Blog

O impacto e os benefícios da IA e da análise de dados

content

A utilização da Inteligência Artificial é uma pauta que pode ser cruzada com diversos outros assuntos, como a coleta e análise de informações. Com isso, é comum que surja a seguinte dúvida: qual é o real impacto e os benefícios da IA e da análise de dados?  

 

Com o uso do ChatGPT cada vez mais em alta, as pessoas estão compreendendo como a IA generativa – utilizada para criar novos conteúdos como textos e imagens –, proporciona benefícios para a realização diária de determinadas tarefas.  

 

Entretanto, agora, também precisamos saber como lidamos com essa tecnologia e quais são os impactos que ela proporciona na sociedade como um todo.  

 

Confira, neste resumo do EdTerça, com a participação de Katycia Nunes, Consultora de Soluções Educacionais no UOL EdTech, quais são os principais dados sobre o assunto e como se preparar para o impacto e os benefícios da IA. Boa leitura!  

 

Leia também: Avanços da Inteligência Artificial: como se preparar para o futuro 
 
 

Inteligência Artificial generativa nos próximos anos 

Embora a IA generativa seja um assunto que está em alta, ainda não são todas as empresas que utilizam essa tecnologia para obter melhores resultados. Isso acontece porque muitas delas ainda têm dúvidas se essa é uma opção segura e que realmente gera benefícios para os negócios. 

 

De modo geral, o uso desse tipo de IA continuará em crescimento nas empresas. Para o ano de 2024, temos como tendência o crescimento do investimento na contração de soluções e treinamentos de pessoas para a utilização da solução.  

 

Alguns dados importantes sobre o assunto são:  

 

  • • Até 2030, 80% da mão de obra repetitiva será automatizada; 
  • • 56% dos empresários apostam no crescimento superior a 10% de IA para o ano de 2024; 
  • • 62% das empresas brasileiras já estão em um momento de aprimoramento do uso de IA.  

• Quando se trata dos motivos para que as companhias invistam ou não no uso dessa tecnologia, pesquisas apontam que existem três fatores principais.  

 

Estabilidade política e democrática no país 

42% das companhias dizem que vão acompanhar a questão política e democrática para decidirem se aumentam ou não o investimento na utilização de IA.  
 

Avanços tecnológicos 

41% dizem que vão esperar um pouco mais ver como a solução vai se desenvolver. Ou seja, quais serão seus avanços tecnológicos.  

 

Redução das incertezas políticas e econômica global 

40% estão observando o cenário global para saber qual é o próximo investimento que irão fazer, inclusive, em tecnologias.  

 

Outros dados sobre uso de IA nas organizações 

A seguir, confira mais alguns dados relevantes, retirados de pesquisas, sobre a utilização de IA nas empresas. 

 

  • • 22% das companhias se sentem maduras para enfrentar esse cenário de transformação; 
  • • 52% sentem que estão moderadamente preparadas para utilizar, investir ou exponencializar os resultados com o uso de IA; 
  • • A IA aparece como principal tendências de negócio para o ano de 2024 no Brasil. 

 
É importante deixar claro que as empresas precisam se preocupar com o uso ético da Inteligência Artificial, definindo diretrizes para a utilização dessa solução.  

 

Leia também: Responsabilidade ética no uso da Inteligência Artificial 

 

Economia baseada em competências 

A economia baseada em competências impacta toda a cadeia de negócios e cultura organizacional. Ela tem relação com diversos fatores e não se trata de uma tendência, mas de uma realidade no mercado.  

 

Por esse motivo, precisamos compreender como ela funciona para tomarmos decisões eficientes em relação ao assunto. A economia baseada em competências sai de números desconectados para entregas.  

 

Por exemplo, com o uso de IA nas organizações, não faz sentido acompanhar apenas o ponto de trabalho dos colaboradores, mas, sim, o quanto que eles estão otimizando seu trabalho ao utilizar essa tecnologia.  

