartner, 79% dos entrevistados concordam que o objetivo da organização deve ser criar valor (trabalhadores/acionistas/sociedade) e 77% acreditam que as organizações devem ajudar seus profissionais a adquirirem competências relevantes 

 

  1. 2. Talent Marketplace

Talent marketplace são plataformas que facilitam o mapeamento de talentos e seu acesso a oportunidades nas organizações que tenham “match” com seu perfil.  

 

Em outras palavras, a tecnologia que está por trás dessas soluções identifica quais são os profissionais que têm o perfil de acordo com as necessidades da empresa, do que ela está buscando em um colaborador.  

 

Benefícios: 

  • • Agilidade na força de trabalho; 
  • • Democratização do desenvolvimento dos profissionais;  
  • • Retenção de talentos; 
  • • Mobilidade interna e novos caminhos de carreira; 
  • • Desenvolvimento de habilidades do futuro.  

 

  1. 3. Líderes para o novo mercado

Muitas mudanças estão acontecendo e muitas ainda acontecerão. Portanto, é importante compreender o que o mercado espera dos novos líderes.  

 

Então, a liderança deve refletir sobre seu papel e buscar novas formas de atuar e se relacionar com seus times e cadeia de valor.  

 

Segundo um levantamento feito pela Gartner:  

  • • 28% dos líderes nível médio não recebem o desenvolvimento que precisam; 
  • • 24% dos gestores de RH acham que a empresa não prepara os líderes para o futuro; 
  • • 22% citam que os processos de gestão de sucessão não rendem os líderes certos no momento certo.  
  •  

Os dados citados acima geram questionamento sobre o papel da liderança nas companhias e como é importante que gestores sejam desenvolvidos para que as organizações consigam os resultados desejados.  
 

Caminho a seguir:  

Ter uma liderança mais adaptativa e consciente, capacitada para navegar em tempos incertos e dinâmicos com visão clareza e de forma inspiradora.  
 

Ponto de atenção:  

Segundo estudo da Bersin, 73% dos líderes de RH creem que a liderança de suas organizações não está preparada para liderar mudanças.  
 

O líder deve pensar nas seguintes questões:  

  • • Investimento na capacitação; 
  • • Liderança orientada a dados; 
  • • Liderança humanizada; 
  • • Habilidade do futuro; 
  • • Priorização da saúde mental de suas equipes;  
  • • Autenticidade e transparência; 
  • • Protagonismo na experiência do colaborador.  
     

Leia também: Nova liderança: equilíbrio entre humanização, dados e tecnologia 

 

  1. 4. Impactos da IA generativa em Educação Corporativa

Para falarmos sobre os impactos da Inteligência Artificial Generativa em Educação Corporativa, é importante compreender alguns números que foram revelados em uma pesquisa da AMCHAM sobre o uso da IA nas organizações 

  • • 56% das empresas projetam crescimento superior a 20% já em 2024; 
  • • 62% estão em zona de aprimoramento quando consideramos sua prontidão para inovar em relação a IA; 
  • • 68% afirmam já usar IA para automatizar tarefas, reduzir custos e dar suporte na tomada de decisões.  
     

O que precisamos olhar:  

As organizações precisamos preparar seus times para que saibam operar as soluções de IA generativa. Afinal, não adianta ter acesso a uma tecnologia robusta se os talentos da empresa não estão capacitados para utilizá-la.  

 

Entretanto, não basta apenas oferecer treinamentos sobre o uso da IA – conhecimento técnico –, mas também capacitar colaboradores de modo que eles mudem seu mindset, para que vejam a tecnologia como uma solução, desde que seja utilizada corretamente.  

 

Leia também: A Inteligência Artificial e o RH do futuro 
 
 

  1. 5. Nova Educação Corporativa

Todas as tendências citadas acima impactarão o treinamento e desenvolvimento de talentos nas empresas. Como resultado, a nova Educação Corporativa será composta por:  

 

  • • Aprendizagem híbrida e humanização dos programas; 
  • • Metodologias ativas (como Aprendizagem baseada em Problemas); 
  • • Aprendizagem colaborativa.  

 

Como todo bom fim de ano, este é o momento de buscarmos um horizonte a seguir. Ou seja, é necessário observar quais são as estratégias em destaque para conseguir resultados satisfatórios no ano que está por vir.  

 

É a hora de analisar o que deu certo em 2023 e o que poderá fazer a diferença em 2024.  

 

Você acabou de conferir um resumo da última edição de 2023 do EdTerça. Clique no link abaixo para conferir o conteúdo na íntegra e saber mais sobre as tendências de para 2024 em Educação Corporativa?  

 

Tendências para 2024 em Educação Corporativa: sua empresa está preparada?