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Avanços da Inteligência Artificial: como se preparar para o futuro

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Quando se trata dos avanços da Inteligência Artificial, o caminho que percorremos até hoje não tem comparação ao que enfrentaremos daqui para frente. Por esse motivo, é importante desmistificar o uso da IA no nosso dia a dia e mostrar que essa tecnologia é para todos. 

 

Hoje, presenciamos um grande “Hype” do ChatGPT. Cinco dias após o lançamento da ferramenta, mais de 1 milhão de pessoas já haviam feito o seu uso. Dois meses depois, já tinha 100 milhões de usuários.  

 

Porém, o ChatGPT não é a única solução baseada em IA que está se destacando no mercado. Na verdade, os lançamentos com essa tecnologia não param de acontecer. 

 

Continue a leitura e confira o que o Dr. Juan Pablo Boeira, Consultor, Conselheiro de Administração e PhD em Inovação e IA, tem a dizer sobre como os humanos e empresas podem se preparar para que sejam à prova de futuros – sabendo como lidar com a Inteligência Artificial!  

 

Onde tudo começou?  

Existem diversas definições sobre o que é Inteligência Artificial, sendo que esse termo nasceu na conferência de Dartmouth, em 1955. Depois disso, ocorreram vários grandes avanços na tecnologia. Então, por que só agora a pauta está tão em alta?  

 

Os principais fatores para a existência desse cenário são:  

 

Fator 1: Aumento do poder de processamento dos computadores. 

Fator 2: Acesso a grandes quantidades de dados relevantes.   

Fator 3: Avanço dos algoritmos de Machine Learning. 

 

Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial?  

Basicamente, IA é qualquer técnica que capacite uma máquina a imitar a inteligência humana, funcionando a partir de padrões e não de lógica.  

 

A IA ainda é limitada, já que está aprendendo e sendo treinada. Além disso, ela tem camadas que devem ser compreendidas para que não exista a falta de compreensão sobre o assunto. Confira a seguir quais são essas camadas.  
 

Primeira camada: Machine Learning 

São métodos estatísticos que possibilitam que as máquinas aprendam a parte de dados sem programação. Essa é a primeira camada da IA e um bom exemplo da sua aplicação é a classificação de e-mails como spam ou não.  

 

Segunda camada: Redes Neurais 

São modelos baseados no cérebro humano, como reconhecimento facial e carros autônomos.  
 

Terceira camada: Deep Learning (Aprendizagem Profunda) 

Redes neurais com múltiplas camadas que assimilam tarefas e reconhecem símbolos a partir dos dados, como o reconhecimento de voz em assistentes virtuais.  

 

Como a IA vai impactar o futuro? 

Quanto mais próxima a IA chega perto da inteligência, menos artificial ela se torna. Para que essa questão fique mais clara, é necessário compreender os três tipos de IA que existem:  
 

  • Inteligência Artificial Limitada: sistemas de recomendações, ChatGPT, assistentes virtuais e assim por diante. É tudo o que vemos de IA nos dias atuais.  
     
  • Inteligência Artificial Geral: é capaz de entender, aprender, raciocinar e executar tarefas em diferentes domínios, de forma semelhante à inteligência humana. Tem a capacidade de lidar com variedade de tarefas complexas e vai superar o desempenho humano em várias áreas. Esse cenário pode ocorrer nos próximos anos.  
     
  • Superinteligência artificial: vai ultrapassar a inteligência humana em todos os aspectos de qualquer tarefa cognitiva.  

 

A IA vai acabar com os empregos?  

Conforme a IA avança, presenciamos cada vez mais pessoas se questionando se ela acabará com os empregos. Entretanto, esse mesmo assunto já surgiu quando outras tecnologias foram lançadas.

 

Isso acontece porque nós, seremos humanos, não estamos preparados para tornarmos obsoletos. Quando a energia elétrica surgiu em 1889, por exemplo, também surgiu como uma ameaça para os empregos das pessoas.  

 

Portanto, o que precisamos compreender neste momento é que se a IA será mais inteligência, temos que nos preparar para lidar com essa situação. 

 

A IA não vai substituir as pessoas, isso porque ela não trabalha com lógica, mas com padrões. Todavia, ela criará novos empregos e profissionais que souberem lidar com a IA irão substituir outros profissionais que não sabem.  

Então, precisamos entender a IA como uma extensão das habilidades humanas e desenvolver essa habilidade. 

 

Como nos prepararmos para os avanços da Inteligência Artificial?  

Daqui para frente, o mundo será dividido em dois lados: quem usa a IA e aproveita os seus benefícios e os negacionistas dessa tecnologia. Contudo, quem não fizer o seu uso, provavelmente estagnará profissionalmente.  

 

Antes, as ondas tecnológicas demoravam décadas para evoluírem. Hoje, isso acontece de um ano para outro. Em 2022, foram criadas 131 ferramentas baseadas em IA. Só em junho de 2023 foram criadas 125 novas opções.  

 

Portanto, é necessário que profissionais e empresas saibam como lidar com essas soluções tecnológicas. Caso isso não ocorra o quanto antes, as pessoas não estarão habilitadas para ingressar no mercado de trabalho e aproveitar os benefícios que a IA proporciona, como:  

 

  • • Maior agilidade na realização de tarefas; 
  • • Maior eficiente na análise de dados; 
  • • Aumento da produtividade; 
  • • Aumento da receita.  

 

Com a IA, os profissionais poderão desenvolver o pensamento analítico e o raciocínio lógico, que serão habilidades cada vez mais importantes no mundo corporativo. Entretanto, para conseguir bons resultados das ferramentas de IA, é necessário saber fazer perguntas inteligentes para que elas entreguem as melhores respostas.  

 

Nos dias atuais, existe IA para fazer quase tudo. Se alguma tarefa está demandando muito do seu tempo, então provavelmente é porque você não está utilizando uma ferramenta de IA ou está utilizando a opção incorreta para a sua necessidade.  

 

Então, daqui pra frente, é necessário focar na humanização. Temos que nos posicionar como agentes críticos de perguntas para uma máquina.  

 

Além disso, nunca houve um momento melhor que o agora para colocar ideias inovadoras em prática. Temos que transformar a IA na melhor oportunidade possível para nós e para a nossa empresa.  
 

Exemplos de IA no mundo corporativo 

Organizações que apostam no uso da Inteligência Artificial podem ter melhores resultados de negócios, já que a tecnologia pode ser utilizada para:  

 

  • • Tomadas de decisão mais eficientes; 
  • • Aumento da eficácia operacional; 
  • • Melhor atendimento ao cliente; 
  • • Inovação e desenvolvimento de produto; 
  • • Análise da concorrência.  
  •  

Com tantas vantagens, empresas que não utilizam as soluções de IA significa podem perder oportunidades de crescimento e destaque no mercado. A mesma situação acontece com os profissionais que não se atualizarem sobre o uso das ferramentas de IA.  

 

A Inteligência Artificial não tem substituirá as pessoas, mas quem não estiver preparado para utilizá-la, poderá, sim, ficar para trás.  

 

Gostou do conteúdo e quer conferir na íntegra o que o Dr. Juan Pablo Boeira tem a dizer sobre o assunto? Clique no link abaixo e assista a esse episódio do EdTerça!  

 

EdTerça AI Session: Robôs à Vista! Preparando Organizações e Humanos para serem à prova de Futuro