Blog

Mindset de rede: como remodelar o formato de trabalho

content

O comportamento humano é fortemente afetado e moldado pela maneira como nos conectamos, e o mindset de rede é algo que pode fazer toda a diferença para os resultados das organizações.  

 

Todas as pessoas existem em networks múltiplas — desde redes informais de amigos até as redes formais, como associações ou fazendo parte de uma universidade ou empresa, por exemplo — divulgando mensagens que se espalham de uma rede para outra. 

 

Segundo Catherine Shinners, especialista em promover colaboração de alto impacto e habilidades sociais digitais em processos de negócios, as redes digitais permitem conectar profissionais que atuam em estruturas organizacionais cada vez mais flexíveis.  

 

“Já se tornou comum profissionais compartilharem responsabilidades de forma colaborativa entre um grupo amplo e diversificado de pessoas, adaptando-se a funções dinâmicas e inconstantes e tomando mais decisões de negócios que exigem discernimento, julgamento e uso adequado da tecnologia”, diz. 

 

Continue a leitura e entenda melhor a importância do mindset de rede e confira algumas dicas sobre como remodelar o formato de trabalho de modo que traga melhores resultados para o negócio!  

 

Dicas para remodelar o trabalho com mindset de rede 

Na era da informação, o que gera valor para solucionar problemas complexos, inventar novas soluções ou engajar clientes é o talento e o conhecimento das pessoas, aliados ao resultado de suas interações produtivas.  

 

Por isso, é vital entender como é possível gerar valor de negócio a partir dessas formas de trabalho colaborativas e sociais, alcançando mais agilidade, produtividade e inovação. 

 

A seguir, veja algumas dicas, perspectivas e capacidades listadas por Shinners para remodelar o trabalho com um mindset de rede: 
 

1. Adote a postura de participante ativador e catalisador em uma rede 

Seja uma pessoa que pode explorar os recursos conectados à rede e trazer ativos para a rede por meio de relacionamentos, interações pessoais, conexões e contribuições visíveis. 
 

2. Atue como um conector 

Ative relacionamentos, promova novos laços sociais em toda a organização; atualmente o trabalho envolve conexão intencional. 
 

3. Amplie seu impacto 

Seu conhecimento, experiência, relacionamentos e repertório têm importância para você, sua empresa e seus colegas. Desenvolva um perfil robusto e participe da abundância de fluxos de atividades.  

 

Desenvolver uma identidade de rede ajuda colegas de trabalho a descobrir rapidamente a natureza do seu trabalho e a acessar suas habilidades ou conhecimentos que possam precisar. 
 

4. Adote práticas de trabalho transparentes e abertas 

Articulado de forma direta por Bryce Williams há alguns anos, o conceito de “trabalhar em voz alta” é a prática de: 
 
a. Criar um trabalho observável — permitindo que outros vejam, contribuam, cocriem e participem do processo. 
 
b. Narrar seu trabalho — divulgando e tornando-o visível para que outros possam aplicá-lo, se envolver com ele ou criar nova finalidade em outros contextos. 

 

Incentivar que os colaboradores tenham um mindset de rede é algo que pode proporcionar inúmeros benefícios para as organizações. Afinal, as interações produtivas são capazes de gerar mudanças impactantes para o negócio, como o aumento da inovação e da produtividade das equipes.  

 

Texto por Rodrigo de Godoy, Diretor de Arquitetura Educacional e Soluções Integradas do UOL EdTech.    

 

Você já conhece as soluções do UOL EdTech Para Empresas? Aproveite para acessar o nosso site e descobrir como podemos ajudar a sua organização a desenvolver as habilidades de seus colaboradores!