 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Deloitte, 79% dos executivos concordam que o objetivo da organização deve ser criar valor para os trabalhadores, bem como os acionistas e sociedade em geral. Porém, 66% estão enfrentando uma pressão enorme para mostrar o seu empenho em fazer isso acontecer.  

 

Enquanto isso, 27% dos trabalhadores entrevistados concordam que as organizações estão progredindo na implantação da gestão por competências. Entretanto, 64% dizem que mudariam para uma empresa que mostre valor para os funcionários, o que inclui diversas questões.  

 

Em outras palavras, as pessoas querem trabalhar em um local onde se sintam bem e com um trabalho que faça sentido para elas.  

 

Investimento em tecnologia também exige desenvolvimento de talentos 

Portanto, além de investir em tecnologias, como a Inteligência Artificial, também é importante que a empresa proporcione um ambiente de trabalho agradável, que gere valor para seus talentos.  

 

Isso inclui oferecer treinamentos adequados. Afinal, conforme as organizações investem no uso de mais tecnologias, também é necessário que o negócio tenha equipes formadas por profissionais capacitados para que saibam como utilizá-las e gerem bons resultados.  

 

71% dos executivos de negócios afirmam que as novas tecnologias como a automação e a IA, que exigem novas competências, serão um dos principais impulsionadores da adoção de uma abordagem baseada em competências em suas organizações.  

 

71% dos trabalhadores já realizam algum trabalho fora do âmbito de suas descrições funcionais, e apenas 24% relatam que fazem o mesmo trabalho que outros em sua organização, com exatamente o mesmo cargo e nível.  

 

55% dos profissionais economicamente ativos dizem que já mudaram ou esperam mudar de modelo de emprego ao longo da carreira. Isso significa que eles passarão – ou desejam passar – de empregos permanentes em período integral para: projetos, freelancer, trabalho temporário e assim por diante.  

 

Em outras palavras, será cada vez mais comum que as pessoas não queiram ficar presas ao modelo de trabalho padrão, e as empresas precisam ter atenção a essa questão para que não percam talentos e oportunidades de crescimento. 
 

Qual a relação da IA generativa e a economia baseada em competências?  

Para utilizar a IA, dados ou qualquer outra tecnologia ou recurso que surja daqui para frente, é necessário que companhias contem com pessoas preparadas e engajadas. Isso pode acontecer quando a empresa oferece a capacitação adequada e compreende o perfil de trabalho de cada colaborador.  

 

Talento é o principal fator de impulsionamento de uso da IA, já que essa tecnologia só é bem aproveitada quando pessoas preparadas fazem o seu uso corretamente.  

 

As organizações que contarem com esses talentos e estiverem preparadas para esse cenário, sairão na frente no mercado, já que saberão como utilizar as tecnologias em seu máximo potencial. Por esse motivo, Inteligência Artificial e talento estão relacionados.  

 

Tenha em mente que os colaboradores estão utilizando a IA generativa e existem dados que compravam esse comportamento.  

 

Uma pesquisa da Databricks com o MIT, realizada com 600 líderes de tecnologia, mostrou que 94% dos entrevistados estão utilizando IA generativa de alguma forma, mas apenas 14% acreditam que seu uso está difundido na área de negócios.  

 

Já uma pesquisa da Deco apontou que 70% dos trabalhadores usam IA no trabalho, mas menos da metade recebeu o treinamento para isso.  

 

Com tantos dados sobre o assunto, é extremamente importante que as empresas busquem se adaptar ao cenário atual e do futuro. Quanto antes fizerem isso, mais rápido poderão obter melhores resultados e se manterem competitivas no mercado.  

 

Quer ter acesso ao conteúdo completo desse resumo e saber mais sobre o impacto e os benefícios da IA e da análise de dados? Confira em:  

 

EdTerça AI Session: Impacto e benefícios da IA e da Análise de dados