Blog

Inteligência Artificial: impactos no mundo do trabalho e na educação

content

Embora a Inteligência Artificial seja utilizada há muitos anos, estamos acompanhando um aumento de seu uso devido ao ChatGPT. Consequentemente, a sociedade está percebendo todos os benefícios que esse tipo de tecnologia proporciona.  

 

Os avanços tecnológicos estão presentes em nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, e eles estão em constante atualização, gerando mudanças na forma em como agimos e pensamos.  

 

Por exemplo, cada vez mais consumimos vídeos mais curtos, devido ao aumento de uso das redes sociais. Quando se trata da IA, fazemos sua utilização para a realização desde tarefas básicas até as mais complexas.  

Portanto, diante desse cenário, é essencial compreendermos como a Inteligência Artificial pode impactar o mundo do trabalho e a forma como aprendemos.  

 

Saiba mais sobre o assunto neste resumo da edição do EdTerça, evento online e gratuito do UOL EdTech Para Empresas, com a participação de Guta Nascimento, jornalista, especializada em onboarding em Web3, Blockchain e Metaverso! Boa leitura!  

 

 

Não tema a Inteligência Artificial, adapte-se às mudanças 

Hoje, é muito comum nos depararmos com o seguinte questionamento: “será que a Inteligência artificial tomará empregos?”. Bem, de certo modo, sim! A IA poderá substituir determinadas funções no mercado de trabalho. Entretanto, não devemos temer a tecnologia, mas buscar nos adaptar. 

 

Alguns profissionais terão dificuldade nesse processo, mas é essencial saber como aproveitar as oportunidades, que serão muitas.  

 

Vale destacar que essa tecnologia é utilizada pelas pessoas, trata-se de uma ferramenta. Logo, ela não substituirá nosso raciocínio lógico. 

 

Portanto, a IA é uma solução que pode proporcionar inúmeros benefícios tanto para as organizações quanto para os colaboradores, desde que seja usada corretamente e com ética.  

 

Leia também: Responsabilidade ética no uso da Inteligência Artificial  

Inteligência Artificial na educação: uma revolução silenciosa 

Provavelmente, todas as áreas serão impactadas pelo uso da Inteligência Artificial. No entanto, no caso do setor de Educação, existem possibilidades fantásticas a serem exploradas e que podem proporcionar ótimo resultados para as organizações.  

 

Personalização no ensino 

A era da educação em massa, onde todas as pessoas recebem o mesmo conteúdo, independentemente de suas habilidades e interesses, dará lugar a uma abordagem mais personalizada.  

 

A IA – com sua capacidade de analisar e interpretar dados em tempo real – pode criar perfis de aprendizado para cada indivíduo, identificar as áreas de dificuldade e fornecer explicações e exercícios adicionais para ajudar na compreensão.  

A personalização também está relacionada ao ritmo de aprendizado, já que cada pessoa tem seu próprio processo para aprender.  

 

Além disso, nem todos precisam aprender tudo. Por exemplo, em uma empresa, algumas áreas precisam realizar um determinado treinamento e outras não. Alguns colaboradores precisam desenvolver uma habilidade específica e os outros não.  

 

Com isso, é possível obter melhores resultados no desenvolvimento de talentos e crescimento do negócio.  
 

Ferramentas para potencializar o processo de aprendizagem 

Conforme a IA aprende e se desenvolve mais, entrega melhores soluções para atender as nossas necessidades, especialmente na área de educação.  

 

Aqui estão algumas das ferramentas que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem.  

 

  • • Assistentes virtuais e chatbots como companheiros de estudo; 
  • • Feedback imediato para alunos e professores; 
  • • Acessibilidade, com quebra de barreiras linguísticas; 
  • • Realizada virtual imersiva.  
  •  

Outra questão importante é que a IA também pode funcionar como co-autora na criação de conteúdos, gerando cursos de acordo com as necessidades dos colaboradores e das organizações.  

 

Leia também: A Inteligência Artificial e o RH do futuro 

Como a IA vai impactar o mercado de trabalho 

É importante que cada profissional reflita sobre como a IA pode impactar o seu trabalho para que possa se adaptar ao que está por vir. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.  
 

1. Mantenha-se informado 

Mantenha-se atualizado sobre os desenvolvimentos mais recentes em IA e como eles podem impactar seu setor ou trabalho. Leia publicações, participe de conferências e participe de fóruns e comunidades online para se manter informado sobre as tendências emergentes.  

 

Quanto mais a “máquina” for capaz de criar, mais o que terá valor serão as habilidades humanas, como a criatividade, por exemplo.  
 

2. Aprenda novas habilidades 

Identifique as habilidades que serão exigidas em uma economia impulsionada pela IA, como desenvolvimento de IA.  

Considere fazer cursos ou buscar certificações para desenvolver essas habilidades e aumentar sua empregabilidade.  

Isso não quer dizer que você precisa saber como programar, mas compreender como utilizar a IA de forma eficiente.  
 
3. Adapte-se a novas funções 

À medida que a IA se torna mais predominante, alguns trabalhos podem ser automatizados ou transformados, enquanto outros podem surgir.  

 

Esteja aberto para se adaptar a novas funções e responsabilidades e disposto a aprender novas habilidades conforme necessário.  

 

Quando temos medo de algo, ficamos na defensiva. Por isso, é importante olhar para a tecnologia de modo que ela seja uma aliada, ajudando a aprimorar suas tarefas.  
 

4. Networking 

Com o avanço da IA, as relações humanas terão cada vez mais valor. Consequentemente, fazer networking e construir relacionamentos sólidos com colegas, mentores e outros profissionais do seu setor pode ajudá-lo a se manter informado sobre tendências e oportunidades emergentes.  

 

Além disso, também pode gerar novas oportunidades de emprego, em um mundo onde a Inteligência Artificial está presente no mercado de trabalho.  

 

5. Lifelong Learning

Adote a aprendizagem ao longo da vida. Em uma economia impulsionada pela IA, a capacidade de aprender novas competências e de se adaptar a novas funções será fundamental.

 

Abraçar a aprendizagem ao longo da vida como uma forma de se manter à frente da curva e permanecer empregável em um mercado de trabalho em rápida mudança.  

 

Precisamos entender o mundo em que vivemos. Assim, compreendemos as transformações que estão acontecendo e não temos medo das atualizações.  

 

Torne a Inteligência Artificial uma aliada 

A Inteligência Artificial vai impactar o mercado de trabalho e empregos serão afetados. Algumas mudanças acontecerão de forma mais rápida e outras demorarão mais tempo. Com isso, é importante que os profissionais se adaptem e busquem acompanhar os avanços da tecnologia 

 

A IA pode ser uma grande aliada para qualquer segmento e função. Quando se trata de educação, ela pode ser tornar uma “co-pilota” importante na construção de conteúdo, na personalização das entregas e no levantamento e leitura dos dados necessários. Porém, precisamos estar abertos e atentos para acompanhar todo esse movimento e capacitação.

 

Não podemos temer o futuro, temos que refletir sobre ele. Então, precisamos saber como utilizar a IA de forma eficiente e ética, pensando nos benefícios que ela oferece.  

 

Gostou do resumo? Aproveite para conferir na íntegra o episódio do EdTerça com a presença de Guta Nascimento, jornalista, especializada em onboarding em Web3, Blockchain e Metaverso! Basta clicar no link abaixo!  

 

EdTerça AI Session: os impactos no mundo do trabalho e na forma como aprendemos