Blog

Como ajudar gestores em sua jornada de aprendizagem

content

Os gestores podem ter que lidar com diversos desafios ao enfrentar sua jornada de aprendizagem. O report Unlocking the Potential of Managers and Leaders, da Towards Maturity, ressalta que no ritmo acelerado de hoje e para prosperar no atual mundo do trabalho, líderes vão precisar cada vez mais “aprender a aprender”, especialmente quando se trata do gestor do futuro.  

 

No entanto, segundo dados da pesquisa, 61% dos líderes/gestores dizem que a principal razão que os impede de aprender é a falta de tempo para estudarem por si mesmos.  

 

Além disso, afirmam que, apesar de já usarem uma grande variedade de métodos de aprendizagem e estarem abertos a experimentar novidades, muitas vezes, sentem que não têm esse tipo de oportunidade onde trabalham. 

 

Então, como as organizações em busca de alta performance podem desbloquear o potencial de seus líderes e gestores? 

Neste artigo, confira algumas recomendações que podem ajudar os gestores em sua jornada de aprendizagem. Boa leitura!  

 

Recomendações que podem ajudar gestores na jornada de aprendizagem 

Para Geoffroy Lahon-Grimaud, colaborador na Learning Wire, a chave para as organizações desbloquearem o desenvolvimento de quem ocupa cargos de liderança é: primeiro, considerar a aprendizagem como um pilar estratégico; segundo, identificar oportunidades inteligentes que ajudem os líderes a se desenvolver.  

 

“Garantir a essas pessoas que a tecnologia e as práticas modernas de aprendizagem estejam disponíveis torna muito mais fácil e rápido o processo de aprender novas habilidades”, afirma. 

 

A seguir, confira quatro considerações de Lahon-Grimaud para ajudar a derrubar barreiras à aprendizagem da gestão: 

 

Preste atenção ao que é básico

A organização precisa prestar atenção ao que é básico, como, por exemplo, fornecer recursos de TI eficazes, proporcionar um lugar apropriado para estudar e disponibilizar conteúdo de aprendizagem útil aos gestores.  

 

Além disso, é fundamental delimitar o tempo para atividades de aprendizagem da liderança e garantir que os recursos certos estejam à disposição. 

Adote o blended learning para melhores resultados

Uma abordagem de aprendizagem combinada (presencial e online) é importante, mas não suficiente para resolver a questão de gestores que não participam de seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento.  

 

O ideal é incorporar a aprendizagem social nos programas para ajudar os gestores a aplicarem o que aprenderam e fundamentar mudanças de comportamento no local de trabalho. Atividades sociais e práticas de mentoring também devem fazer parte do mix para melhorar a aquisição de habilidades. 
 

Promova uma cultura de aprendizagem colaborativa

Novos conteúdos de aprendizagem via tecnologia funcionam muito melhor quando combinados com a colaboração: vale desde pares aprendendo juntos usando plataformas com estrutura parecida à das mídias sociais até a aprendizagem digital combinada com coaching e mentoring com líderes de sucesso, por exemplo.  

 

Faça da aprendizagem um processo de mão dupla — proporcione um mecanismo para que os líderes recebam feedback de sua equipe, a fim de obter informações para seu próprio plano de desenvolvimento. 

Concentre-se nos novos gestores

Um em cada quatro gestores têm menos de cinco anos de experiência. Por isso, é importante priorizar o desenvolvimento de novos gestores e transformar líderes mais experientes em orientadores. Muito aprendizado é esquecido após o treinamento, quando gestores voltam à sua rotina.  

 

Então, procure reforçar as iniciativas de aprendizagem e módulos de atualização para os líderes, relembrando as habilidades que aprenderam. Especialmente no caso das soft skills, que facilmente são entendidas, mas também esquecidas, quando as pessoas voltam para seus comportamentos habituais. 
 

Texto por Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.   
 

Gostou da publicação e quer conferir mais conteúdos sobre jornada de aprendizagem?  

Confira: Cultura de Aprendizagem: Qual o tempo ideal para aprender um conteúdo?