Blog

Desenvolvimento contínuo de talentos: estratégias centradas no usuário como solução

content

No atual cenário de rápida evolução tecnológica, as organizações enfrentam o significativo desafio de fazer o desenvolvimento contínuo de talentos com as soft skills mais relevantes.  

 

Este desafio é agravado por uma crise global de habilidades, conforme destacado pela pesquisa “Facing the storm — Navigating the global skills crisis” (“Encarando a tempestade – Navegando a crise global de habilidades”, em tradução livre) da IBM.  

 

Neste contexto, adotar estratégias de aprendizagem centradas no usuário torna-se imperativo para garantir a eficácia no desenvolvimento de pessoas. 

 

Continue a leitura e compreenda como a personalização do aprendizado corporativo é essencial para ter sucesso nos programas de capacitação dos colaboradores da sua empresa! 

 

Leia também: Você sabe quais são as profissões e habilidades do futuro? Confira as 10 principais! 

 
 

A importância da personalização e feedback na era das mudanças rápidas 

A velocidade das mudanças torna obsoletas habilidades antes valorizadas, criando um gap de competências. Existe também um desalinhamento frequente entre o que é ensinado nas instituições educacionais e o que é necessário no mercado de trabalho.  

 

Dessa forma, a personalização do aprendizado corporativo assume um papel crítico, em que a importância de sistemas que adaptam o conteúdo de aprendizagem às preferências e ao histórico de cada usuário se torna fundamental.  

 

O feedback contínuo é outro aspecto vital, desempenhando um papel crucial no ajuste e melhoria da experiência de aprendizado. 
 

Da realidade aumentada à personalização com Machine Learning e IA 

A implementação dessas estratégias passa pelo aproveitamento de novas tecnologias como a Realidade Aumentada e Virtual, que podem ser usadas para criar experiências de aprendizado imersivas e eficazes.  

 

Além disso, o machine learning e a Inteligência Artificial são fundamentais para prever as necessidades de aprendizado dos colaboradores e personalizar conteúdos.  

 

Por outro lado, é essencial considerar as expectativas dos colaboradores, utilizando pesquisas para entender suas necessidades e preferências, além de oferecer treinamentos em diversos formatos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem. 
 

Benefícios da abordagem centrada no usuário em Educação Corporativa 

Os benefícios de uma abordagem centrada no usuário são vastos. Ela permite a adaptação às mudanças do mercado, promove uma cultura de aprendizagem contínua e empodera os colaboradores, permitindo que assumam a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento, o que aumenta sua satisfação e lealdade. 

 

Em conclusão, em um mundo onde a única constante é a mudança, as organizações que adotam uma abordagem centrada no usuário na educação e desenvolvimento de suas equipes não apenas navegam com mais sucesso na tempestade de habilidades, mas também se posicionam como líderes na era digital 

 

Isso requer uma mudança fundamental na maneira como pensamos sobre o desenvolvimento de talentos: de um modelo tradicional e rígido para um que seja ágil, personalizado e continuamente adaptável. 
 
E a sua empresa? Está preparada para focar em estratégias centradas no usuário e oferecer uma melhor experiência de aprendizagem corporativa?  

 

Clique aqui e conheça as soluções do UOL EdTech Para Empresas, utilizadas pelas maiores empresas do país!  

 
  

Texto por Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.