Quando se trata das tendências para 2024 em Educação Corporativa, será que a sua empresa está preparada para todas as mudanças que acontecerão?
Fim de ano é um período de muitas análises e reflexões, não somente dos resultados que foram obtidos, mas também sobre as estratégias que foram relevantes nos últimos doze meses. Logo, é o momento ideal de definir quais são as estratégias que merecem seus esforços no próximo ano.
Neste resumo do último EdTerça do ano, confira o que Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech, tem a compartilhar sobre as principais tendências em Educação Corporativa para 2024 com base nos principais estudos e reports internacionais do segmento. Boa leitura!
Em 2023, acompanhamos muitas novidades em relação à Educação Corporativa. Uma delas foi a importância de desenvolver as soft skills do futuro nos colaboradores.
Outra pauta que ganhou destaque foi o avanço da Inteligência Artificial (IA), não somente ao que diz respeito ao uso da tecnologia pelos profissionais, mas também às soluções ofertadas pelo mercado para aprimorar a aplicação de treinamentos.
Dito isso, a seguir, confira quais são as principais tendências para 2024 em Educação Corporativa e que todas as empresas devem ter atenção.
Um dos três maiores ofensores para as empresas em 2023 foi a escassez de talentos, e isso continuará assim pelos próximos anos. “A escassez de talentos é uma realidade que exige uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente.”, Ana Paula Prado, CEO Infojobs.
Hoje, 81% dos empregadores no Brasil passam por este desafio, e esse é um número muito alto.
Portanto, é importante em contratar pessoas que estejam preparadas para os novos desafios do mercado. Além disso, também é essencial focar ainda mais em desenvolver os colaboradores atuais para mantê-los atualizados e engajados.
Como resolver este desafio?
Além disso, também é importante pensar em carreiras adaptativas – trabalho em ciclos curtos e interações frequentes.
Segundo uma pesquisa da Gartner, 89% dos líderes de RH acreditam que os planos de carreira nas suas organizações não são claros ou atraentes.
Por esse motivo, uma estratégia eficiente para as empresas é implementar a gestão por entrega e mapeamento de competências.
Focar na experiência do colaborador e fazer um maior investimento em formação e capacitação de competências relacionais, não técnicas (soft skills) também é uma ação que pode gerar melhores resultados.
Ainda sobre os dados obtidos no levantamento divulgado pela Gartner, 79% dos entrevistados concordam que o objetivo da organização deve ser criar valor (trabalhadores/acionistas/sociedade) e 77% acreditam que as organizações devem ajudar seus profissionais a adquirirem competências relevantes.
Talent marketplace são plataformas que facilitam o mapeamento de talentos e seu acesso a oportunidades nas organizações que tenham “match” com seu perfil.
Em outras palavras, a tecnologia que está por trás dessas soluções identifica quais são os profissionais que têm o perfil de acordo com as necessidades da empresa, do que ela está buscando em um colaborador.
Benefícios:
Muitas mudanças estão acontecendo e muitas ainda acontecerão. Portanto, é importante compreender o que o mercado espera dos novos líderes.
Então, a liderança deve refletir sobre seu papel e buscar novas formas de atuar e se relacionar com seus times e cadeia de valor.
Segundo um levantamento feito pela Gartner:
Os dados citados acima geram questionamento sobre o papel da liderança nas companhias e como é importante que gestores sejam desenvolvidos para que as organizações consigam os resultados desejados.
Caminho a seguir:
Ter uma liderança mais adaptativa e consciente, capacitada para navegar em tempos incertos e dinâmicos com visão clareza e de forma inspiradora.
Ponto de atenção:
Segundo estudo da Bersin, 73% dos líderes de RH creem que a liderança de suas organizações não está preparada para liderar mudanças.
O líder deve pensar nas seguintes questões:
Leia também: Nova liderança: equilíbrio entre humanização, dados e tecnologia
Para falarmos sobre os impactos da Inteligência Artificial Generativa em Educação Corporativa, é importante compreender alguns números que foram revelados em uma pesquisa da AMCHAM sobre o uso da IA nas organizações:
O que precisamos olhar:
As organizações precisamos preparar seus times para que saibam operar as soluções de IA generativa. Afinal, não adianta ter acesso a uma tecnologia robusta se os talentos da empresa não estão capacitados para utilizá-la.
Entretanto, não basta apenas oferecer treinamentos sobre o uso da IA – conhecimento técnico –, mas também capacitar colaboradores de modo que eles mudem seu mindset, para que vejam a tecnologia como uma solução, desde que seja utilizada corretamente.
Leia também: A Inteligência Artificial e o RH do futuro
Todas as tendências citadas acima impactarão o treinamento e desenvolvimento de talentos nas empresas. Como resultado, a nova Educação Corporativa será composta por:
Como todo bom fim de ano, este é o momento de buscarmos um horizonte a seguir. Ou seja, é necessário observar quais são as estratégias em destaque para conseguir resultados satisfatórios no ano que está por vir.
É a hora de analisar o que deu certo em 2023 e o que poderá fazer a diferença em 2024.
Você acabou de conferir um resumo da última edição de 2023 do EdTerça. Clique no link abaixo para conferir o conteúdo na íntegra e saber mais sobre as tendências de para 2024 em Educação Corporativa?
Tendências para 2024 em Educação Corporativa: sua empresa está preparada?