Blog

Acelerando a agenda da Educação Corporativa: ênfase na abordagem centrada no usuário

content

Cada vez mais a voz dos colaboradores tem importância para o crescimento de qualquer negócio, ganhando espaço na arena da estratégia e gestão das empresas.  

 

Entre as principais prioridades relacionadas ao capital humano, desenvolvimento e treinamento de novas habilidades, bem como desenvolvimento de carreira, foram classificadas logo após o alcance do objetivo principal do negócio da empresa.   

 

Seguindo essa realidade, a educação corporativa aumenta sua responsabilidade no desenvolvimento de talentos e no engajamento dos colaboradores. De acordo com relatórios da Deloitte e da LinkedIn, mais de 80% das organizações já veem a aprendizagem como parte vital de suas estratégias corporativas.  

 

No entanto, ainda há uma desconexão entre a oferta de treinamentos e o engajamento dos colaboradores, com quase metade deles se sentindo desengajados nessas atividades.  

 

Mas, afinal, como é possível impulsionar e fortalecer os programas de educação corporativa? Continue a leitura e confira algumas dicas a seguir!  

 

Estratégias focadas nos usuários para impulsionar a Educação Corporativa  

Para reverter a situação apresentada acima, tratar o engajamento e a comunicação como prioridades para criar relevância e uma experiência diferenciada de aprendizagem é indispensável adotar uma abordagem centrada no usuário, que coloque os colaboradores, de fato, no centro do processo e assegure autonomia para definição dos caminhos.  

 

Para isso, existem algumas estratégias para impulsionar e fortalecer os programas de educação corporativa:  

 

1. Personalização do conteúdo  

A personalização oferecida nos programas é crucial, pois sistemas de aprendizado que utilizam inteligência artificial para adaptar o conteúdo às necessidades individuais podem aumentar a eficácia em até 40%. 

 

Leia também: Inteligência Artificial: impactos no mundo do trabalho e na educação 

 

2. Metodologias interativas 

O uso de de metodologias interativas como gamificação e simulações, criam uma atmosfera propicia para a criação do hábito e ampliam o engajamento dos colaboradores e melhoram os resultados de aprendizagem já que possibilitam a formulação de estratégias de recompensas relacionadas a jornada de carreira dos funcionários.

 

3. Flexibilidade e a acessibilidade  

Oferecer programas de treinamento flexíveis e acessíveis também é algo fundamental para maximizar o engajamento, permitindo que os colaboradores escolham quando e como aprender - recursos de aprendizagem online e móvel podem oferecer essa flexibilidade. 

 

4. Feedback contínuo e reconhecimento 

A aplicação de feedback contínuo e o reconhecimento são outros aspectos cruciais, uma vez que a falta de deles é um dos principais motivos que levam ao desengajamento e sentimento de não pertencimento.  

 

Os sistemas que proporcionam feedback consistente e em tempo real e reconhecimento contribuem significativamente para reforço da cultura de aprendizagem, iniciativa e o engajamento dos colaboradores. 

 

Vencendo os desafios com Educação Corporativa centrada no usuário 

Embora existam desafios, como investimentos e uso de tecnologia avançada no desenho das soluções, é possível superá-los com opções escaláveis e eficientes e o ponto de partida para as empresas é possuir plataformas robustas e modernas de tecnologia educacional.  

 

A educação corporativa centrada no usuário é vital para o desenvolvimento de talentos e o sucesso das empresas. Ao adotar estratégias como personalização, metodologias interativas, flexibilidade e feedback contínuo, as organizações criam uma experiência de aprendizagem que não apenas educa, mas também engaja. Isso contribui para a retenção de talentos e para o sucesso geral da empresa. 
 

Quer começar agora mesmo a aprimorar o desenvolvimento de talentos na sua empresa com soluções especialistas em Educação Corporativa, utilizadas pelas maiores empresas do país?  

 

Clique aqui e descubra como o UOL EdTech Para Empresas pode ajudar a decolar os programas de T&D da sua organização!  

 
Texto por Marisa Nannini, Diretora de Negócios B2B do UOL EdTech.