Blog

Setembro amarelo e as estratégias para promover a saúde mental no trabalho

content

Setembro é um mês importante, marcado pela campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental. Nesse contexto, é fundamental refletirmos sobre a importância deste cuidado no ambiente de trabalho, um espaço onde passamos grande parte do nosso tempo e que pode influenciar significativamente nosso bem-estar emocional.

 

Segundo estimativas, a depressão e a ansiedade resultam na perda de aproximadamente 12 bilhões de dias de trabalho por ano em todo o mundo, gerando um impacto econômico de quase 1 trilhão de dólares.

Esses números, apresentados no relatório "Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho", da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022, destacam a urgência de intensificar o debate sobre a saúde mental no ambiente de trabalho.

 

Saúde mental é um papo coletivo

 

A saúde mental no trabalho não é apenas uma questão individual, mas uma responsabilidade coletiva. Um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar dos colaboradores tende a ser mais produtivo, criativo e harmonioso.

O estudo Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho da Deloitte em 2020, mostrou que cada £1 investido em programas de apoio à saúde mental, há um retorno médio de £5 em termos de produtividade, redução do absenteísmo e rotatividade de pessoal. A pesquisa também apontou que funcionários com apoio à saúde mental se sentem mais comprometidos e leais à empresa.

É essencial que tanto empregadores quanto empregados estejam atentos aos sinais de que a saúde mental pode estar comprometida, causando queda na produtividade, aumento de faltas, conflitos interpessoais e até problemas físicos. Identificar esses sinais precocemente pode fazer toda a diferença para o colaborador e a longo prazo, a organização.

 

Confira algumas estratégias para promover a saúde mental no trabalho:

 

  • Ambiente de apoio: promover uma cultura organizacional que valorize a saúde mental é muito importante. Isso pode ser feito por meio de programas de bem-estar, palestras sobre saúde mental e a construção de espaços seguros onde os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas preocupações.
  •  
  • Treinamento de líderes: capacitar líderes e gestores para reconhecerem os sinais de problemas de saúde mental e oferecerem apoio adequado é uma estratégia eficaz. Líderes bem treinados podem atuar como agentes de mudança, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável.
  •  
  • Flexibilidade e equilíbrio: incentivar a flexibilidade no trabalho para possibilitar aos colaboradores o equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais reduz o estresse e promove um maior bem-estar.
  •  
  • Recursos de apoio: disponibilizar recursos como terapia online, grupos de apoio e programas de assistência ao empregado pode proporcionar o suporte necessário para aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais.

 

O Setembro Amarelo nos traz a oportunidade de discutir esse tema tão essencial, pois o cuidado com a saúde mental é um investimento que traz retornos significativos, tanto para os indivíduos quanto para as empresas. E nós estamos dentro dessa conversa!

 

“Diante dos graves índices de questões relacionadas à saúde mental no Brasil, praticar o autocuidado e aprender a cuidar dos nossos ambientes de convívio para que sejam mais acolhedores e respeitosos representa uma vantagem que traz resultados positivos para as empresas e para os colaboradores. Preparamos uma curadoria de títulos do Sapiência pensando nisso”, compartilha Alan Bernardes, Designer Educacional do UOL Edtech.

 

Jornada de aprendizagem sobre saúde mental no Sapiência 360

Para que você cuide da saúde mental com dicas práticas, compreendendo a importância da autenticidade e do equilíbrio entre performance e autocuidado, conte com o Sapiência 360!

Preparamos uma jornada com vários títulos que vão auxiliar o seu desenvolvimento. Entre eles, Saúde mental para alta performance profissional, de autoria de Fernando Gonçalves.

 

 

São mais de 10 horas de conteúdo para você e o seu time priorizarem a saúde mental para continuar conquistando suas metas com qualidade e bem-estar.

 

Etapa 1. Compreensão da saúde mental e seu impacto no trabalho

Objetivo: proporcionar uma compreensão sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, explorando os conceitos de felicidade, segurança psicológica, vulnerabilidade e emoções.

 

Seja você! Aceite suas vulnerabilidades! (0:30:00) por UOL EdTech

Este título apresenta como usar a vulnerabilidade para superar a vergonha, o desconforto e o medo para que você consiga inovar sem ter aversão aos riscos, liderar com mais tranquilidade e se conectar com as pessoas para que as relações sejam mais positivas.

