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Comunicação em estratégias digitais: Perspectivas da indústria da informação

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Como uma das melhores conferências do setor de Pesquisa e Marketing, a Search Marketing Expo (SMX) traz apresentações de experts, estudos e recursos para profissionais que trabalham com pesquisa, programação, displays e mídia.  

 

“Ao final do evento da SMX, saí com novas perspectivas e informações do setor para impactar as estratégias digitais de nossos clientes”, diz Mike Hanson, gerente sênior de SEO na Edelman (Chicago) após participar de uma das edições do evento.  

 

Ele conta que as apresentações da Microsoft e do Google, por exemplo, enfatizaram na ocasião que as marcas devem começar a incluir comunicação por “voz” em suas estratégias de Marketing, com o usuário final em mente. 

 

De acordo com Hanson, uma estratégia de voz é realmente uma estratégia de conteúdo, projetada para a experiência de conversa: “comece aos poucos com voz — seja uma autoridade nisso apenas quanto à sua marca e produtos, não em tudo. Se a experiência de voz não resolver um problema, não o crie”, aconselha. 

 

Outra dica que ele destaca: mensagens devem incorporar funcionalidade. Assistentes virtuais são assistentes, não plataformas de propaganda. “Forneça assistência e os consumidores vão se envolver com sua marca”, diz o especialista. 

Confira a seguir alguns dos principais pontos citados na SMX East em Nova York e entenda como eles estão relacionados à Educação Corporativa 

 

Principais pontos para ter uma estratégia de comunicação digital mais eficiente 

A seguir confira alguns dos principais pontos da SMX East em Nova York que devem ser considerados, segundo Hanson: 
 

1. Antecipe a intenção do usuário em todos os dispositivos e plataformas 

Precisamos pensar de forma holística sobre mensagens de Marketing e a intenção do usuário. Não crie uma campanha para um smartphone diferente de uma campanha para uma habilidade da Alexa ou uma experiência com a Siri.  

Resolva problemas com mensagens e, em seguida, implemente o sistema em plataformas diferentes, para que possam ser exibidas ou consumidas por qualquer dispositivo. 
 

 2. Crie valor funcional 

À medida que o uso de dispositivos digitais continua aumentando, a Publicidade e o Marketing precisam encontrar maneiras mais concisas e úteis de engajar o público, em vez de só ampliar as mensagens.  

 

Em vez de anunciar o poder de limpeza de uma solução específica, tubo ou aplicador de detergente, um gerente de marca de produto de limpeza pode criar uma experiência de conversa que faça referência a seus produtos enquanto fornece informações úteis. 
 

3. Personalize a descoberta via assistentes virtuais 

Além de criar valor funcional, o conteúdo precisa ser detectável por assistentes virtuais. O primeiro passo é abrigar um banco de dados de conteúdo singular com taxonomia inteligente. Em seguida, é necessário conhecer os requisitos técnicos para implantar o conteúdo no ecossistema do assistente virtual.

 

Codificar conteúdo de conversação para Amazon, Google, Facebook e Microsoft não é tão trabalhoso quanto parece. Com um banco de dados de conteúdo e um plano de implantação simplificado, todas as plataformas, assistentes virtuais e mecanismos de pesquisa podem descobrir e armazenar esse conteúdo, mantendo-o pronto para o momento em que usuários precisem resolver um problema de seu dia a dia. 

 

O que tudo isso tem a ver com Educação Corporativa?  

Você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com Educação Corporativa. Bem, a resposta é: tem tudo a ver!  

 

Não necessariamente do ponto de vista operacional, isto é, usarmos assistentes virtuais para as ações de comunicação e engajamento.  

 

Contudo, tais dicas sobre como criar essa proximidade com o usuário (ou aluno) por meio do uso de uma comunicação efetiva é um bom direcionador que devemos aportar ao nosso repertório. 

 

Texto por Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.   

 

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