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Hiperpersonalização: Como aperfeiçoar a jornada de aprendizagem

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A hiperpersonalização surge em meio a revolução global que estamos vivendo na tecnologia educacional. Esse processo está transformando a maneira como o conhecimento é transmitido e compartilhado.


Instituições de ensino e organizações em todo o mundo estão recorrendo a tecnologias inteligentes e ferramentas digitais para tornar seus currículos e cursos mais acessíveis e personalizados para o seu público.


Para entender o papel da personalização na aprendizagem, devemos primeiro entender que cada aluno é diferente, único e singular.


Portanto, uma abordagem padronizada não é a melhor forma de potencializar os objetivos de toda experiência de aprendizagem – em outras palavras, ao elaborarmos um conteúdo, é preciso sempre levar em consideração os distintos níveis de habilidade, estilos de aprendizagem, necessidades especiais e preferências pessoais.

 

O que é a hiperpersonalização

A hiperpersonalização é um modelo de aprendizagem que adapta a experiência de aprendizagem para atender cada estudante com base em seu perfil, considerando conhecimentos já adquiridos, habilidades desenvolvidas, competências existentes e seus traços de personalidade.

 

De acordo com um relatório da McKinsey, a personalização pode melhorar significativamente os resultados de aprendizagem ao adaptar o conteúdo e a entrega às necessidades individuais dos alunos, aumentando o engajamento e a retenção do conhecimento.

 

A inteligência artificial e o machine learning têm sido fundamentais para criar experiências de aprendizagem que identificam áreas individuais de melhoria e pontos fortes, permitindo abordagens e conteúdos direcionados conforme as lacunas de conhecimento avaliadas para pequenos grupos de estudantes ou até mesmo para um estudante específico.

 

Um estudo recente da Deloitte aponta que o uso de algoritmos de IA para personalizar o aprendizado pode melhorar a eficácia do treinamento em até 30%.

 

O futuro das jornadas de aprendizado está na personalização

Estudos indicam que a hiperpersonalização pode levar a uma maior satisfação do aluno, melhoria no desempenho acadêmico e maior retenção do conhecimento, transformando, assim, o panorama da educação corporativa e acadêmica para melhor.

 

À medida em que as expectativas dos estudantes continuam crescendo e evoluindo, as instituições e organizações estão trabalhando para criar, implementar e medir módulos de aprendizagem personalizados - aqueles que conseguirem incorporar a hiperpersonalização em seus currículos serão recompensados com aumento do engajamento, desempenho, produtividade e resultados.

 

De fato, a Gartner prevê que, até 2025, 80% das organizações que utilizarem a hiperpersonalização em seus programas de aprendizagem corporativa terão uma melhora significativa no desempenho de seus colaboradores.

 

A hiperpersonalização é uma tendência duradoura que irá impulsionar os resultados
e inovações no espaço da aprendizagem.

 

A aprendizagem personalizada é sobre capacitar o indivíduo a aprender no seu próprio estilo e ritmo, seja em relação a conteúdos, formatos, horários ou modos de estudo. Esse modelo coloca quem está aprendendo no controle.

 

Com as tecnologias avançadas disponíveis hoje, como a inteligência artificial e o machine learning, a educação deve ser mais adaptativa e centrada no aluno, permitindo uma experiência de aprendizagem mais rica e eficaz.