 

Cuide mais de você (0:30:00) por Tatiana Fukamati

Neste conteúdo, você vai entender qual a importância emocional para lidar com o mundo atual e como manter mente a mente sã. Você também vai conhecer algumas práticas de autocuidado para gerenciar no controle das emoções voltado para melhorar o seu desempenho profissional.

 

Felicidade no trabalho (0:35:00) por Clóvis de Barros Filho

Neste conteúdo, você vai entender como estabelecer o trabalho como um ambiente prazeroso pelo melhorar o seu desempenho profissional. Você também vai conhecer algumas práticas que irá melhorar sua relação com as atividades que você exerce.

 

Medo e coragem – Gestão das emoções no trabalho (0:30:00) por Eugenio Mussak

Entenda como conviver com o medo de uma forma mais positiva e como desenvolver a virtude da coragem no contexto profissional.

 

Bem-estar e saúde mental (Synthesis) (0:20:00) por UOL EdTech

Este é o resumo de uma obra dos autores Bock, Furtado e Teixeira, que fala sobre a compreensão dos conceitos e estados subjetivos de satisfação, bem-estar, prazer, felicidade e motivação, e o fenômeno de saúde mental.

 

Neurociência e Mindfulness: meditação, equilíbrio emocional e redução do estresse (Synthesis) (0:20:00) por UOL EdTech

Este é o resumo de uma obra do autor Ramon Moreira Cosenza, que fala sobre como a neurociência explica os efeitos da meditação, mostrando como ela atua no cérebro, promovendo autorregulação, equilíbrio emocional e bem-estar.

 

Etapa 2. Estratégias e práticas para gerenciamento de saúde mental e burnout

Objetivo: introduzir estratégias práticas e ferramentas que ajudam a gerenciar o estresse, melhorar a resiliência e criar um ambiente de trabalho saudável.

 

Como manter a segurança física e psicológica no trabalho (0:45:00) por Eugenio Mussak

Neste título, o professor Eugenio Mussak ensina como cuidar da saúde e evitar doenças tanto físicas quanto mentais para ter uma vida ativa e feliz tanto na vida pessoal quanto na profissional.

 

Segurança psicológica e o papel da liderança (0:50:00) por Fabiana Falcão

Este conteúdo apresenta insights de práticas e ferramentas que vão ajudar você a criar um ambiente de trabalho que prioriza a segurança psicológica. Aprenda a criar ações que estimulem a criatividade e as conexões entre as pessoas e promovam o bem-estar dos profissionais do seu time.

 

O cansaço dos bons – A logoterapia como alternativa ao desgaste profissional (Synthesis) (0:20:00) por UOL EdTech

Este é o resumo de uma obra do autor Roberto Almada, que fala sobre o desgaste profissional, conhecido como burnout, e como a logoterapia pode ajudar a superá-lo.

 

Manual de Mindfulness e autocompaixão (Synthesis) (0:20:00) por UOL EdTech

Este é um resumo do livro "Manual de Mindfulness e autocompaixão. Um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo" dos autores Christopher K. Germer, Kristin Neff. O livro traz guias para meditação, práticas informais para fazer a qualquer momento, exercícios e exemplos de pessoas que utilizam essas técnicas de mindfulness para lidar com o estresse no relacionamento, problemas de saúde, ansiedade, entre outros.

 

Etapa 3. Práticas para performance, resultados com equilíbrio para a saúde mental

Objetivo: capacitar profissionais para alcançar alta performance equilibrando saúde mental, inteligência emocional, gerenciamento de energia e práticas de autonomia e accountability no trabalho.

 

Saúde mental para alta performance profissional (00:40:00) por Fernando Gonçalves

Aprenda a alcançar excelência em performance sem comprometer a saúde mental. Reconheça e evite armadilhas, desenvolva práticas saudáveis e produtivas que valorizam tanto o desempenho quanto o bem-estar mental.

 

Ambidestria emocional – Equilibre emoções e decisões (00:40:00) por Fernando Gonçalves

Aprenda a equilibrar emoções e adaptar-se a mudanças e desafios no ambiente de trabalho. Desenvolva autoconhecimento, autogestão, empatia e habilidades sociais para lidar com situações diversas de forma equilibrada.